terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Natal aproxima-se…


Faltam 44 dias para o Natal.
Por aqui começam os habituais preparativos. Há listas de coisas a fazer para os cabazes. Receitas escolhidas para serem testadas, e uma caixa cheia de materiais para reciclar e transformar para os cabazes.
Há prendas compradas guardadas a um canto do sótão e uma pequena lista do que ainda falta comprar, pois a maioria das nossas prendas são do coração e preparadas por nós.
Das prendas que ainda não estão compradas estão já quase todas escolhidas…
Para quem ainda não sabe por onde começar, deixo como inspiração algumas fotos dos cabazes do ano passado que, no meio de tanta azáfama, acabei por não partilhar.





E quem é que também vai oferecer este tipo de cabazes preparados por si? Contem-me tudo - o que vão fazer, como os vão decorar, sugestões de outras ofertas…
Em breve vão começar surgir por aqui algumas sugestões. Mas não se esqueçam que basta procurar nos anos anteriores para descobrirem muitas outras .

20 comentários:

  1. Adorei esta ultima embalagem. Onde comprou?
    Também ofereço cabazes (muitos) e a embalagem, ou caixa, ou saco, ou cesto são normalmente a minha dor de cabeça. Onde arrumar o que vamos oferecer, acaba por não ser fácil, principalmente se a conservação depender disso. Mas tenho conseguido superar-me sempre.
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo bom gosto (usámos as mesmas etiquetas em 2014)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, desculpe a pergunta mas pode dizer-me onde arranjou a etiqueta?

      Eliminar
    2. No pinterest. estava a pesquisar e encontrei estas (são muitas). E são das poucas que conseguimos modificar.

      Eliminar
  2. ficram lindos! e quem não gosta de receber presentes assim?? :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Joana, sigo as tuas dicas desde 2010 :) Tenciono oferecer compotas, bolachinhas, bombons, trufas, licor e um bolo da lata p um fã incondicional :) Tudo feito por mim, claro! Para as crianças são chocolatinhos em canecas, jogos didácticos e roupa. Já comprei rolos de papel de embrulho, já tenho caixas e frascos guardados p forrar com papel bonito e fitinhas :) E claro, os postalinhos e autocolantes da praxe :) Mas, sempre q quiseres partilhar, aceito ainda mais sugestões :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá, este ano vou oferecer granola, licor de amoras, compota de amoras, biscoitos de azeite e mistura para chocolate quente. A embalagem será um saco para as compras em tecido e pintado á mão pelo meu marido. Acho que vai ser fantástico.
    Aida

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Este ano vou oferecer licor de chocolate aos homens e sal aromatizado com ervas finas e mistura de sete pimentas às senhoras. Para as minhas três meninas vou fazer o "kit de sobrevivencia da Menina" onde vou colocar alguns acessorios de maquilhagem e de pedicure num grande frasco com um grande laçarote. Já está tudo a andar... Adoro o Natal!!!
    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Olá. Eu este ano também queria tentar oferecer compotas e bolachinhas, mas como é que se tem a certeza de que as compotas não se estragaram ou que as bolachas não ficam moles? Já tenho guardados uns fraquinhos de compota de abóbora que fiz, mas estou com horror de na hora de as pessoas abrirem o frasco, ela ter-se estragado. Como ter a certeza? Abraços Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, para as compotas, eu uso sempre o método que a Joana descreve aqui:

      http://economiacadecasa.blogspot.pt/2012/09/pasteirizacao-caseira-molho-de-tomate.html

      Para mim, é infalível.

      Eliminar
    2. Que giro! Ferver os frascos com a comida lá dentro nunca me ia ocorrer! Obrigado Cristina! Já agora, que tipo de compotas têm resultado melhor para ti? Tenho estado curiosa para experimentar a de curgete e a de laranja que a Joana tem aqui.

      Eliminar
    3. Pois... nem a mim!... Atenção que, quando os frascos ficam prontos, faço sempre o teste à tampa. Carregando nela, não pode acontecer nada. Se fizer algum ruído tipo "ploc" (é o som que me ocorre), eu desconfio, guardo no frigorífico e fica para consumo próprio. Caso contrário, confio plenamente. Já deixei um frasco sem abrir durante quase um ano. Estava perfeito.

      Comprei uma vez (há muito tempo), um frasco de compota de laranja. Não fiquei fã.
      Mais tarde fiz esta:

      http://paracozinhar.blogspot.pt/2013/01/compota-de-laranja-inglesa.html

      Para mim é magnífica!! É um perigo ter isto em casa. Acabo com o frasco num ápice.
      Quanto à compota de courgete, ainda não fiz esta da Joana, mas já fiz outras. Lembro-me que já aromatizei com pau de canela, já juntei maçã,... A última que fiz e que a minha filha Laura anda agora a comer ao pequeno almoço, com pão, foi inventada nas férias, fruto de aproveitamento de restos: 700 g de courgete, 300 g de maçã, 1 laranja e 1 lima limpas de casca e sementes. Aqui não usei canela.
      A próxima variação vai ser esta que a Joana tem no blogue:

      http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/08/compota-de-curgete-canela-e-limao.html

      A Laura gosta muito de canela.

      Em termos de confeção, resultam todas bem. Para comer, penso que isso é muito subjetivo... É como tudo o que comemos, gostamos mais de umas coisas do que doutras. Pessoalmente sou fã da compota de laranja, de uma compota de abacaxi com kiwi que recriei depois de ter recebido uma de presente (comprada), de figo com vinho do Porto (só fiz uma vez, com figos do meu pai), de ameixa preta, de morango... bem, parece que a lista não quer acabar :-)

      Os bolinhos/bolachinhas prefiro fazer mais perto do dia em que vou oferecer o presente.

      Eliminar
    4. Só quero acrescentar que o tal "ploc" só me aconteceu em 2 ou 3 frascos, não mais. E já "cozinhei" muitos!!

      Eliminar
    5. Que bom! Essa lista abriu-me o apetite! :) Vou arriscar. Muito obrigado pelas ideias Cristina!

      Eliminar
    6. E uma dúvida de ultima hora: e se a tampa dos frascos nunca faz ploc, nem mesmo quando os acabas de comprar?? Aiai

      Eliminar
  7. olá, muitas ideias por aqui...
    alguém me sugere onde encontrar etiquetas para imprimir e colar? há algum site em que as possamos personalizar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rita. Eu vou buscá-las aqui: http://www.worldlabel.com/
      Foi a Joana que indicou este site há já uns anos.

      Eliminar
  8. Olá Joana! Todos os anos espero por estes seus posts :-).
    Cá em casa costumamos ter bolachinhas, doces, bebidas, especiarias, molhos... Para miminhos. E depois uns presentes mais personalizados em tricô (mantinhas para bebés, botinhas, gorros, malas), letras de madeira forradas, caixas de tecido... muitas coisas diferentes condicionados tb pelo tempo, pois estes mais personalizados exigem mais tempo de dedicação.E estas são as que gosto mais as do coração! Bons preparativos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que post mais apropriado :) Este ano é a primeira vez que vou fazer cabazes de Natal para oferecer e não sei mesmo o que fazer além de compotas e biscoitos. Vou ficar atenta as dicas ;) Adorei as fotos :)

    http://cozinhapra3.blogspot.ch/

    ResponderEliminar
  10. Olá :) Preciso de uma sugestão: vou fazer cabazes de Natal com caixas das resmas de papel que já forrei com papel de embrulho mas em alguns casos as caixas são demasiado grandes para o que pretendo incluir no cabaz. Com que material posso "encher" o fundo da caixa para não parecer demasiado vazio? A ráfia é caríssima!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kelle,
      Se tiver uma máquina para triturar papel, pode sempre triturar folhetos de publicidade, ou outro papel que prefira.
      Dá um bocadinho de trabalho mas resulta...
      Ou então pode cortar um pouco na altura das caixas. A base já tem para os seus cabazes e a tampa continua a servir.
      Bjs
      Teresa C.

      Eliminar