quinta-feira, 20 de abril de 2017

Eu, viciada em louças me confesso....


Muito me perguntam acerca das louças que utilizo, e que vêm nas minhas fotografias. Eu adoro louça, e confesso que tenho imensas coisas e arranjo sempre desculpas para comprar mais...
Gosto essencialmente de travessas, pratos de bolos, taças grande e pequenas em vez de pratos de refeição... Uso habitualmente pratos brancos lisos que combinam com tudo. Por isso a minha preferência é sempre a chamada louça de servir.

Tenho um carinho especial pela louça da Bordallo Pinheiro. Tenho imensas peças, umas compradas por mim e quase outro tanto oferecidas. São lindíssimas (na minha opinião, claro!) e animam qualquer mesa simples. Para mim fazem a diferença. A maioria das peças que compro, compro essencialmente na loja da fábrica, nas Caldas da Rainha. E maioritariamente, desde que existe, no outlet da loja, onde se encontram peças com pequenos defeitos e muito mais baratas. Na maioria das vezes os defeitos mal se vêm, e se gostam de ter variedade como eu, vale imenso a pena. Não há viagem para aqueles lados que não mereça uma passagem por lá  - o marido já sabe!! - e também já aconteceu ir de Coimbra às Caldas de propósito para ir à loja, e claro que aproveitamos o passeio para outras coisas também.

Mas compro em todo o lado. No Continente da marca KASA há coisas muito giras e tenho também imensas travessas de ir ao forno, e de servir e até comprei recentemente uns copos que de tão giros até os uso como taças em algumas sobremesas. No Continente também algumas vezes compro louça a peso, ou de refugo, também a preços simpáticos e muitas vezes peças muito giras. O mesmo no DeBorla, onde comprei recentemente uma travessa branca que adoro e onde se encontra muitas vezes louça avulso engraçada. Dou sempre uma vista de olhos para ver se há alguma coisa que goste!
Nos últimos anos, tenho também comprado algumas coisas num atrelado/roulote que costuma estar em Vila Real de Santo António, na praça central, e que tem imensa variedade e coisas também em conta e muito engraçadas....
Basicamente compro em quase todo o lado onde vejo coisas que goste. Com um carinho especial para as coisas da Bordallo Pinheiro.


(Também tenho algumas peças mais clássicas da Vista Alegre e da Atlantis, a maioria prendas de casamento ou outras peças que me ofereçam em ocasiões especiais... E muitas coisas herdadas das minhas avós, pela qual tenho um enorme carinho e um cuidado muito especial!)

11 comentários:

  1. Também adoro louça,já não tenho é espaço para colocar mais! mas de vez em quando lá vêm pais umas peças! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Em Lisboa há às "Cerâmicas da Linha", louça desse gênero ao peso.Uma tentação . Procure no FB :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Torres Vedras, O Casinhoto, com a mesma louça mas mais barata.

      Eliminar
  3. Adooooooooooooooooooooooooooooro!!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  4. Também adoro louça mas falta-me espaço :)

    ResponderEliminar
  5. Ahhh seu eu tivesse mais espaço... :)

    ResponderEliminar
  6. O que nao falta por aí é louça bonita.
    Em toda a parte.
    Nem entendo como podem as pessoas se espantarem tanto, quando em qualquer lugar encontra-se louça original, diferente, colorida, vários formatos e feitios...

    Partilho contigo o gosto pela louça Bordalo Pinheiro. Tenho um set de couves - ainda a aguardar uso, infelizmente.

    ResponderEliminar
  7. O difícil é arranjar espaço para louça!
    Eu prefiro ter o essencial a ter tudo o que acho giro - porque louça ocupa espaço.
    No entanto já tenho umas 5 caixas de papelão cheias delas!!
    E quando vejo uma tacinha bonita ou assim, trago comigo - mas isto agora, que mudei de país e não trouxe nenhuma louça comigo, como é obvio :))

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro loiça e principalmente que tenha estampados e formas diferentes. Tenho uma colecção de canecas que mete inveja a uma loja ! E como vivo em Vila Real de Santo António passo pela roloute passo por lá uma vez por semana e normalmente vem sempre "qualquer coisinha". Se passasse todos os dias, já não tinha armários para tanta loiça. E se soubesse que tinha vindo cá tinha lhe mostrado uma loja que fica a cerca de 100 metros dessa roulote de loiças que vende loiça ao quilo e tem loiças de "perder a cabeça" ...

    ResponderEliminar