sexta-feira, 8 de julho de 2016

Caixa de Medicamentos: a pequena farmácia que deve ter em casa


Em qualquer casa tem de haver um “cantinho” para guardar os medicamentos. E alguns medicamentos sempre à mão.
Graças a Deus que por aqui, e por enquanto, só há coisas básicas, como benuron, brufen e uns kompensan para os excessos...
De qualquer maneira, a partir do momento em que existem crianças em casa é sempre importante que o local que temos para guardar os medicamentos seja acessível, mas ao mesmo tempo longe do alcance dos miúdos.



Há quem goste de guardar os medicamentos na casa de banho, ou no quarto. Aqui por casa guardam-se na cozinha, dentro de uma caixa onde há de tudo (o que nós necessitamos) um pouco. A caixa está guardada na parte de cima dos armários, alto e longe deles, para evitar ao máximo os acidentes.
Os medicamentos estão dentro de uma caixa de arrumação, daquelas transparentes e baratas (2,5€) do IKEA e lá dentro há tudo aquilo que nós habitualmente necessitamos 8ou temos necessitado).
E que medicamentos devemos ter em casa? Fora os medicamentos que temos de usar caso tenhamos alguma doença crónica ou estejamos a fazer alguma espécie de tratamento, há coisas que todos devemos ter:
  • Termómetro
  • pensos rápidos
  • pomada desinfectante para arranhões e queimaduras
  • betadine
  • antipiréticos e antiinflamatórios para febres e dores (como benuron e brufen) - caso tenham crianças a versão para eles em xarope ou supositório, de preferência
  • creme ou gel anti-histaminico para picadas de insectos
  • um anti-acido ou outra coisa do género para os excessos alimentares
  • soro fisiológico
  • água do mar
  • gase esterilizada
  • Se tiver crianças, o arnidol é presença obrigatória para aliviar as nódoas negras das pancadas e das cabeçadas
  • um medicamento para a diarreia, também não é má ideia

O que é importante é não ter medicamentos fora do prazo, e ir dando uma volta de vez em quando, levando para a farmácia os medicamentos fora do prazo ou que já não use. 
E não se esqueça que xaropes dos miúdos, como o benuron e brufen só têm validade de um ano depois de abertos


Quem também tem uma pequena farmácia assim em casa? Se ainda não tem, aqui fica a sugestão!

14 comentários:

  1. Também tenho uma farmácia assim, mas efetivamente guardada num armário na casa de banho (só o armário é que é do IKEA!!). Os medicamentos estão guardados num cestinho branco, quadrado, que comprei nos saldos da Zara Home. Também tenho essa "parafernália" de medicamentos....
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho também numa caixa do ikea. Mas mais apetrechada porque já precisei de mais coisas e tenho necessidade de as ter em casa. Sugestoes:ligaduras,adesivo e steril strip é daqueles que nunca faltam, ampolas pequenas de soro e compressas(tudo do continente). Até há uma bolsa dessas no carro! Só me falta saber onde se compra aqueles sacos que se transformam em gelo para andar no carro. Ahhh, e extintor falta comprar para o carro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Site da bastos viegas. Chama-se gelo químico.

      Eliminar
  3. Felizmente ou infelizmente, é sempre bom ter alguns básicos de farmácia. Na minha casa estão em 3 zonas distintas, na cozinha mesmo no topo do armário da despensa, tenho uma caixa com xaropes, comprimidos e vitaminas. Na porta do WC de serviço tenho uma bolsa com pensos rápidos, spray desinfetante e pomada cicatrizante, esta é mesmo para os miúdos poderem alcançar. Depois no armário do WC de família tenho outra caixa que tem basicamente o mesmo que a outra, mas mai com aquelas coisas que só necessitamos à noite, como os meus medicamentos da asma e alergias. No carro tenho uma bolsa que por acaso já vinha de origem.

    ResponderEliminar
  4. Também tenho sempre medicação para a gripe e para a garganta, assim como adesivo e compressas para queimaduras. De resto, tudo igual :)

    ResponderEliminar
  5. Cá por casa também temos uma, não sei se lhe posso chamar pequena, porque estou no estranjeiro, mas trago os medicamentos de Portugal, menos antibióticos claro, os meus estão na minha casa de banho e os dos meus filhos na casa de banho de serviço no armário, na parte mais alta.

    ResponderEliminar
  6. Optei por uma solução idêntica mas guardei as caixas na despensa para evitar expor os medicamentos à humidade da cozinha e da casa de banho. A excepção são o betadine, compressas e pensos rápidos que estão na casa de banho, para um acesso mais rápido. Além disso, como tenho um pequeno pirata, também ando sempre com uma bolsinha na mala com pensos rápidos, soro, compressas e betadine em doses individuais, que dão imenso jeito!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem. Importantíssimo estarem fora do alcance dos pequenitos.
    Como pediatra, permita-me que reforce este post... um dos medicamentos que nós (médicos) mais tememos é o simples paracetamol ( ben-u-ron e cia). A intoxicação por este fármaco é gravíssima. Se não formos a tempo, é potencialmente fatal - insuficiência hepática. Como é um medicamento amplamente utilizado, poucos sabem do perigo que uma sobredose representa.

    Quanto a diarreia: reforço dos líquidos. Quando muito: soro de rehidratacao oral. Não deem anti-diarreicos às crianças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim acho que a cozinha não é o melhor sitio, para guardar medicamentos, visto ser a zona mais quente da casa. Neste caso até parece muito próximo de fontes de calor, como o forno e o micro-ondas, como pediatra corrija-me se estou errada.

      Eliminar
  8. qual o creme ou gel anti-histaminico para picadas de insectos que recomendam?

    ResponderEliminar
  9. EM casa tenho uma pequena farmacia/mala que comprei no de borla que tem 2 andares onde tenho os itens para fazer primeiros socorros - pomadas, compressas, adesivo, soro, betadine, pinça, pensos rapidos - (acho que é importante termos os itens juntos numa embalagem pratica, de forma que quando for preciso é so pegar na mala).
    Quanto aos medicamentos os charopes estão no friogrifico (como alteram com o calor, estão na porta do frigorifico assim não arrisco), os comprimidos estão numa caixa do IKEA no WC, em cima do armario. Um conselho, quando abrirem qualquer frasco (quer de medicamento ou de remedio para curativo coloquem a data de abertura - escrito a vermelho na embalagem, de forma a termos o controle que este tenha a duração de 1 ano apos a abertura.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma farmácia bem maior que essa em casa mas também sou farmacêutica tenho desculpa ! A sua farmácia ta óptima com os básicos e indispensáveis ! Faltam algumas coisas de primeiros socorros que as vezes precisamos é nunca temos quando é necessário. Os medicamentos por incrível que pareça nunca devem ser guardados na wc devido às condições de humidade e temperatura . Cozinha , idealmente longe de fontes de calor. Altera a composição! Eu tenho no quarto dentro de uma gaveta também com umas caixas do ikea ! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Também tenho uma farmácia em casa. Está organizada por temas, alfabética e artigos para curativos. Não achas a cozinha um local quente para guardar medicamentos? Bjs

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho duas caixas transparentes. Uma para os medicamentos diarios( mascara da asma, fluxotaide, nasomet, agua do mar), e urgentes(ben-ur-on, brufen,)esta fica na parteleira de cima mesmo á vistapor causa do corre corre. A outra caixa fica na prateleira de baixo porque é para o desnublizador,Atrovent, meias e ligas,). Todos os anos em Agosto por ser férias sem stress, faço a fiscalização ás datas e ás quantidades; se tiver que deitar fora (entrego na fármácia) escrevo numa lista para quando for ao médico pedir novo.

    ResponderEliminar