segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Organização da Despensa




Perguntam-me muitas vezes como é que, desde que mudei de casa, passei a organizar a nossa “despensa”. Ora bem, tal como na outra casa, quando pensamos e desenhamos a nossa cozinha, optamos por manter o armário despenseiro. Pessoalmente acho mais prático ter tudo assim perto e arrumado dentro do armário. Claro que na cozinha só guardo os bens alimentares.
Tudo o que seja detergentes, papel higiénico, e outros volumes maiores - e como temos espaço - são guardados na lavandaria.
Acabo a ter duas portas para o armário despenseiro - uma do lado direito do forno e do microondas, e outra do lado esquerdo. De um dos lados, guardo as coisas que ainda não estão abertas. As embalagens novas de farinha, açúcar, massa, café, arroz, sal, o atum, o tomate pelado.... a água das pedras, os rolos de papel de cozinha, os guardanapos de papel, o azeite,  e as caixas onde tenho algumas coisas mais dedicadas à doçaria, como folhas de gelatina, chocolate de culinária, pepitas de chocolate ou pasta de baunilha.
Do outro lado é que há mais “movimento”, e onde guardo as coisas que utilizo quase diariamente: as farinhas diversas (de alfarroba, de trigo, trigo sarraceno, centeio) de , as massas que estão abertas e a uso, os vários tipo de arroz, as leguminosas secas, os frutos secos, os fermentos e as muitas caixinhas e frascos com tudo o mais alguma coisa: açúcar (branco, demerara, amarelo, em pó, mascavado), coco ralado, e em lascas, sementes de girassol, de abóbora, de linhaça, Passas e chips de banana seco. Cacau em pó. A aveia.
Há também caixas de arrumação onde coloco sacos de plásticos para arrumação vária, e as restantes prateleiras servem para arrumar pequenos eletrodomésticos ou outras coisas que se usem menos vezes. (Normalmente nas prateleiras de baixo)
Na verdade são ainda algumas coisas, mas uma variedade de produtos que me permite cozinhar o habitual aqui por casa.
Apesar de haver sempre uma ou duas tabletes de chocolate por aqui, dificilmente encontrarão bolachas, batatas fritas de pacote, ou alimentos mais processados, que raramente entram na lista de compras e consequentemente na despensa cá de casa.
Para nós o espaço é mais do que suficiente para as mercearias.


E vocês? Como organizam a vossa despensa? Onde arrumam as vossas mercearias. Há caos ou há ordem?

9 comentários:

  1. Eu desde que mudei de casa ainda não consegui encontrar a arrumação ideal. A cozinha é mini e não tenho muito espaço para a despensa.

    ResponderEliminar
  2. Eu desde que mudei de casa ainda não consegui encontrar a arrumação ideal. A cozinha é mini e não tenho muito espaço para a despensa.

    ResponderEliminar
  3. Tento sempre que impere a ordem e não o caos. Tenho uma cozinha muito pequena e não tenho despensa, por isso tenho de organizar muito bem os armários da cozinha para que tudo funcione. Depois tenho um despenseiro na marquise onde guardo alguns produtos. Ainda na cozinha, de forma a manter tudo mais pratico e bonito, utilizo muitos cestos, um para os frascos de sementes, outro para café, chás e cacaus, outro para enlatados, e por aí. :)

    ResponderEliminar
  4. Também tenho um despenseiro que, no meu caso, tem que levar também os produtos de limpeza - ponho no módulo à direita e de baixo. Não correr riscos de vazamentos que pudessem escorrer para algum alimento.
    Também tenho um módulo para o que já está aberto e outro para os "suplentes". O que fiz nos que já estão abertos foi acondiciona-los em potes próprios com o mesmo design. Transparentes para vermos o que lá tem. Visualmente fica engraçado e parece bem organizado.

    Uma das prateleiras leva os meus livros de culinária - Descobri que não cabe nem mais uma formiga nesse "departamento". Tenho 3 livros seus! :))

    Boa semana

    Sónia
    www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,

    Todas as manhãs venho consultar os seus dois blog's, e é com satisfação que vejo que este está com mais movimento. Por norma não costumo comentar, mas desta vez queria dizer-lhe que estes post's são uma inspiração. Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não consegui organizar a 100% por falta de espaço.
    Na minha despensa tenho as embalagens fechadas atrás e à frente as embalagens iguais que já estão a uso.
    Na cozinha só tenho especiarias, os sais aromático e flor de sal; azeite e óleo. O resto está tudo na despensa.
    A maior chatice é quando me esqueço de alguma coisa tenho de ir à despensa mas faço ginástica. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/dia-um-na-cozinha-e-gelados-caseiros.html

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Adoraria ter uma cozinha como a tua, pq em termos de arrumação é espectacular! Mas, a mh cozinha está organizada de forma diferente: apenas tenho alguns detergentes num armário inferior, debaixo do lava-loiça, noutro mais ao lado estão os azeites, vinagres, óleos e afins, num armário superior estão as especiarias e temperos dum lado e os cafés e açúcares do outro. O resto está tudo numa pequena despensa, organizado em prateleiras e está relativamente tudo acessível de modo a agarrar consoante a necessidade :) Qd for 'grande' quero assim uma cozinha ou, pelo menos, uma que dê para eu ter tudo o q preciso para cozinhar de modo mais desafogado :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  9. Na minha despensa há ordem. Tudo em cestos devidamente identificados por temos. Cestos com bebidas, com e sem álcool, mercearia diversa, produtos para bolos, enlatados e conservas, enfim ... seria melhor se tivesse mais espaço. Faz-se o que se pode. Bjs

    ResponderEliminar