quinta-feira, 16 de março de 2017

#1 Planeamento das Refeições da Semana


Há umas semanas expliquei por aqui todo o meu planeamente e organização nas refeições da semana, que faço habitualmente à segunda feira - e que faço para todas as refeições da semana, de segunda a sexta-feira (para a maioria das pessoas, o dia ideal para isto será ao domingo ao final do dia...) Sei que gostaram das ideias e das dicas e recebi imensos mails para fazer isto todas as semanas. Não vos quero aborrecer com este tema, mas percebi que pode ser importante para muitas pessoas. Por isso, decidi partilhar novamente o meu planeamento da semana que agora termina, e, ocasionalmente voltar a fazê-lo para que, quem quer organizar-se assim, se oriente melhor.  Depois das compras feitas à sexta feira e do cabaz recebido - e os legumes preparados e já orientados, como a salada lavada e pronta a usar numa caixa hermética própria para saladas e que fecha a vácuo, o alho francês cortado em rodelas e lavado, os brocolos separados em raminhos, a couve flor também lavada e cortada em raminhos, a couve lavada e pronta e pronta a usar... Na segunda feira de manhã, foi então altura de colocar a mão na massa. (No domingo à noite deixei a descongelar no frigorífico tudo o que necessitava para cozinhar - e que tinha comprado e congelado na sexta feira!)
(Não fiz sopa porque tinha feito no dia anterior, e voltei a fazer quarta feira, enquanto fazia o almoço!) 

Lavei tomate cereja e coloquei numa caixa hermética. Descasquei alhos e guardei-os num frasco com azeite para estarem prontos a usar. Descasquei batatas e cenouras e cebolas.
Depois piquei as cebolas grosseiramente no robot de cozinha juntamente com alho. Dividi por duas panelas: numa comecei a cozinhar o peixe estufado com ervilhas para o jantar (2ª feira), e noutra a fazer uma cebolada clássica para bacalhau (5ª feira). Ao mesmo tempo cozi a vapor a couve flor, cenoura e 1 batata doce para fazer um puré. 
Enquanto isto, temperei coxas de frango com as especiarias, cebola às rodelas e um pouco de azeite (3ª feira) cobri o pirex com película aderente e coloquei no frigorífico - no dia seguinte foi só retirar a película e colocar no forno a assar ao final do dia, para o jantar. Aproveite e temperei também a carne de porco (4ª feira almoço) e guardei numa caixa hermética no frigorífico, e cortei também o pimento e a cebola em tirinhas, que guardei também numa caixa hermética no frigorífico, prontos para entrar na cataplana. No dia, é só colocar a carne temperada, a cebola e o pimento e os restantes temperos e ingredientes na cataplana e deixar cozinhar, assim como fazer o arroz de acompanhamento.
Os legumes do puré ficaram prontos e triturei e temperei. Uma parte foi para uma caixa hermética mais pequena, para acompanhar o peixe estufado com ervilhas que entretanto também ficou pronto e também foi colocado numa caixa hermética, e coloquei tudo no frigorífico.
Ao restante puré misturei e cebolada de bacalhau (5ª feira) e coloquei num pirex de ir ao forno (tenho daqueles com tampas herméticas). Por cima coloquei um pouco de pão ralado e de queijo parmesão. Tapei e congelei. Quarta à noite retiro do congelador para o frigorífico para descongelar durante a noite, e quinta ao jantar vai ao forno apenas para gratinar e aquecer.
Cozi depois mais batata (4ª feira ao jantar) e enquanto as batatas coziam preparei a couve de acompanhamento (3ª feira) e ralei a cenoura e juntei tudo - a maçã só ralo no dia e na hora porque oxida. Preparei também a batata - ralada para o rosti (3º feira) - que guardei em água numa caixa hermética no frigorífico. No dia, enquanto as coxas de frango assam, termino a salada e faço o rosti.
Preparei também o pimento para a cataplana (4ª feira almoço)
Depois das batatas cozidas triturei e juntei atum e os restantes ingredientes (4ª feira jantar) e fiz a mistura para os fishcakes. Guardei numa caixa hermética no frigorífico. No dia é só moldar em forma de hamburguer, passar por ovo e pão ralado e “fritar” num fio de azeite.
Enquanto fazia a mistura e arrumava a cozinha coloquei uns brócolos a cozer a vapor, que também guardei numa caixa hermética depois de prontos. Ainda fiz mais uma dose do “iogurte” de coco e framboesa que o meu miúdo mais velho adora.
Na quinta à noite retiro a carne para o jantar de sexta, e na sexta à noite preparo tudo: cozinho os bifes, salteio a couve e faço a farofa. O arroz é só aquecer as sobras que propositadamente fiz a mais para o almoço de quarta feira.

Aqui fica mais uma vez o planeamento das minhas refeições da semana. Mais uma vez, espero ter ajudado.

Ementa da semana:

2ª feira: Peixe estufado com ervilhas com Puré (couve flor, batata doce e cenoura) e brócolos cozidos

3ª feira: Coxas de frango Assadas com especiarias, rosti de batata doce e salada de couve, cenoura e maçã

4ª feira: Cataplana de porco com arroz e brócolos cozidos (almoço) e Fishcakes de batata e atum com salada verde (jantar)

5ª feira: Empadão de Bacalhau (usei o mesmo puré de couve flor, batata doce e cenoura de segunda feira) com brócolos - congelei depois de pronto na segunda feira, e na quarta à noite coloquei a descongelar no frigorífico para fazer na quinta à noite.


6ª feira: Bifinhos na Frigideira com alho, couve mineira, arroz branco, laranja e farofa

29 comentários:

  1. Por acaso não tenho o hábito de preparar as refeições para a semana inteira, mas tenho visto algumas dicas sobre o assunto.
    De facto poupa-se bastante tempo e há muita coisa que pode ser feita com antecedência.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom mesmo Joana venham mais posts destes excelente ajuda muito obrigada não me importo nada que todas as semanas coloque um post como este

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Para a semana toda não costumo preparar mas deixo adiantado para os dias que quero ir ao ginásio, e claro faço sempre a ementa semanal. :-)
    Belíssimas dicas.

    ResponderEliminar
  4. Continente está com 50% direto nos pyrex com tampa. Fica a dicq lol

    Margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Costumo fazer isso tbm a segunda feira.
    Fico com imenso tempo livre no resto dos dias.
    Obrigada pelas dicas e venham mais posts destes. Parabéns pelo trabalho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Um post destes semanal parece-me mt bem! São sempre bem vindas ideias de organização e de sugestões para a ementa semanal!
    NR

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada! !!:)

    ResponderEliminar
  8. Para quem chega tarde do trabalho, com banhos para dar e mais milhentas tarefas para fazer (mesmo que repartidas com o marido, estas sugestões são outro sobre azul!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,

    De facto és uma inspiração. Eu juntei-me com o meu namorado a +/- 1 ano e uma das principais dificuldades foi a organização com a alimentação.

    Ao inicio foi o caos. Não apetecia cozinha e íamos constantemente comer fora (Ainda hoje me pergunto como a minha mãe conseguia com 2 filhas e um trabalho de 12h).

    Desde que inicias-te este tipo de dicas, a coisa melhor imenso. Agora os jantares e almoços fora são menores e conseguimos comer de forma saudável e sem preguiças.

    Obrigado Joana. Obrigado por tudo o que tens feito e, por favor, continua a fazer.

    Cumprimentos, Carina Ivo

    PS: Que caixinhas são essas para salada?

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana, sugere algum tipo de peixe para estufar?

    ResponderEliminar
  11. Joana, para aquecer os legumes já cozinhados leva novamente ao fogão ou aquece no micro ondas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Aborrecer-nos com este tema???? Não imagina o jeito que dá (pelo menos a desorganizadas como eu)!

    ResponderEliminar
  13. Sim, é verdade! Nunca são demais estes posts! Uma inspiração!

    ResponderEliminar
  14. Olá, Costumo fazer ementa semanal, mas preparava tudo ao longo dos dias. Acho que para a semana que vem vou experimentar deixar adiantadas muitas coisas logo no início da semana. Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Também vou tentar organizar-me melhor e com estas sugestões será bem mais fácil!

    ResponderEliminar
  16. Ao ler estes posts dá vontade de nos organizarmos melhor. :)

    ResponderEliminar
  17. Mal posso esperar pelas próximas ideias para o planeamento semanal!

    ResponderEliminar
  18. Pelo que entendi o puré fica já temperado, ao aquecer junta-se mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
  19. amo o seu blog, desde o inicio, obrigada por nos ensinar tanto...
    obrigada pelas suas partilhas...
    Espero por si no meu blog http://pratosdabela.blogspot.com
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá, Joana.
    Dá muito jeito.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  21. Estas sugestões, bem como as que publicou anteriormente, já me ajudaram bastante a orientar-me melhor com os jantares cá de casa.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. É uma ótima ajuda para quem trabalha fora e no final do dia ainda tem as atividades extra dos 2filhos, tpc,banho e,claro,o jantar. Assim é muito mais rápido e tranquilo, além de ficar com mais tempo para os filhotes e para mim. A semana que passou já usei este método e só posso dizer que a diferença de tempo na preparação do jantar é enorme! Não sei porque é que não comecei antes... Já tenho as compras todas feitas (hoje de manhã foram os legumes e frutas no mercado) e amanhã preparo tudo. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde Joana mais um excelente post. Contudo a minha preocupa-me sempre a durabilidade dos alimentos e a sua conservação. Fico sempre com receio que se estrague e para além da sopa e arroz nunca preparo as refeições com tanta antecedência. Caso saiba seria interessante um post onde aborda a conservação dos alimentos.
    Bom trabalho e obrigada

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Joana, descobri estes posts das ementas há pouco tempo e estou fascinada! Muitos parabéns e muito obrigada pela partilha. Ainda ando a perceber como guardar os alimentos e como me orientar com as compras, mas daqui a uns dias vou tentar, pois faco os jantares sem planear e acabam por ser repetitivos. Gosto muito dos seus livros. Obrigada, Magda

    ResponderEliminar
  27. À espera de novas sugestões!:)

    ResponderEliminar