quarta-feira, 6 de setembro de 2017

#5 Planeamento das Refeições da Semana


Para quem necessita de “inspiração” e de um incentivo para se começar a organizar melhor, nada melhor do que o início de Setembro e do ano escolar e o recomeço das férias para um pouco de vontade extra.
Mais uma vez partilho o meu planeamento das refeições da semana, e a sua  organização. 
Para quem ainda tem algumas dúvidas (e claro que não somos todos iguais, e cada um terá o seu método preferido), posso dizer-vos que rentabilizo muito melhor o meu tempo durante a semana, porque “eliminei” a preocupação das refeições e tenho tudo orientado, e tenho mais disponibilidade para estar com os miúdos, principalmente naquela hora mais crítica - que coincide com a hora de jantar - das 18h às 20h....

Ementa Semanal:

2ª feira: Ervilhas com Ovos Escalfados e Paio de Porco Preto + Arroz
3ª feira: Pregado no Forno + Brócolos ao vapor + batatas salteadas
4ª Feira: Pastéis de Bacalhau com Batata doce + salada (almoço)
Pernas de Peru assadas + arroz + salada (jantar)
5ª feira: Canelones ou Crepes com Requeijão e Espinafres + salada de tomate
6ª feira: Carne de Vaca Estufada + puré + salada

Esta segunda feira, não comecei por fazer sopa, porque tinha feito no sábado à tarde, pelo que só voltarei a fazer a meio da semana (provavelmente hoje, quarta-feira).
Cortei a carne de vaca em pedaços (era um pedaços para cozer), e coloquei na panela de cozedura lenta juntamente com pimento em cubinhos, cebola picada, alho francês em rodelas finas, sal e pimenta, e um pouco de chilli oil. Liguei a panela no mínimo e estará tudo pronto em 8 horas.
Depois comecei a preparar as restantes coisas. Coloquei uns ovos a cozer, não para nenhuma refeição da semana, mas para ter disponíveis para pequenos almoços e lanches rápidos. 
Noutra panela coloquei uns dentes de alho e azeite e saltei os espinafres congelados com o alho aos quais depois de cozinhados juntei o requeijão esfarelado e temperei com sal, pimenta e noz moscada.
Enquanto os ovos e o recheio de espinafres e requeijão cozinhava, temperei o peru para assar, coloquei película aderente e coloquei no frigorífico. Descasquei batata doce e parti-a em rodelas grossas. Coloquei num recipiente com água, tapado, no frigorífico.
Assim que os ovos ficaram cozidos, coloquei-os em água fria para arrefecerem antes de os descascar. Coloquei a mistura de espinafres e requeijão numa caixa de vidro hermética e guarde no frigorífico.
Depois, preparei um refogado com um pouco de paio de porco preto e tomate, ao qual depois juntei as ervilhas para irem cozinhando. Descasquei mais batatas e coloquei a cozer juntamente com bacalhau. Enquanto tudo isto cozinhava, preparei brócolos que cozinhei ao vapor no microondas com a MicroGourmet da Tupperware.
Descasquei os ovos e guardei-os também no frigorífico numa caixa de vidro hermética, e preparei salada de alface que guardei numa saladeira que fecha a vácuo (da borner).
Retirei as batatas e o bacalhau que estavam a cozer. Desfiei o bacalhau e reservei. Esmaguei as batatas. Fiz um refogado com cebola picada, juntei o bacalhau, envolvi bem e acrescentei as batatas em puré e um ovo batido, envolvendo bem. Guardei a mistura numa caixa de vidro hermética no frigorífico. Bastará depois moldar os pastéis e fritar ou levar ao forno.
Guardei os bróculos,entretanto cozinhados, numa outra caixa de vidro hermética no frigorífico, e terminei as ervilhas, acrescentando os ovos e deixando-os escalfar.
Retirei o pregado do congelador e guardei no frigorifico para ir descongelando. Basta depois temperar e colocar no forno. Fiz um tacho de arroz, e enquanto o arroz cozinhava fiz a mistura para o pão caseiro, que depois deixo a levedar e cozo à noite, e acabei de arrumar a cozinha.


E pronto, mais uma semana orientada. E por aí?

27 comentários:

  1. Pergunta de quem nunca preparou nada assim para toda a semana: nunca acontece(u) de a comida azedar ou estragar-se, de alguma forma, alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Nunca me aconteceu. Em no máximo 4 dias - a comida é "adiantada" à segundo para comer no máximo até sexta, não há probabilidade de isso acontecer. Com coisas mais delicadas - como peixe, é obvio que não tempero na segunda para cozinhar apenas na sexta, mas o resto das coisas, desde que bem acondicionadas nunca tive esse problema. (Convém usar recipientes hermético!)
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta Joana! :) Parabéns pelo blog, já agora. Conheci recentemente mas já vi imensos posts úteis e informativos. Bom trabalho :)

      Eliminar
  2. quem me dera ser tão orientada assim mas ainda não consegui....mas então e a preparação do natal este ano?estou curiosa...

    ResponderEliminar
  3. Para a semana inteira não costumo preparar mas para 2 a 3 dias sim. Tenho sempre receio que se estrague, mesmo guardada no frigorifico.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/bolonhesa-gratinada.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,

      Se reparar, preparo à segunda para no máximo até sexta feira... São 4 dias, não é assim tão diferente! :)
      E tendo cuidado - sabendo que as coisas mais "delicadas" são para consumir tipo no dia seguinte, nunca tive esse problema. E há coisas que só descongelo no meio da semana (se por exemplo for comer peixe na sexta, só descongelo na quinta à noite, mas tento sempre ter o máximo das coisas adiantadas.
      Espero ter ajudado,
      UM BEIJINHO,
      Joana

      Eliminar
  4. Estou neste momento de férias. E como são as primeiras férias com o meu filho de 11 meses. A questão principal era descomplicar e tentar descansar ao máximo. Para não estarmos a comer sempre fora, planeiei e organizei as refeições para a semana. Tem sido óptimo apenas chegar ao frigorífico e últimas as refeições.
    Também o tenho feito em casa mas ainda só consegui para 2/3 dias. A ver se agora ao voltar de férias e com o frigorífico para abastecer consigo planear a semana toda.
    Um dia destes envio lhe foto do meu frigorífico preparado para a semana.

    ResponderEliminar
  5. Adoro estes posts!!! Ajudam-me imenso.

    ResponderEliminar
  6. Joana, não tem a ver com este post, mas estou perdida no blog e não consigo encontrar. Vou mudar de casa no fim do mês para um apartamento temporário por 2 meses, pois a casa final só estará pronta em dezembro. Deveria ser um momento de felicidade, mas estou triste porque não sei como me organizar (agora está verão e embalo a roupa de inverno, mas em breve tem que ser ao contrário) nem por onde começar. Onde estão os posts com as dicas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Também preciso do mesmo, por favor. Como se começa? E devemos comprar caixas de cartão de propósito (tipo do IKEA, Leroy...) ou as do supermercado são iguais? Obrigada e um beijinho

      Eliminar
    2. Rosário e Ana Afonso,

      Mudei de casa em 2015 (Julho) e os post sobre esse assunto devem ter sido escrito nesses meses.
      De qualquer maneira, deixo aqui o link para o post (http://economiacadecasa.blogspot.pt/2015/07/mudar-de-casa.html) que me parece esclarecer melhor a forma como eu me organizei para a mudança de casa, apesar de ser em circunstâncias diferentes da Rosário, porque me mudei de uma casa para a outra e não houve a necessidade de uma casa temporária. Provavelmente vai necessitar de embalar mesmo os dois tipos de roupa e levar tudo consigo.... Aconselho e a ter já as coisa separadas, em caixas e malas, de modo a que a transição seja simples, e quando mudar para a casa nova consiga logo arrumar a roupa de verão que já não necessita entretanto. Era o que eu faria. E deixaria malas prontas com a roupa de inverno (de baixo da cama, por exemplo) para começar a usar quando necessário... Ana Afonso: eu não comprei caixas de cartão. Pedi nos supermercados/lojas/farmácias. Houve coisas que levei diretamente nas gavetas, e nem foi necessário empacotar - das cómodas e móveis. Roupa levei em malas, lençóis e afins em sacos grandes do ikea (os azuis) e também em caixas forradas com um lençol velho...
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    3. Eu já fiz algumas mudanças e aconselho o que correu melhor comigo: Organizar tudo por divisões. Na cozinha tirar tudo de um armário e por num caixote e depois quando abrir o caixote é só abrir e voltar a por no sitio. O objectivo é seguir a mesma lógica na casa nova que na antiga. Fazer as coisas com a nossa lógica, os talheres ficam não ficam na ultima gaveta certo? ficam na 1º. Os panos de cozinha na ultima. Ou pode por um caixote só com taparueres coloca por fora taparueres-cozinha, copos bem embalados com muito papel, ou papel bolha, ou toalhas entre eles para não se partirem. Assim como pratos e sempre indicação da divisão para onde vão. Quarto 1. quarto de banho... Os armários por muito que nos custe a maneira mais rápida de fazer é despejar o armário num lençol sem tirar dos cabides e depois chegando á casa nova é só pendurar. Arrumado fica, depois é só questão de com tempo se ir vendo o que precisa passar a ferro.As gavetas é tirá las dos móveis e transportá-las umas em cima das outras. Os caixotes bem referenciados e pô-los na divisão certa é meio caminho andado. Recolher caixotes de vários tamanhos antes ajuda a poupar uns trocos, principalmente para 2 mudanças tão seguidas. Espero ter ajudado
      Margarida

      Eliminar
    4. Muito, muito obrigada às duas. Foram dicas preciosas!

      Eliminar
  7. Joana, uma dúvida:como aquece os legumes que já foram cozinhados? No microondas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Os legumes já cozinhados ou aqueço no microondas ou levo uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e alho e deixo aquecer e saltear um pouco. Fiz assim com os brócolos, pois cá em casa gostam deles assim!
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  8. Para mim Setembro funciona como Janeiro para a maioria das pessoas. É tempo de recomeçar e se possível com mais organização. E estas sugestões são grande ajuda.
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Olá, obrigada pela partilha realmente Fantástica é útil. Relativamente aos pastéis como faz para fazer no forno??
    Mudei-me recentemente para a Holanda e as comidas, ementas, as mudanças de hábitos, ainda ando um pouco à toa e sem muitas ideias, pois os miúdos levam o lanche e almoço para a escola, em que o período de almoço é reduzido comparado com Portugal.
    Obrigada uma vez mais. É uma inspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,

      Molda os pasteis (ou com duas colheres, como se fossem pasteis de bacalhau tradicionais, ou em forma de croquetes, ou como lhe der mais jeito e coloca num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Eu coloco um pouco de azeite em spray e levo ao forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação durante cerca de 20 minutos.
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Olá, o puré com que vai acompanhar a carne estudada faz só nesse dia ou dá para também deixar preparado com antecedência?
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,
      Dá para fazer com antecedência. Eu devo preparar o meu na quinta à noite, enquanto estiver a acabar o jantar de quinta. Basta guardar no frigorífico numa caixa hermética e aquecer depois antes de jantar.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Ajudou sim. Obrigada

      Eliminar
  11. Boa tarde, é a 1ª vez que comento, mas já sigo o seu blog há algum tempo. Adoro! não consigo é organizar-me assim, admiro a sua capacidade e organização. Adoro...

    ResponderEliminar
  12. Fantástico !
    Tenho duas propostas:
    - casa comigo !
    - Vem viver cá para casa !

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana, já a leio há anos mas creio que nunca comentei. Sempre fui organizada e sempre tentei adiantar o máximo possível de tarefas mas às vezes parece-me que passo os dias sempre a adiantar alguma coisa :).Agradeço os seus posts e as suas partilhas. Além de me ajudarem e inspirarem sinto que não sou nenhum "bicho do mato" porque me recuso a sair de casa com a cama por fazer (tal como a Joana referiu num post infra) e tento ter dias fixos para as tarefas. Aquilo que a minha família come sempre me preocupou e tento fazer em casa o máximo de coisas possível.

    Agradeço, mais uma vez a partilha e acredite que já ensinou muita gente a organizar-se melhor diariamente. (Agora vou porque tenho que ir rechear uns peitos de frango para congelar e assim adianto uma refeição para um dia de pressa ;)).

    Cláudia.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Joana,

    Teço grandes elogios à sua organização. Cá em casa organizamo-nos de forma similar.
    Faço apenas uma ressalva: atenção quando prepara com antecedência algo que leva ovo cru - por questões ligadas à higiene e segurança alimentar não acho aconselhável que fique guardado durante dias. É preferível juntar o ovo na hora pois algo que não toma muito tempo. O mesmo para carnes picadas - quanto mais partido é um alimento maior é o seu risco de contaminação.

    Um abraço,

    Ana

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana acompanho o seu blog desde o inicio e quero lhe agradecer todas as suas partilhas estes anos todos e tem sido uma inspiração muito positiva.
    Comprei uma panela de cozedura lenta há um mês e queria lhe pedir se podia dar mais sugestões de receitas, pois ainda não percebi muito bem como funciona.
    obrigada e um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  16. Olá!!
    Adoro essa organização. Ontem também estive a preparar a minha semana e em pouco mais de 1h adiantei imensa coisa (deve ser das Joanas :) )
    Desculpe a minha ignorância, mas quando fala em caixa hermética, refere-se a quê? Caixa plástica, tipo tupperware ou alguma mais específica?
    Obrigada e boas organizações. Adoro as suas dicas, obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar