Hoje uma pequena dica para poupar tempo, inspirada numa coisa que a minha avó Celeste fazia, e complementada com uma sugestão de uma leitora, e que por ser tão prática, nã podia deixar de partilhar aqui.
Quando a minha avó Celeste começou a ficar mais velhota, e mais limitada nos movimentos, principalmente das pernas, e a achar que não ajudava nada, a minha mãe, dava-lhe pequenas tarefas para fazer. Uma delas era descascar alhos, que se guardavam numa caixinha, prontos a usar, no frigorífico.
Num dos últimos post aqui do blogue, uma leitora sugeriu, para poupar tempo, ter alhos descascados e prontos a usar num frasco com azeite. A ideia pareceu-me bem, uma vez que realmente, quando começava a passar muito tempo, os alhos começavam a ficar meios murchos. A ideia de os conservar em azeite até serem utilizados pareceu-me óptima, e decidi colocá-la em prática.
Como tem sido realmente útil, e pode ter passado despercebida a algumas pessoas, partilho-a aqui.
Basta descascarem os dentes de alho e guardarem-nos num frasco coberto com azeite e irem usando à medida das necessidades. O azeite, fica aromatizado com o alho e pode ser usado normalmente em refogados.
Obrigada pela dica!
Olá, bom dia.
ResponderEliminarDesde já obrigado pela dica que é muito boa, no entanto tenho uma dúvida.
Guarda o fraco com azeite e alhos descascados no frigorífico ou guarda na "despensa".
Obrigado.
Guardo na banca da cozinha, ao lado do sal. Mas faço apenas para mais ou menos uma semana. Para não ficara ali muito tempo.
EliminarUm beijinho,
Joana
Mas que excelente ideia!
ResponderEliminarOlá! Gostei mt da sugestão pois odeio descascar alhos e assim descasco uma serie deles e fico despachada por uns tempos. Quanto tempo será seguro manter esta conserva sem estragarem? Obrigada
ResponderEliminarNão sei quanto tempo poderá ser seguro. Eu faço para me durar mais ou menos uma semana.
EliminarUm beijinho,
Joana
Joana, também tenho a mesma dúvida: assim conservados em azeite, é necessário guardar no frigorífico? Obrigada.
ResponderEliminarEu não guardo. Mas faço para durar mais ou menos uma semana.
EliminarUm beijinho,
Joana
Fiz algumas conservas quer em azeite quer em vinagre mas depois fiquei preocupada com a questão do botulismo. Alguém me poderia responder a esta preocupação? Agradeço.
ResponderEliminarTalvez este excerto da Wikipedia ajude:
ResponderEliminar"O C. botulinum e seus esporos estão amplamente disseminados no solo, pelo qual contamina os alimentos. São anaeróbios estritos, por isso só se desenvolvem em alimentos hermeticamente fechados, onde não há oxigênio. No Brasil se registraram casos nos últimos anos (1995-2007) em conserva de palmito, torta de frango, patê de fígado e tofu em conserva importadas da China clandestinamente.
Se desenvolve nas conservas, produz a toxina, a qual é destruída pelo calor. Por isso ocorre sempre em conservas não aquecidas. Em março de 2011, no Norte de Santa Catarina foram registradas mortes por suspeita de Botulismo, possivelmente causadas por ingestão de mortadela contaminada pela toxina botulínica.[4][5]
Não se desenvolve em pH < 4,6 (ácido), uma das causas dos surtos é a falta de acidez nas conservas. Os esporos são muito resistentes ao calor, conservas não ácidas devem ser esterilizadas (121 C). Nas conservas de carne, o nitrito (200 mg/kg) é utilizado como inibidor: salsichas, mortadelas, etc."
Bom dia, gostaria de saber se também resulta com cebolas? Obrigada (Sara)
ResponderEliminarOlá Sara,
EliminarQuando tenho cebolas a mais, ou a estragarem-se corto-as em meias-luas ou em cubos e congelo.
Depois é só tirar a quantidade que preciso...
Bjs,
Teresa C.
Obrigada Teresa :)
EliminarCom cebola numa experimentei....
EliminarUm beijinho,
Joana
Olá Joana,
ResponderEliminarTambém coloco os alhos já descascados num frasco, para poupar tempo.
Normalmente guardo os alhos e as cebolas no frigorífico, mesmo comprando pouca quantidade ás vezes começam a grelar e, assim aguentam mais tempo. Além disso dei conta que quando tiro as cebolas do frigorifico e as corto para algum refogado... não «choro».
Quanto aos alhos, normalmente descasco uma cabeça de cada vez e coloco os dentes de alho dentro de um frasco sem nada dentro (nem azeite) e depois no frigorífico. Para mim resulta assim, e dura pelo menos uma semana sem problemas.
Se sei que numa dada semana vou cozinhar, mais descasco mais cabeças de alho e faço igual.
Até hoje nunca tive problemas.
Bjs,
Teresa C.
Eu coloco alhos, tomate seco (caseiro), óregãos, louro, o que resulta num azeite aromatizado que dá um toque especial na cozinha
ResponderEliminarBOA TARDE.
ResponderEliminarQUANTO TEMPO AGUENTA?
É NECESSÁRIO COLOCAR NO FRIGORIFICO?
OBRIGADA.
Eu não guardo no frigorífico. E nunca faço para durar mais de uma semana.
EliminarUm beijinho,
Joana
Gostei imenso da ideia e vou experimentar, embora já faça algo semelhante que é descascar os alhos e congelá-los. Também é muito prático.
ResponderEliminarBOA DICA, VOU COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, BJS E BOA SEMANA
ResponderEliminarOlá Joana esta semana ando numa de organização, pois fui mãe pela segunda vez há um mês e as rotinas alteraram-se um pouco. Hj fiz esta dica dos alhos descascados, mas cortei-os logo como se fosse para temperar bifes. Não me apercebi que eram inteiros. Fiz apenas p dura uma semana.Fiz bulgur com frutos secos e grão assado. Salada com tomates e uvas. Fiz a base da sopa e congelei, nunca fiz antes este processo. Fiz carne guisada, piquei e congelei para fazer um empadão. Cortei legumes e coloquei em sacos individuais para fazer sopas mais frescas no pp dia. Mas surgiu-me uma duvida, as batatas não se aconselham congelar, pois não? Outra duvida, se eu fizer uma lasanha ou uns canelos ou bacalhau com natas, preparado tudo , faço o bechamel com as natas e vai o preparado todo ao congelador? penso que li um dia que as natas não se deviam congelar. ah e fiz como a Joana comprei pires novos com tampa assim sim será mais facil sair do congelador e forno. obrigada e beijinhos
ResponderEliminar