terça-feira, 15 de dezembro de 2015

9 Dias para o Natal


Ninguém imagina o atraso com o natal que vai aqui por casa.
Presentes por comprar, outros por embrulhar e quase tudo ainda por fazer.  
Muito, mas mesmo muito devagarinho lá consegui fazer algumas coisas, até porque temos de começar por algum lado.
Se há decisão que já foi tomada é que os cabazes não serão bem cabazes. Ou pelo menos não serão os cabazes com que fui habituando as pessoas nos últimos anos. Dadas as circunstâncias, creio que todos compreendem que duas crianças pequenas em casa e todos os outros afazeres de final de ano tornaram os cabazes uma tarefa quase impossível este ano.
Mas isso não significa que não há miminhos caseiros este ano. Claro que vai haver.
Há já alguns frascos de compotas e umas marmeladas de maçã que irão fazer as delícias de amigos e familiares. Vou complementar tudo com umas bolachinhas e biscoitos caseiros e ainda estou a contar fazer uns quantos pacotes de granola caseira para oferecer a alguns amigos. 
Serão uns mimos mais “pequeninos” mas igualmente cheios de amor.
Ainda antes de começar esta empreitada, comecei por fazer alguns “crafts” de natal. Aproveitei algumas latas de leite, garrafas e afins e simplesmente forrei-as com papel kraft - que podia ter sido papel de embrulho ou outro - decorei com um naperon de papel e com uma etiqueta que comprei no IKEA. Como este ano a disponibilidade é menor, optei por não editar, imprimir e recortar dezenas de etiquetas. Este ano vou fazer à moda antiga. Etiquetas de compra, umas autocolantes e outras não, todas muitos simples e que comprei relativamente baratas no IKEA, e que vou depois escrever à mão.
Estas latinas decoradas vão servir para colocar as bolachinhas e biscoitos que vou oferecer.
Ainda agora comecei, mas algumas coisas vão sendo feitas aos poucos e poucos.

E quem mais está numa de simplificar e de reutilizar? Partilhem as vossas ideias.

9 comentários:

  1. Olá com duas das abóboras mais pequenas resultaram doces com nozes e laranja. Os frascos, a maior parte reciclados, e meia dúzia comprados já estão a ser identificados.
    Estou mesmo a gostar do que estou a fazer :-). Beijinho, Joana.
    Rosa Pinto

    ResponderEliminar
  2. Olá com duas das abóboras mais pequenas resultaram doces com nozes e laranja. Os frascos, a maior parte reciclados, e meia dúzia comprados já estão a ser identificados.
    Estou mesmo a gostar do que estou a fazer :-). Beijinho, Joana.
    Rosa Pinto

    ResponderEliminar
  3. Tão bom saber que não sou a única, duas crianças pequenas são de facto muito trabalho, mas ninguém vai ficar sem presentinho caseiro aqui por estes lados também :) Também vou reutilizar frascos, latas de leite e latas de salsichas, Licores já feitos, mistura de especiarias e sal aromatizado, devagarinho lá chegaremos :) Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho três pequenitos cá em casa e compreendo a Joana perfeitamente. Este ano foi de mudanças na nossa vida e, com muita pena minha, não tive tanta disponibilidade como gostaria para estes mimos de Natal, mas para o ano vou tentar fazer! Também sou super adepta de reutilizar e reaproveitar e inspiro-me bastante neste blog. Feliz Natal para todos :)

    ResponderEliminar
  5. Não me parece que possa ser comparável os nossos mimos com os cabazes da Joana, exceptuando é claro a intenção e o carinho com que são feitos! Este ano possivelmente também irei fazer uns miminhos caseiros com a minha "cria", para que ela perceba o real sentido do Natal, e porque mesmo que não queira admitir e apesar de já adulta, adoro receber e dar presentes! Como não sou tão boa cozinheira como a Joana, vou tenar fazer só uns miminhos para que todos tenham alguma coisa para desembrulhar! Este ano decidimos que não daríamos presentes, mas eu continuo a não ser capaz...
    Maravilhosas festas para a joana e para a sua Família com este novo "menino Jesus" que com toda a certeza será ainda mais quentinho!

    ResponderEliminar
  6. As latas estão muito bonitas. Tento reutilizar ao máximo as coisas, especialmente frascos de vidro, para as compotas e os maiores para as bolachas. A dificuldade maior que tenho é o "embrulho" de todos os mimos, que costuma ser um saco de papel kraft liso, decorado com as canetas de purpurina. Mas fico a aguardar mais ideias. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Estao tão,mas tão lindas as caixas! Eu nem sei como consegues fazer isso com duas crianças tão pequeninas :) és uma super mulher!

    ResponderEliminar
  8. Cá por casa devagarinho as coisas vão andando, as prendas estão quase todas, e vou hoje comprar as que faltam. Este ano não reutilizei nada, comprei tudo barato, mas deixei de lado o poupar, já que o ano não me foi possível oferecer prendas. A tua ideia das latinhas está o máximo, a sério, gosto mesmo muito, tiveste uma ideia fantástica e acho que toda a gente irá adorar.
    http://mariasemlimites.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Somos uma organização religiosa internacional que faz empréstimos a pessoas necessitadas e que tenham o temor de Deus. Temos muitos anos de experiência servindo indivíduos e líderes de projeto. Você é honesto; você precisa de liquidez para pagar as contas, para iniciar o seu próprio negócio ou para liquidar dívidas. Estamos dispostos a encontrá-lo com a ajuda dos nossos advogados. Contacte-nos através de e-mail para a satisfação total em 24 horas. As condições são muito favoráveis e você pode pagar em anos no máximo 20.
    Aqui é o nosso mail: legalfinance85@gmail.com

    ResponderEliminar