quarta-feira, 10 de junho de 2015

Organização dos Itens de Cozinha


A arrumação da cozinha continua… Tenho a sensação de que a divisão que acumula maior número de coisas e coisinhas é sem dúvida a cozinha!
Eles são pratos e copos e talheres. São caixas plásticas, tachos e tabuleiros. Pirex e forma de bolos de todos os tamanhos e feitios. Muitas formas de bolachas, e moldes variados para raviolis, rissois, filhoses de floreta, Forminhas de papel frisado de vários tamanhos, desenhos e feitios. Espátulas, colheres de pau, colheres de servir, conchas, pincéis e sei lá que mais utensílios.
Taças para bater bolos e para saladas em vários tamanhos. Jarros e copos medidores. Forminhas individuais para bolos de variados feitios, porque as madalenas não podem ser feitas nas formas dos queques, e as tarteletes também não… É um sem mundo de coisas miúdas, sem falar nos eletrodomésticos, nas frigideiras, woks, cataplanas, chávenas de chá, café, bules, mandolinas, pasadores, escorredores, raladores…. Sem esquecer os complementos como os panos de cozinha, individuais, guardanapos, especiarias, chás e ingredientes e todas as outras coisas que podem ou não habitar na cozinha.
Divisão complicada esta para aqueles que, como eu têm muitas coisas e acham-nas quase todas fundamentais e não se vêm a viver sem elas, nem que as usem uma ou duas vezes ao ano.
Apesar de uma cozinha relativamente moderna e actual (tem 9 anos) e até com bastante arrumação, a minha cozinha e algumas das coisas que lá vivem estavam a precisar de ser arrumadas e organizadas de forma mais eficaz e simples, para que não seja preciso desarrumar totalmente uma gaveta para procurar um cortador específico de bolachas, ou retirar metade das coisas de um armário quando se procura uma frigideira, ou de desarrumar 5 tabuleiros antes de se poder encontrar o que realmente queremos.
A maior parte de nós tem de se adaptar à cozinha quem tem, mas acredito que também é possível tornar a nossa cozinha mais acessível para cada um de nós que a utiliza.
Comecei pelas coisas mais miúdas. Depois dos frascos das especiarias, que tiveram um verdadeiro “make over”, agora chegou a vez das outras coisas miúdas: muitas formas de bolachas a monte numa gaveta, onde também conviviam com outras formas do género, mas que não servem para a mesma coisa. Sacos pasteleiro, formas de papel frisado que tantas vezes acabavam no lixo porque não poucas as vezes as descobria amassadas e deformadas no meio de outras coisas. 
A minha resolução de arrumação foi simples, porque tinha o espaço para tal. Em vez de arrumadas a monte nas gavetas, todas estas coisas foram separadas e divididas em caixas (as minhas adoradas caixas de arrumação do IKEA a 1,5€ cada) e depois de devidamente identificadas, colocadas no armário.




Assim, de cada vez que necessito de alguma destas coisas basta identificar a caixa correspondente ao que preciso e retirar o que quero. Acima de qualquer coisa, mais simples de manter organizado e mais simples de procurar.
Estas caixas foram ainda utilizadas para guardar coisas que utilizo menos, como algumas pastas de açúcar e decorações para bolos, mas basicamente são perfeitas para organizar quase tudo, desde as muitas caixinhas de chá que agora estão todos juntos em vez de cada um em seu lugar e até os medicamentos, todos dentro de uma caixa numa prateleira do armário despenseiro, longe de mãos pequeninas.

Que outras soluções, fáceis de organizar e manter,  encontram para arrumar este género de artigos? Novas ideias são sempre bem-vindas.

6 comentários:

  1. Olá Joana,
    Para ás vezes não estar a comprar mais caixas, uso cestas que tenho e, para não apanharem pó, coloco os objectos dentro de sacos de plástico fechados.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Coincidência ou não, no outro dia andei a comprar caixas para fazer exatamente o mesmo. Tenho imensos cortadores, formas, forminhas etc... Já para não falar das forminhas de papel e metal ainda fechadas por usar... É uma excelente ideia... Boas arrumações. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bela ideia, Joana. Acho q vou ter q seguir algumas das tuas dicas, pois efectivamente tenho algumas dessas coisas um pouco 'espalhadas' pela casa (cozinha, sala de jantar, despensa, ...) pq ñ tenho espaço p ter tudo no mesmo sítio... No entanto, em breve ficarei em casa de 'férias' e vou ter mesmo q dar uma arrumação mais prática em muitas coisas :) Bjinhos e thanks pelas actualizações da tua limepza/arrumação/organização 'primaveril' :)

    ResponderEliminar
  4. Mas esta é uma grande coincidência, pois tive que fazer o mesmo à alguns meses atrás para colocar em ordem os cortadores de bolachas (uma grande colecção!), formas de queques/pudins flan (muitas da minha mãe) e outras, formas em silicone para bombons, seringas e sacos de pasteleiro e material diverso de decoração, para além dos artigos "ricos" para bolos e bolachas (massapão, corantes e aromas). Ficaram por cima do armário da cozinha. Agora tenho que passar aos livros de cozinha...que andam um pouco dispersos pela sala. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho essas caixas, de vários tamanhos (as pequenas e as maiores) com as coisas de bricolage que não estão nas caixas de ferramentas.. lâmpadas, fitas, coisas várias...
    Filipa

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    É uma boa ideia. Tenho pensado em fazer o mesmo, usando uma caixa ou um cesto, com tudo o que são formas para bolos. Mas aqui em casa, considero que o espaço que tem mais coisas e coisinhas é o escritório. ;)
    Beijinho de boa semana
    Sofia

    ResponderEliminar