segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Como me organizo: As Roupas e a Lavandaria


Nos últimos tempos muitos têm sido os mails a perguntarem-me como me organizo com duas crianças e a nova casa. 
Confesso que em algumas coisas ainda estou em período de adaptação…
Primeiro porque mudamos de um T2, para uma casa (moradia) para aí o triplo do espaço e, além do espaço toda a gente sabe que uma casa dá muito mais trabalho do que um apartamento.
E a adaptação a um segundo filho - ainda por cima com outro ainda tão pequeno - também não é a coisa mais fácil do mundo. É realmente muito diferente a logística de 2 filhos em relação a 1, mas não quero com isto demover ninguém de ter filhos, porque não trocava ser mãe de dois, com todo o trabalho acrescido que isso implica, por nada do mundo!
Tenho também duas vantagens: trabalho em casa, o que me permite gerir o meu tempo de outra forma, e tenho a Dona P. que vem uma vez por semana para dar uma ajuda essencialmente a passar a ferro e a limpeza mais “profunda” da casa, como vidros, chão, escadas, ….
Uma das coisas que adoro na nova casa é, além de ter mais espaço, é poder ter sítios para arrumar todas as minhas coisas sem andar a puxar caixas e caixinhas e mexer no que está atrás de tudo. O facto de tudo ter um sítio para estar, de nós sabermos esse sítio, e de assim que utilizamos podermos logo arrumar, é meio caminho andado para a casa estar sempre relativamente arrumada e organizada. 
Tenho a sorte de ter uma divisão só para tratar da roupa - uma lavandaria. Onde há espaço para passar a ferro, para a máquina de secar, de lavar, para os cestos todos da roupa, com imensos armários para arrumar detergentes e outras coisas que sejam necessárias. Há ainda um pequeno lava louças para lavar algumas peças de roupa à mão. A divisão é grande o suficiente para colocar os estendais com a roupa a secar dentro de casa, quando está a chover, porque tem janela e permite ventilar a divisão  sem que a roupa seque e fique a cheirar a mofo. Além disso da para o jardim, o que torna muito prático ter a roupa a secar na rua, mas estar atenta e assim que venha um pouco de chuva retirar a roupa para dentro de casa.
A roupa é realmente um desafio na organização da casa. Apesar de ter quem a passe, 4 pessoas em casa, sujam muita roupa, principalmente os miúdos. Por isso faço máquina de cada vez que tenho roupa suficiente para fazer uma, de modo a não acumular muita. Claro que ultimamente com esta chuva, secar a roupa é um desafio, e às vezes deixo acumular quando sei que vem aí dias de sol, mas de uma maneira geral, não gosto de acumular. Na casa antiga tínhamos tarifa bi horária, o que significava que só fazíamos máquinas à noite, depois das 21/22h. Cheguei à conclusão que, estando praticamente todo o dia me casa não compensava ter de fazer máquinas à noite e, na nova casa optamos por uma tarifa normal. É mais prático para mim, poder fazer maquinas de roupa quando tenho disponibilidade e poder assim aproveitar os dias de sol, do que esperar pela noite para fazer máquinas e esperar pelo dia seguinte para as estender. Mas convém fazer contas se compensa ou não a tarifa bi-horária. No nosso caso não valia a pena, e sinceramente prefiro não estar preocupada com horas quer para ligar a máquina da roupa, quer a da louça (o secador da roupa uso raramente e principalmente para as roupas dos miúdos…)
Portanto a roupa é lavada assim que há suficiente para encher uma máquina, sendo que lavo a dos miúdos separada da nossa, e toda a roupa de casa separada de roupa de vestir.
No dia em que faço as camas de lavado - são todas feitas no mesmo dia - aproveito e troco também as toalhas das casas de banho, e essa roupa vai direta para a máquina e é logo lavada.
Apesar de não ser eu a passar a ferro, a roupa está todo seca e organizada para passar assim que a Dona P. vem. A roupa de casa num cesto, a nossa noutro e a dos miúdos noutra.
Assim que vai sendo passada, é arrumada também em 3 cestos/tabuleiros diferentes: 1 para os miúdos, um para a nossa roupa e outro para a roupa de casa.
Ao final do dia os tabuleiros vão para as respetivas divisões e arrumo logo casa coisa no seu lugar - a roupa dos miúdos nos quartos deles, que são um ao lado do outro, a nossa no nosso quarto e a de casa para o sótão onde tenho um armário próprio para arrumar a roupa de casa.
Na lavandaria há também um suporte para cabides (este do IKEA) onde estão sempre cabides disponíveis e a roupa que é para arrumar pendurada fica logo depois de passada pronta a arrumar. É só pegar nos cabides com as camisas, vestidos, casacos e afins e colocar diretamente no armário. E depois é trazer para a lavandaria os cabides vazios do nosso armário.
Pessoalmente acho que o facto de a roupa estar toda separada antes de passar, e de ficar separada em cesto para arrumar torna o processo de a arrumar muito mais rápido e simples, assim como o facto de colocar logo em cabides as camisas e afins que depois é apenas colocar no armário.
Claro que antes de ter uma divisão só para o tratamento de roupa isto era muito mais complicado, pois era necessário andar sempre a montar de desmontar cestos e tabuleiros na cozinha, mas esta maravilhosa divisão veio fazer a diferença e tornou a tarefa de tratar das roupas muito mais simples.


E vocês, como organizam a questão das roupas em vossas casas? 

16 comentários:

  1. Tenho uma casa enorme, mas infelizmente sem lavandaria de raiz... Se já sonhava com uma, agora ainda mais. Ando a arquitectar um projecto de uma para a garagem.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma bebé com quase 3 meses e se já antes me preocupa com a organização da roupa agora ainda mais! Faço exatamente como a Joana! Tenho uma lavandaria grande e está tudo montado. Quando a minha Cinda vai passar a ferro já tem tudo organizado. Uma casa com a roupa organizada é fundamental! Não deixar acumular!!!

    ResponderEliminar
  3. Nós vamos passar de 3 para 5 cá em casa e essa questão da organizacao da roupa preocupa-me imenso. Tenho um quarto disponivel para tratar da roupa e agora com a chegada de mais dois rebentos esse quarto vai ser necessário. Fazia-me imensa falta uma vivenda com essas comodidades mas para já é impossível economicamente.
    Tudo se há-de resolver mas dão-me uns nervos miudinhos de cada vez que penso nisso!

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa só somos dois.. mas cada quarta-feira lavo a roupa que foi sendo acumulada, e entre sexta e sábado lavo a do trabalho. Entretanto, a roupa que vai secando, quando tenho tempo vou arrumando para poupar tempo, e, no domingo passo a ferro a roupa que assim precisa. Oriento-me bem assim, até agora...
    Mas mesmo assim acho muita roupa só pra duas pessoas... imagino para mais...

    ResponderEliminar
  5. Joana, a lavandaria é realmente um sonho. Mas para quem não tem, qual é a sua sugestão para otimizar este processo.
    Cá em casa somos 5 num apartamento. A verdade é que a casa está sempre desarrumada com a roupa para passar a ferro, a tábua montada na sala, enfim um feio cenário.

    ResponderEliminar
  6. Engraçado, cheguei à mesma conclusão sobre a tarifa bi-horária! Também trabalho em casa e o que se poupa não compensa o incomodo de ter de esperar pela noite para ligar as máquinas... Como sou eu que passo a roupa também tinha o inconveniente de só poder passar ao domingo ou sábado à noite quando a tarifa é mais barata. Estando em casa podia passar quando tivesse um tempo livre, mas tenho de guardar para o fim de semana, altura em que devia estar a passear... Uma seca! Decidimos este ano cancelar.

    ResponderEliminar
  7. Ter uma lavandaria é uma mais-valia grande numa casa porque facilita muito a vida do dia a dia.
    Algo que ajuda muito é passar logo a roupa a ferro mal sai da máquina, por isso quando está molhada. Tiram-se logo os vincos mais difíceis e depois pendura-se no estendal para acabar de secar. Se forem camisas ou blusas pendura-se num cabide.
    Quando a roupa fica seca, alguma nem precisa de ser passada, e a restante consegue-se passar mais depressa e com menos esforço. Para mim resulta muito.
    A tarifa bi-horária vale o esforço de lavar e passar à noite, porque temos a energia mais cara da Europa e acaba sempre por compensar, mas depende da opção de cada um, obviamente.
    Bem haja, Joana, e beijinhos!
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana (e restantes, claro) não se esqueça que na tarifa bi-horária a electricidade é mais barata naquele período mas mais cara no restante.
      Para mim não compensou, estou a pagar bastante menos e sem ter essa preocupação se saber se posso ligar a máquina ou o forno agora ou mais daqui a um bocado...

      Eliminar
    2. Bem haja, Diana. Confesso que por motivos de saúde a minha opção pelo bi-horária prende-se com o aquecimento.
      Usando acumuladores posso ligar de noite, quando é mais barato, e estarem desligados o dia todo mas a libertarem o calor que acumularam durante a noite e ter a casa quente sem gastar luz durante o dia.
      O resto - passar, ligar máquinas, etc - vinha por acréscimo.
      Obrigada e beijinhos gratos,
      Susana

      Eliminar
    3. Ola! Gostei muito do quadro que aparece na fotografia. Pode dizer onde comprou? Gostava de comprar um para a minha lavandaria.
      Gosto muito do blog.
      bjs
      Filipa

      Eliminar
  8. Gosto deste blog onde tem sempre algo a aprendermos. Parabéns. Evelyna

    ResponderEliminar
  9. O Inverno cá em casa em um stress no que toca a "secar roupa". Tenho um terraço enorme que é óptimo para secar tudo no Verão mas no inverno não tenho nenhum local abrigado da chuva e tenho que secar em casa o que não me agrada muito.
    Uma lavandaria como a sua seria excelente :)

    ResponderEliminar
  10. É mesmo isso que eu preciso!!! Somos 5 num apartamento e estamos agora em fase de projecto para construção de uma moradia "à nossa medida". Sou eu quem trata de toda a limpeza e arrumação da casa, inclusive da roupa e realmente sem espaço próprio é sempre um caos... É possível ver uma fotografia da vossa lavandaria? Pela descrição só me faltava a TV para ir entretendo :)

    ResponderEliminar
  11. A nossa casa tinha três casas-de-banho (uma num andar e duas no outro). Resolvemos abdicar de uma (ficando só com uma por andar) para criar uma despensa, mas chegámos à conclusão que o armário de cozinha bastava como despenseiro e preferimos fazer lavandaria. Até hoje não me arrependo nada! Resumindo, de uma casa-de-banho ou de uma despensa pode fazer-se uma pequena lavandaria. Ultimamente, também resolvi dar-lhe "uma volta" já que estava a funcionar mais como local para arrumar tralha do que como uma prática lavandaria e tenho estado a partilhar o resultado aqui: http://cinquentaedois.com

    ResponderEliminar
  12. E'-me facil tratar da roupa. Tenho de facto uma lavandaria. Mas o principal e' que uso uma maquina de secar de tambor de larga capacidade e a roupa sai sem precisar de ser passada a ferro desde que se tire assim que acabar a secagem. Depois e' so' dobra-la.
    A maquina não foi cara e e' de uso electrico económico. Se o micro-ondas veio fazer uma revolução na utilização dos congeladores, na preparação de alguns alimentos, aquecimento facil e rapido e' altura de os portugueses começarem a comprar maquinas de secar roupa. E' lamentavel que a maior numero substancial que existem em Portugal sejam ou dificil de utilizar ou deixam a roupa amachucada. A minha máquina é americana (Maytag) e pode-se comprar um pequeno transformador para adaptar a corrente, mas há muitas europeias que não precisam de adaptação-so' precisão de divulgação no mercado português.

    ResponderEliminar
  13. Eu também tenho uma lavandaria e dá um jeitão!!!! Reparei que usa três cestos distintos ao passar e ferro. Isso não é muito complicado? Eu só uso um e quando vou arrumar a roupa levo o cesto para a divisão onde tenho que arrumar. Penso que é mais simples.

    ResponderEliminar