quarta-feira, 13 de setembro de 2017

#6 Planeamento das Refeições da Semana


Há coisas que já são tão naturais em nós, que fazem parte das nossas rotinas, que quase nem nos apercebemos da forma automática como o fazemos. É o que acontece com o meu planeamento das refeições semanais. Estão tão habituada a este sistema, e estou tão confortável com ele, que acho sem dúvida que me facilita imenso a vida. E principalmente agora, com mais um bebé a chegar no início do próximo ano, e a ter 3 crianças abaixo dos 5 anos. Será fundamental ter ainda mais organização, planeamento e orientação.
Sendo assim, cá continuam as sugestões. 

Ementa Semanal:

2ª feira: Empadão de Pescada com Espinafres
3ª feira: Coxas de Frango no Forno com legumes + batata assada + feijão verde cozido
4ª Feira: Peixe assado + feijão verde (almoço)
Tacos de peixe + Picadinho de Legumes(jantar)
5ª feira: Arroz de forno com peru e ervilhas + salada de tomate
6ª feira: Secretos de Porco Grelhados + Legumes salteados

Comecei por colocar umas postas de pescada a cozer em água temperada de sal para o empadão. Enquanto o peixe cozinhava descasquei legumes para a sopa, preparei feijão verde para cozer a vapor e descasquei as batatas para o empadão e para guardar em água para assar.
Na bimby coloquei a sopa a fazer, e aproveitei a varoma para cozinhar a vapor o feijão verde. Retirei a pescada que entretanto estava cozida e deixei a arrefecer um pouco. Coloquei as batatas cozer para o empadão. Guardei as outras batatas já descascadas e cortadas às rodelas (para o acompanhamento do jantar de terça feira) num recipiente com água e tapado e coloquei no frigorífico.
Limpei depois a pescada de peles e espinhas. Piquei cebola para um pequeno refogado ao qual juntei a pescada, e à parte salteie espinafres. Fiz o puré de batata, e montei o empadão que cobri depois com papel de alumínio (deixei acabar a película aderente) e guardei no frigorífico.
Entretanto a sopa acabou de fazer e triturei-a para depois a guardar numa caixa de vidro hermética no frigorífico. O feijão verde cozido ao vapor também guardei no frigorífico, numa caixa hermética.
Temperei depois as coxas de frango e juntei os legumes e tapei com papel de alumínio e coloquei no frigorífico. Aproveitei e temperei também uns filetes de pescada para os tacos de peixe de quarta feira, que guardei numa caixa de vidro hermética no frigorífico.
Fiz um novo refogado com cebola picada (que já tinha picado a mais quando fiz o refogado para o empadão de pescada) e juntei o peru desfiado (sobras das pernas de peru assadas da semana passada) e algumas ervilhas (que também estavam congeladas e eram sobras das ervilhas com ovos escalfados também da semana passada). Deixei estufar um pouco, retifiquei temperos e guardei depois numa caixa de vidro hermética no frigorífico. Será para fazer um arroz de forno que depois prepararei na quinta feira.
De terça para quarta, deixo o peixe para assar a descongelar no frigorífico para o almoço de quarta feira, que depois rapidamente tempero e coloco no forno. Os tacos de peixe e o picadinho de legumes faço na hora, na quarta feira, e os secretos de porco também ficam depois a descongelar de quinta para sexta feira.
Ainda arranjei e lavei uvas e acabei de arrumar a cozinha.


Semana orientada! 

20 comentários:

  1. Parabéns pelo terceiro filho.. e muito obrigada pela sua partilha de organização e receitas tem-me ajudado muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      E aprece então que o objetivo com estes post está conseguido! :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Olá. Parabéns pelo novo bebé. Pode dar-me a receita do arroz de forno? Depois do refogado de peru e ervilhas o que falta fazer? Gostava de incluir na minha ementa da próxima semana. Obrigada e felicidades. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Quanto à receita do arroz de forno, vai aparecer no blogue entretanto! Mas depois do refogado, basta juntar colocar tudo num tabuleiro de forno, juntar mais água a ferver e retificar os temperos e misturar o arroz. Depois é levar ao forno até o arroz cozinhar!
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Vou experimentar! Bjs, M.

      Eliminar
  3. Parabéns pelo filhote, que aí vem....
    apareça no meu humilde blog http://pratosdabela@gmail.com
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia! Muito obrigada pela partilha. Gosto imenso das suas receitas (que resultam sempre), pelo que sigo o blog e compro os seus livros.
    Queria fazer uma questão: este planeamento faz no domingo à noite, ou pode ser feita por a hora do almoço? É que eu tenho sempre receio que os alimentos fiquem estragados.
    Obrigada, beijinho
    Dominique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dominique:
      Eu não faço ao domingo à noite, mas sem na segunda feira e manhã - e faço na segunda para durar no máximo até sexta. Nunca nada se estragou - a carne temperada aguenta vários dias no frigorífico, por exemplo.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Parabéns pelo 3 filho, eu cá ando haver se vem o 2. Tenho também
    organizado às refeições da semana ainda só em papel não costumo adiantar para 2 ou 3 dias, mas será o próximo passo.
    Beijinhos Mónica

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, parabéns pelo bebé que vem a caminho!
    E agradeço a ajuda para a minha organização.
    Beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
  7. Passo a semana à espera destes posts :) e vivo a aconselhar o blog a toda a gente.
    Esta semana consegui pela primeira vez organizar-me assim, estou muito orgulhosa de mim!! :D uma das coisas que fiz foi lavar e secar muito bem uma alface e "reorganizar" as folhas como se estivesse inteira numa tijela, facilita MUITO, as saladas passam a ser quase instantâneas. Outra coisa que faço é sopa bem grossa, que guardo num (ou dois) tupperware alto e estreito (estraga-se muito menos porque tem menos superficie exposta ao ar) e ao servir junto uma concha de água, dura a semana inteira.
    Parabéns pelo novo bebé! Já sabe se é menino ou menina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também passo a semana à espera destes posts.:) Ajudam-me imenso!

      Eliminar
  8. Olá! Parabens pelo novo elemento! Por aqui tb sao 3, a mais nova com 2 meses :). Uma pergunta: quanto tempo levou para fazer tida esta preparaçao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Normalmente demoro cerca de 2 horas, entre preparar tudo e arrumar a cozinha! :)
      Espero ter ajudado!

      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  9. Parabéns pelo bebé que vem a caminho!
    Estas publicações são maravilhosas, acabo por retirar sempre ideias para aplicar cá em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá! Parabéns pelo novo bebé. Costumo seguir as suas receitas, que aprecio bastantes, às vezes com uma ou outra adaptação porque o meu marido segue um regime alimentar rígido. Se pudesse publicar também a receita dos tacos de peixe seria óptimo, fiquei curiosa! Obrigada, e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MP a receita estará no outro blogue em breve!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Sempre muito útil. Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Quanta eficiência!! Dá gosto ver!

    ResponderEliminar