segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Aniversário no Jardim e uma Festa para Todos (e como organizei a festa!)


A semana que passou não foi fácil. Com dois filhos a fazerem anos num espaço de menos de 1 semana, e uma festa para cerca de 30 adultos e 12 crianças para preparar, o meu tempo foi quase todo ocupado a preparar o jardim e a cozinhar para receber os amigos e a família. Ainda bem que o tempo ajudou, e foi possível uma festa simples mas bonita para os meus dois filhos!
Como habitualmente me pedem sempre muitas ideias e sugestões de organização de festas/almoços/lanches para muitas pessoas, este post serve para esclarecer algumas dúvidas que possam ter, e para vos tentar ajudar a prepararem algo do género.
Sei que muitas vezes têm dúvidas quanto às quantidades e, a título exemplificativo, e para este número de convidados vou deixar uma listagem de tudo o que fiz.
A festa estava marcada para as 16h30 - sendo que era uma festa de crianças, com crianças e adultos, mas apenas família e amigos próximos. Mesmo assim eramos muitos. A ideia era um lanche, sendo que há sempre espaço para jantar. Ou seja, todos ficaram para o jantar! 
Normalmente divido a comida em duas fases: para a parte de lanche, coloco salgados e todas as sobremesas e fruta. E só depois de cantarmos os parabéns e de comermos o bolo, é que há espaço para o jantar (e o jantar normalmente comporta 1 ou 2 pratos quentes e sopa ou canja), sendo que as sobremesas são o que sobrou do lanche.



O que preparei então?
Na fase do lanche, havia uma tábua de queijos - com queijo da Serra, queijo da ilha, queijinhos de vaca curados, camembert e brie (1 unidade de cada). Havia também uma tábua de enchidos com presunto, salami, paiola e chourição alentejano (cerca de 250g de cada) e duas variedades de patês, uma de fígado de aves e outra de porco. Pão fresco, tostas e bolachas de água e sal, assim como azeitonas retalhadas. Ainda nos salgados fiz dois pães recheados, uma espécie de pizza enrolada (receita do blogue com o nome de pãozão e que podem encontrar aqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2007/07/pozo.html). Fiz ainda uma tarte salgada de atum, uma salada de massa (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2016/09/salada-de-massa-com-bacon-cogumelos.html) e uma empada folhada de frango e alho francês (mais simples do que fazer empadinhas em doses individuais, coisas que evito quando cozinho para tantas pessoas!)
Compre ainda crossaints folhados em miniatura, cerca de 35 unidades que fiz com queijo e fiambre para os mais pequenos.



Nos doces preparei além dos dois bolos de aniversário, uma Pavlova com Curd de Limão (http://paracozinhar.blogspot.pt/2016/02/pavlova-de-limao.html), um bolo de bolacha e café (http://paracozinhar.blogspot.pt/2007/02/bolo-de-bolacha-e-caf.html), uma tarte de maracujá (http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/09/tarte-fria-de-maracuja.html), uns muffins simples de framboesas e de chocolate, uma tarte de requeijão e de amêndoa, baba de camelo (http://paracozinhar.blogspot.pt/2008/11/baba-de-camelo.html) e leite creme caseiro (http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/04/leite-creme-de-laranja-e-baunilha.html). Havia ainda melão em cubinhos, uvas e ananás em pedaços.
Todas estas coisas estavam prontas a serem servidas e nas mesas às 16h30 e foram o lanche. 
Lanchamos, convivemos, conversamos e os miudos correram e brincaram pela relva, jogaram futebol com a baliza insuflável e brincaram na tenda e no tapete das brincadeiras com os legos. os playmobil e os carrinhos. Foi uma animação para os miúdos e um descanso para os adultos. (a grande vantagem de existir um jardim!)
Por volta das 19h00 cantámos os parabéns e só por volta das 20h servi o jantar.
Nessa altura tinha canja de galinha, uma pá de porco assada em forno lento, e que servi desfiada para colocar em paezinhos bijou (comprei cerca de 40, mas não se comeram todos) com salada e maionese de lima e malagueta e ainda dois tabuleiros de Bacalhau rápido : http://paracozinhar.blogspot.pt/2008/03/bacalhau-rpido.html  - mas do qual um ficou por abrir, e que acabou pro ser o almoço do dia seguinte.



A decoração foi simples: mesas com toalhas brancas, louça branca, copos, frascos de vidro com as talheres espalhados pelas mesas e na mesa de apoio, Uma pequena mesa tinha a “coffee station”, com a máquina de capsulas pronta a ser usada, capsulas e um tabuleiro com chávenas de café, e uma cestinha com pacotinhos de açúcar e colheres - deixa de haver preocupações em tirar café e cada um vai tirando o seu quando lhe apetecer.
Optei por ter várias mesas. Numa delas, debaixo no nosso “lounge”, coloque a tábua de queijos e enchidos, os patês, pão e tostas e azeitonas. Era onde tambem estavam as taças de espumante e alguns talheres.



Na mesa principal, debaixo da nossa pérgula (e que habitualmente é a nossa zona de refeições no jardim, também com toalhas brancas, estavam todas sobremesas, fruta e restantes salgados).
Na banca da churrasqueira - que serviu como apoio, havia mais pratos, copos e talheres.
Havia ainda uma pequena mesa com os bolos de aniversário, as garrafinhas com palhinhas para as bebidas das crianças e sumo de laranja natural.
As restantes bebidas refrescaram numa tina de zinco (do IKEA) cheia de gelo, e onde estavam as minis, as garrafas de vinho verde e espumante e os refrigerantes, e onde cada um se podia ir servir.
As decorações da festa: balões, grinaldas, marcadores com o nome das sobremesas e os palitos com corações identificativos, foram todos comprados ou nas lojas Tiger ou na loja chinesa a que vou habitualmente, e não gastei mais de 10 euros com todas essas decorações. Os guardanapos das estrelas são na marca KASA do continente, e as garrafinhas com as palhinhas foram um projeto DIY meu, que vos explicarei noutro post. 



No final ninguém passou fome e ainda sobrou comida para 7 adultos e 5 crianças almoçarem no dia seguinte e ainda há uns restos de sobremesas pelo frigorífico!
Dá algum trabalho, mas com organização e ideias simples é possível fazer uma festa simpática para todos. 

Espero que tenham ficado de certo modo esclarecidos - já que tantas vezes me fazem perguntas acerca da organização, ementas e quantidades neste género de festas.

14 comentários:

  1. Caído do céu!!! Estou a preparar uma festa para breve muito semelhante e estava sem ideia nenhuma.Aqui tenho o plano para a minha (com uma ou outra adaptação :) )

    ResponderEliminar
  2. Caído do céu!!! Estou a preparar uma festa para breve muito semelhante e estava sem ideia nenhuma.Aqui tenho o plano para a minha (com uma ou outra adaptação :) )

    ResponderEliminar
  3. Joana, realmente, quando há vontade, tudo se faz ;) E claro, ajuda imenso ter assim um espaço ao ar livre para todos conviverem e as crianças passarem bem o tempo. Continuo a achar q estas festas caseiras são sempre mt melhores do q alugar quintas para festejar os aniversários dos filhos e, pelo q tenho ouvido, é a 'moda' aí por Coimbra... Estas festinhas, em casa, dão trabalho, é evidente, mas acabam por ser muito mais memoráveis e únicas do q ir a uma festa numa quinta, onde td a gente faz o mesmo :/ Bjinhos e, mais uma vez, parabéns por todo esse trabalho e criatividade :)

    ResponderEliminar
  4. Veio mesmo calhar... tenho que iniciar a preparação de uma festa... assim já vai ser mais fácil... muito muito obrigada

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Joana, a pizza enrolada do nome paozao serve quente ou fria? Bj

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana!

    Muitos parabéns pelo aniversário dos pequeninos, pela festa que organizou e pela partilha de todos os detalhes, inclusive de se dar ao trabalho de colocar os links com as receitas!

    Obrigada por isso e parabéns estava tudo com optimo aspecto.

    Um beijinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde
    Joana
    muito obrigada por partilhar a festa dos seus meninos.Parabéns para eles e tudo do melhor para si.
    Estava tudo com um aspecto magnifico.
    beijinhos
    natália Andrade

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Joana
    que magnifico post.
    Pode indicar-me a qual tina do Ikea se refere?

    Obrigada
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana... pode acrescentar ao post a organização de véspera... ou seja. O que tem de fazer no próprio dia e na véspera. Deduzo que na véspera faz docesce salgados servidos frios. No dia trabalha apenas o forno, cortar fruta pão, fazer sopas e empratar. Dúvida: o bacalhau e carne temperave preoaracde véspera? Obrigada... se puder ajudar

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar