sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Calendário de Advento 2017


Este ano voltei a fazer um Calendário de Advento para fazermos com os miúdos, cheio de actividades “lúdicas” e familiares, que tentam marcar esta caminhada até ao Natal. 
Por opção minha, o nosso calendário só tem actividades simples para fazer com eles, mas podem, se preferir, incluir também pequenos mimos ou guloseimas mais ou menos saudáveis...
Para as actividades a fazer, decidi manter todas aquelas que já tinha pensado/preparado para o ano anterior, alterando-as apenas nos dias dependendo da nossa disponibilidade e da deles, e ajustanto as atividades de fim de semana, como a ida ao presépio dos bombeiros, vermos um filme de natal, ou fazermos bolachinhas....
Deixo-vos o link para poderem ver as nossas actividades, e para se inspirarem nas vossas, se assim o desejarem: http://economiacadecasa.blogspot.pt/2016/11/calendario-de-advento-com-actividades.html

Voltei a usar os números e as molinhas de madeira que tinha do ano passado - os números foram recortados de uma folha comprada numa loja de crafts, e as molinhas custaram-me 1€ as 24 molas e vieram da loja Fying Tiger.

Depois usei materiais que tinha aqui por casa. Guardei 25 rolos vazios de papel higiénico. Fio e cordel colorido que sobraram do natal passado e um galho de árvore que fui cortar ao nosso pessegueiro.

Escrevi depois as 24 atividades em pedaços de papel, que enrolei e coloquei dentro dos rolos de papel, não precisaram de ser fixados de nenhuma forma, pois ficam dentro do rolo e são fáceis de colocar e tirar.

Depois fiz um furo em cada rolo de papel e prendi com fio. Cada fio foi depois preso ao galho de árvore. Finalmente foi só prender o número correspondente a cada dia (e a cada actividade desse dia) com a mola pequenina.

Agora é só colocar o calendário num local visível e de fácil acesso. E esperar por dia 1 de Dezembro para começarmos a fazer as actividades.... Tal como o ano passado, espero tirar uma foto a fazermos cada uma das actividades do calendário do advento!

Espero assim ter-vos inspirado a criarem o vosso calendário de advento deste ano!

Quem alinha?

11 comentários:

  1. Cá em casa o meu filhote tem quase 12 anos, portanto comprei mesmo um calendário daqueles com chocolates!!!
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Que ideia tão gira,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. A minha filha tem 12 anos e o meu filho 10, mas continuam a adorar esta tradição que já se faz aqui em casa há uns anitos! A primeira atividade costuma ser construirmos juntos o nosso calendário.
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Eu não tenho filhos, mas adoro o Natal e vou fazer para o meu namorado :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho sempre o calendário do advento, mandei fazer em tecido. É espetacular.
    E tenho o habito de fazer com as minhas filhas. Têm sempre um miminho ou uma mensagem especial. Não sou fã de guloseimas todos os dias, mas também hão-de ter. O calendário do advento é sempre uma ideia super gira. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. No ano passado fiz um para oferecer a uma amiga com pacotinhos de chá, um diferente para cada dia. adorou!

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana, no ano passado também já fizemos com atividades e gostámos muito:) este ano vamos fazer upgrade a algumas dado a idade do nosso filho:)

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana! O seu calendário está lindo e original! Este é o meu segundo comentário no seu blog. O primeiro foi no post de 14 de novembro- " 40 dias para o Natal".Como não sei se você o leu volto a apelar para não apanhar musgo para o Presépio. Nas actividades do Advento você diz:"4 de Dezembro- apanhar musgo com o papá e fazer o presépio." Sendo sua fã e sabendo como a sua mensagem passa para milhares de pessoas sugiro que leiam no " azeitona verde.pt( que descobri por acaso) o post de 16 de dezembro de 2015: "Presépio sim, musgo não!" Em benefício da Natureza e para que os nossos filhos e gerações vindouras tenham um mundo melhor. Obrigada! Helena Santos

    ResponderEliminar
  9. Parece super divertido e interessante e uma mais uma forma dos pais passarem mais tempo de qualidade com os filhos :) Como aqui não há crianças, não se faz. Bjinhos.

    ResponderEliminar
  10. Inspirada aqui no blogue também vou fazer com o meu filho 22 meses! E construi com os meus alunos eles adoraram a ideia ��

    ResponderEliminar