quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A nova casa


Mudar de casa. Ir de férias. Grávida de 34, quase 35 semanas. Muitas coisas para fazer e pouco tempo para actualizar tudo.
Já estamos comodamente instalados na nova casa. Pode ainda não haver cortinados, nem quadros pendurados nas paredes, e a casa de banho dos miúdos ainda nem sequer ter espelhos, mas faltam apenas alguns pormenores decorativos para a nova casa estar “completa”.
O que interessa está organizado e arrumado. Há apenas alguns caixotes de papelada e antigos equipamentos electrónicos à espera no nosso escritório, mas são coisas que não nos fazem falta - e algumas que nem utilizamos nos últimos anos….
Quanto à decoração, como ainda não me decidi com o que quero fazer na sala e no nosso quarto, essas divisões são para se ir completando calmamente, para encontrar-mos as coisas certas para complementarmos os espaços tal como queremos.
Os quartos dos miúdos são os que estão mais adiantados, e quero mesmo acabar o quarto do António antes dele nascer, e de preferência o do Zé Maria também, pois não quero que ele sinta que há diferenças. Aos poucos tudo é preparado a nosso gosto.

Mudar de um apartamento com dois quartos, para uma moradia, e para 3 vezes o espaço que tínhamos obriga a muitos ajustes. De repente temos muito espaço, o que é optimo e é o que realmente necessitávamos, mas é obrigatória haver ordem, um local para cada coisa, e ainda mais organização. Uma casa maior obriga também a despender mais tempo a arrumar e limpar. No entanto, se tudo tiver um local certo e específico a tarefa é mais fácil. Acho que o que acontece quando se tem mais espaço, é que muito facilmente acabamos a encher todos os espaços com coisas, e a ter divisões caóticas apenas porque raramente lá vamos e nos podemos dar a esse “luxo”. E isso é tudo o que eu não queria, nem quero que aconteça.
Enquanto decorriam as obras de renovação da nossa nova casa (que tem para aí 24 anos!) houve tempo para pensar nisso tudo. O que iria para cada divisão. Para que serviria cada divisão. Como seria feita a arrumação e organização da casa.
Não creio que haja regras para isso. A organização de uma casa tem de satisfazer as pessoas que lá moram. E têm de servir quem lá vive, independentemente do que os outros possam achar. Algumas da decisões que tomamos na nossa nova casa certamente que não servem para todos. A nossa cozinha é enorme, até porque abdicamos de uma outra divisão, uma copa/escritório para a aumentarmos. E criamos uma cozinha com imensa arrumação mas que também comporta uma sala de jantar, com uma mesa para 10 pessoas. Acredito que não faça sentido para a maioria das pessoas, mas para nós, que recebemos imenso em casa, e onde tudo acaba invariavelmente na cozinha era assim que fazia sentido. Por isso a nossa cozinha é maior do que a nossa sala de estar/jantar, que acabou com uma zona mínima de jantar, com uma mesa pequena que quando aberta leva 6 pessoas mas com duas zonas de estar. Na nossa sala também não há aparadores  com louça  - que está toda na cozinha!, nem estantes com livros, porque temos uma biblioteca/escritório para esse efeito.
A organização foi pensada de acordo com as nossas vivência e experiência e isso é que é importante. Não há casas perfeitas. Mas podemos adaptar a nossa casa ao que é mais adequado para nós. 
Quando visitam a nossa nova casa é engraçado que a maioria das pessoas estranha a nossa cozinha com uma mesa de jantar e a quase ausência de uma sala de jantar mais formal. Nos poucos jantares que cá fizemos em casa, tem sido divertido estarmos a cozinhar e a conviver com os amigos no mesmo espaço. E no fim muito mais simples de arrumar e limpar.
Outra opção que tomamos foi de abdicar de um dos quartos para tornar o nosso quarto maior, com uma casa de banho mais composta e com mais arrumação. De quatro quartos passamos a ter 3, ainda que ainda tenhamos o escritório/biblioteca e uma outra divisão que serve de quarto de hóspedes e de arrumação de roupa de casa. Acho que são divisões a mais, e o quarto que abdicamos em função de espaço e organização não nos fará muita falta.
Estas são certamente as principais “mudanças” da nossa casa e aquilo que a faz tão pessoal e tão adequada a nós.
Ainda me estou a habituar a viver numa moradia, eu que sempre vivi em apartamentos, e nunca tive como “desejo” viver numa casa. Há muito mais que fazer. Há tarefas que nunca estarão acabadas, e há relva para cortar. Mas há um pequeno jardim e espaço para os meus filhos poderem brincar e correr ao ar livre, fazer refeições e churrascos com os amigos e família e até ter um cantinho das aromáticas.

Tenho muito que aprender nesta nova casa. Ainda cá estamos há pouco tempo, mas apenas quero ser feliz aqui.

19 comentários:

  1. Mas que bom!!
    Espero que sejam muito felizes na nova casa.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro!!! Realizaste o meu sonho, uma cozinha 'tudo em um'! Parabéns e as maiores felicidades na casa nova.
    Beijinhos, Titá

    ResponderEliminar
  3. Já lhe sigo o blog há bastante tempo mas só agora me deu para comentar. Espero sinceramente que sejam felizes na nova casa e que tudo corra pelo melhor. Força nisso e que tenham os melhores jantares e almoços nessa cozinha (Admito que a minha divisão favorita é a cozinha).

    ResponderEliminar
  4. A sua felicidade é também a minha, agrada-me saber que está feliz �� Obrigada por fazer parte dos meus dias ��
    Martassco

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sua cozinha! Realmente é dos sítios da casa onde gosto mais de estar! :) Também estou em processo de escolha de uma nova cozinha e adorei as ideias que deu!

    Só fiquei com uma dúvida: Tem dois fornos? Não é usual ver um "terceiro" elemento encastrado!

    Beijinhos e felicidades!

    Rita

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha! Olha, a mim é q me vai custar qd sair de casa p um apartamento, pq ñ vai ser possível (pelo menos a curto-médio prazo) eu conseguir ir p uma casa, mas pronto :) Tens dois fogões ou é impressão minha? Que fixe! Qd há crianças, um jardim é do melhor que há e vais ter essa prova, principalmente à medida q forem crescendo! Bem vejo as crianças de hoje (que o meu trabalho é lidar com elas) a falta q eles sentem de terem espaço (exterior!) para brincar... às xs dá mesmo pena.. Bjinhos e felicidades, mas tb com essa casa e com a linda família e amigos, ñ será mt difícil de alcançar :)

    ResponderEliminar
  7. Que sejam muito felizes na nova casa!
    Adoro a cozinha! Ana M.

    ResponderEliminar
  8. Estou a construir casa neste momento e relativamente a cozinha depois de muita indecisao tomamos a mesma decisão.
    A mesa de jantar está na cozinha.... aliás tomamos uma decisão ainda mais arrojada... Cozinha com mesa de jantar de plano aberto com a sala de estar. Para mim faz sentido, para mim é onde se desenrrola toda a acção da casa e por isso achei importante ter tudo junto. Abdicamos de algum espaço, afinal, a cozinha e sala é bem metade da area de casa.....
    Que venham as jantaradas e almoçaradas :D

    [Desabafos e Coisas]

    ResponderEliminar
  9. Adoro a sua cozinha, as maiores felicidades, que tudo corra como deseja.
    MTS beijinhos
    Aldina Vilaça

    ResponderEliminar
  10. Querida Colher de Pau
    Venho desejar-te lindos Dias de Sol na tua nova casa.
    Se ele não brilhar no céu, que brilhe sempre no vosso coração.
    Que a "hora" que se aproxima, seja pequenina
    e serena...
    E que em breve vejam os vossos meninos
    a correr atrás das borboletas, no quintal.
    Tudo de BOM!
    Um abraço da Bombom

    ResponderEliminar
  11. Vivo num apartamento que comprei em construção em 2005. Fiz o mesmo na cozinha...em uma mesa de jantar. A sala ficou mais pequena, mas nao me arrependo

    ResponderEliminar
  12. Adoro essa cozinha!
    Parabéns pela nova casa, muitas felicidades e saúde para se gozar dela, beijinho

    ResponderEliminar
  13. Linda a tua cozinha...
    Muitos Parabéns pela nova casa, que sejam muito felizes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. E vão ser felizes, de certeza. Muito boa sorte nesta nova etapa. Adorei a descrição da casa!

    ResponderEliminar
  15. Adoro a tua Cozinha!!! É linda!
    E de certeza que vão ser muito felizes na nova casa e com o tempo vais organizar tudo ao teu gosto. E até dá mais prazer fazer as coisas com calma.
    Eu também estou a pensar mudar a minha cozinha. Adoro o teu lava-loiças, adoro os teus moveis e gosto de ver com o tampo em madeira... Faz lembrar as cozinhas do IKEA.
    será que me podes indicar qual foi a empresa a que recorreste para fazer a tua cozinha?
    Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro!!! Tudo ideias que adaptaria para mim :)
    Espero que sejam muito, muito, muito felizes aí.

    ResponderEliminar
  17. E a casa que descreveu é a casa dos meus sonhos. :)
    Espero que sejam todos muitos felizes!

    ResponderEliminar