segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Pesto Caseiro para Congelar (E aproveitar o manjericão do Jardim)


Com os dias que estiveram de chuva e de tempo mais fresco,há umas duas semanas atrás, o meu manjericão, que estava lindíssimo e enorme, começou a ficar mais fraco e a perder a vitalidade e a “frescura”. Antes que isso acontecesse de vez, e porque sei que este ano vou ter de lhe construir uma pequena estufa, se quero que ele sobreviva na rua durante o inverno, decidi desbastar a planta e, aproveitar da melhor forma a quantidade enorme de folhas aromáticas que ele me deu.



Decidi então fazer uma quantidade de molho pesto caseiro - uma versão sem queijo e com amêndoas cuja receita podem encontrar aqui:https://economiacadecasa.blogspot.pt/2016/11/presentes-de-comer-pesto-e-chilli-oil.html - e congelar em couvete de gelo (ideia que vi num dos livros do Jamie Oliver) para depois usar no que necessitar.
Além de ficar delicioso com massas e pizzas, eu gosto muito misturado em legumes assados e até em sopas e saladas, como tempero.

Depois de preparar o pesto, coloquei então em couvetes de gelo e levei ao congelador até solidificar. Depois retirei das couvetes e coloquei tudo num saquinho de congelação do IKEA, para ir usando conforme as necessidades.




No aproveitar é que está o ganho! Fica a sugestão.

3 comentários:

  1. Como estou contente de ter encontrado este blogue!
    Obrigada pelas dicas.
    Um beijinho, Maria Bell

    ResponderEliminar
  2. Hola nunca comentei por aqui mas adoro seu blog me da inumeras ideias, para cozinhar, para casa, nao precisa fazer estufa pra seu manjericao colha as sementes, normalmente a planta faz seu ciclo em um ano quer dizer , cresce, da folhas, flores e frutos que sao as sementes que vc colhe guarda num envelope e planta ano que vem, ou entao compra outra planta.

    ResponderEliminar
  3. Olá, já faz algum tempo que gosto de vir passear aqui no Blog, tem ótimas dicas e é muito inspirador. Já faz muitos anos que planto manjericão no quintal, antigamente guardava as sementes num frasquinho para voltar a plantar na primavera seguinte, mas com o passar dos anos verifiquei que as sementes que caiam à terra germinavam espontaneamente, bastava só água e sol.
    De tanto manjericão que tenho faço Pesto e congelo, tenho uns amigos que moram longe e adoram Pesto e enquanto faço porções individuais cá para casa, para eles coloco mais quantidade em fraquinhos de vidro congelo e ofereço no natal ou em aniversários, explico que tenho de congelar para o Pesto não perder a frescura, caso contrario oxidada e fica muito feio.
    Mas nunca fiz Pesto com amêndoa, faço sempre com pinhão que é caríssimo, tenho de experimentar a receita que sugere! Só mais uma dica para o ano quando plantar manjericão experimente colocar um pé entre tomateiros e vai ficar surpreendida com o tamanho da planta, ambas potenciam de benefícios por estarem próximas.
    E muitos Parabéns pelo Blog!

    ResponderEliminar