sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Que refeições congelar?


Com o reinicio do trabalho e do ano escolar,  acho que todas as sugestões de refeições que se possam congelar  - ou fazer em maior quantidade e congelar - são sempre bem vindas.
Principalmente para nos ajudar a regressar às rotinas que o mês de Setembro invariavelmente trás.
SeI que nem todas as pessoas são adeptas deste tipo de culinária, e nem sempre gostam de ter refeições completas congeladas, mas há algumas coisas que nos podem ajudar a ter uma refeição meia pronta na altura de chegar a casa, principalmente enquanto a rotina do ano ainda não está engrenada, e ainda parecemos uma barata tonta a tentar encontrar o equilíbrio depois das férias e do excesso de trabalho acumulado na secretária  durante esses dias.
Mas o que devemos ou podemos congelar? Como organizar essas refeições a longo da semana? Quando vou ter tempo para cozinhar para congelar?
Vou tentar dar uma pequena orientação neste campo. Também eu, estou numa de preparar refeições para congelar, uma vez que acho muito prático voltar a casa da maternidade com refeições prontas a comer para três ou quatro dias, antes de conseguirmos perceber a rotina do bebé e de conseguirmos conciliar os horários dele com os nossos.
Algumas das sugestões que aqui coloco não são propriamente novidade, e já falei delas aqui, mas vou tentar reunir todas as sugestões aqui, bem como partilhar algumas boas receitas para congelar.

  • Fazer uma boa quantidade de bolonhesa e congelar em algumas caixinhas com o suficiente para uma refeição para a família.  Deixar a descongelar antes de sair de casa. Para o jantar basta cozer um pouco de esparguete para uma refeição simples, ou então pode ainda fazer uma lasanha (use bechamel de pacote, queijo ralado e massa fresca e monte a lasanha em minutos e depois de 20 minutos no forno está pronta), fazer um empadão folhado, de arroz ou o tradicional de batata.
  • Pode fazer o mesmo com uma base de cebolada de bacalhau. Coza depois batatas e ovos para um bacalhau à Gomes Sá, Junte batata palha e ovos batidos para bacalhau à bráz, com puré de batata para um empadão de bacalhau, junte grão de bico e ovo cozido para uma espécie de meia desfeita ou cubra com espinafres salteados e broa esfarelada para um bacalhau com broa.
  • Faça sopa e tenha-a congelada em doses para a família. Sei que há quem diga que a sopa congelada não fica bem, mas o truque é voltar a fervê-la no fogão depois de descongelada e mexer bem para que volte a ficar ligada. Se apenas aquecer no microondas vai sempre parecer que deslaçou e o sabor não fica bem.
  • Pratos como arroz de frango, arroz de pato, lasanhas, canelones e outros que tenham molho e necessitem apenas de acabar de tostar no forno podem ser congelados depois de prontos - antes de levar ao forno - e retirados diretamente do congelador para o forno para acabar de cozinhar. Tenha apenas atenção que demoram um pouco mais a acabar de cozinhar pois está congelado.
  • Prepare empadas, rissois, croquetes e bolos de bacalhau caseiros e frite-os depois diretamente do congelador. (Não se compara às variedades de compra!!)
  • Refeições com leguminosas, como feijoada, lentilhas com salsichas, grão de bico com carne de porco… são também perfeitas para fazer em grande quantidade e congelar uma parte. Basta deixar a descongelar durante a noite no frigorífico para ter uma refeição pronta a aquecer assim que chegar a casa.
  • Congelar sobras de carne assada, frango estufado, caril… também permite ter refeições prontas a consumir depois de descongelar, ou até de as transformar noutra coisa em minutos.

Algumas receitas ideais para congelar:

Caril de Coxas de Frango com Beringelas (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/07/caril-de-coxas-de-frango-com-beringela.html)

Almondegas em Molho de Tomate (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/03/almondegas-de-vaca-e-queijo-em-molho-de.html)

Chilli Vegetariano com Abóbora Manteiga (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/02/chilli-vegetariano-com-abobora-manteiga.html)

Lasanha de Espinafres, Requeijão e Pesto (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/02/lasanha-de-espinafres-requeijao-e-pesto.html)

Pot Pies de Frango (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/01/pot-pies-de-frango-alho-frances-e.html)

Estufado de lulas e Camarão (http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/12/estufado-de-lulas-com-camarao.html)

Pescada Gratinada com Coentros (http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/10/pescada-gratinada-com-coentros.html)


Empada de Frango e Cogumelos (http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/09/empada-de-frango-e-cogumelos.html)

10 comentários:

  1. Muito obrigada pelas tuas dicas amiga, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem Dúvida sou sua super fã adoro as suas receitas dicas estou sempre a coscuvilhar o blog
    Tenho os seus livros e acho-os preciosissimos para o dia de uma mulher atarefada e com pouco tempo.
    Obrigado pela sua atenção e simpatia
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. olá: muito obrigada por este post, muito útil. Gostava contudo e se possível se me podia esclarecer uma questão: se usarmos um ingrediente que já tenha estado congelado podemos cozinhar com ele e voltar a congelar? Grata pela sua resposta.
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. muito obrigado pela partilha é muito util.

    ResponderEliminar
  5. Joana, as tuas dicas, sugestões e conselhos nunca são demais (relembrar)! Cá em casa tb se congelam alguns pratos p estarem mais adiantados na hora de consumo ou pq houve sobras e congelam-se para se comer noutra altura. Tens td a razão: congelar refeições ajuda bastante numa altura em q o tempo é mais escasso e é preciso ter algo pra comer sem ser sandes ;) Bjinhos e td a correr bem nesta fase final!

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui estão umas belas sugestões de que andava a precisar... já andava sem ideias de onde mais poupar tempo depois de um dia de trabalho extenuante. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Há refeições que tenho sempre congeladas e para além de poupar tempo na cozinha , não noto diferença no sabor depois de descongelar ... é claro que não dá para todo os tipos de refeições mas sopa , algum prato de bacalhau , frango e pato , para além do seitan do meu marido :)
    obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana, Confesso que tenho/tinha algum preconceito quanto a congelar refeições. Mas vou experimentar. Tenho uma dúvida... Quais os recipientes que costuma usar para o efeito? Têm de ser herméticos ou poderia ser, por exemplo, para refeições de forno, um tabuleiro de alumínio com tampa de cartão que depois se colocaria directamente no forno? Muito obrigada pela ajuda e sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá
    A dica para a sopa congelada é coloca-la congelada na panela e deixar descongelar em lume brando, mexendo de vez em quando. Fica excelente!

    ResponderEliminar