quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Destralhar, arrumar e organizar. Uma coisa de cada vez.


Seria de pensar que estando numa casa “nova” há quase dois anos e meio, não haveria muito para destralhar. Mas isso não é de todo verdade.
Claro que quando nos mudamos para aqui, demos imensas coisas que não usávamos. Deitamos fora outro tanto e, tentámos trazer apenas o que realmente usávamos. E isso é mais ou menos verdade. Desfiz-me de imensas coisas, a maioria que doei para a paróquia de minha zona ou pra quermesses, e o que não estava em condições foi para o lixo.

Mas passado dois anos e tal chego a outra conclusão. Vieram coisas que continuo sem usar, e quer queira, quer não, vamos sempre acumulando outras coisas e, há coisas que acabam por se estragar... Devagar vamos continuando a destralhar, arrumar e organizar.
Há uns tempos eu e o Miguel andamos de volta de uns armários da nossa zona da lavandaria que tinham coisas que vieram da nossa casa antiga, porque não tínhamos a certeza de necessitar delas ou não. Em dois anos não as usamos, portanto está visto que não precisamos. Voltamos a doar algumas coisas e a deitar outras fora.

Antes disso já tinha estado de volta dos armários dos lençóis e das toalhas, e como me começaram a fazer enxoval tinha eu por volta dos 12 anos, havia peças pavorosas por lá, típicas do final dos anos 80, inícios dos anos 90. Muitas das toalhas de casa de banho ainda deram para reciclar - fazendo barras de tecido sobre florinhas e afins. Mas alguns lençóis apesar de qualidade nunca tinham sido usados porque não gostava dos padrões (eu sou uma pessoa que prefere lençois brancos bordados ou com rendas dos enxovais da avó e da mãe) e portanto foram doados a quem fazem falta. 

Desta vez andei de volta do toucador antigo da avó, onde tenho a minha maquilhagem e bijuteria e amostras e miniaturas de produtos, e que estava um caos.

Dei volta a tudo. Deitei fora imensas coisas fora do prazo ou vazias que por lá andavam, coisas estragadas e sem reparação possível, organizei gavetas, deitei fora vernizes secos... E claro arrumei e organizei outra vez as gavetas.
E assim, um armário ou móvel de cada vez. Aos poucos e poucos, vamos tirando de casa coisas que realmente não necessitamos, não usamos ou estão estragadas e só as mantemos porque sim... ou sabe-se lá porquê.

Não vivo de acordo com o minimalismo. Mas gosto de “limpar” a minha casa de coisas que, fazendo minhas as palavras da Marie Kondo, não me fazem feliz, e não acrescentam nada à minha vida. Em tudo é preciso um equilibrio, portanto só tenho coisas que gosto e uso realmente. Tenho imensa louça - mas só tenho coisas que gosto muito, e uso-a toda, apenas que alguma use apenas 1 mês por ano - as coisas de Natal. Mas evito ter lençóis que não uso nem gosto, ou roupa que nunca mais me vai servir apenas porque foi uma pessoa especial que me ofereceu. 


Quem mais vai “destralhando” de tempos a tempos as coisas que não necessita?

7 comentários:

  1. O último "destralhar" foi numa arrecadação no quintal, que serve para guardar as coisas da jardinagem e a lenha da salamandra. Também, houve uma 1ª fase na garagem/arrecadação. Vai dar bastante trabalho, pois tem coisas variadas, como roupas (minhas, dos sobrinhos e da minha irmã), loiças (da minha mãe e coisas que não cabem na cozinha) e roupas de casa que nunca foram usadas (especialmente toalhas de banho, que nunca foram usadas, por serem pequenas ou terem uma cor/padrão feios dos anos 80, panos de limpeza), árvores/enfeites de Natal, ferramentas, artigos de campismo, etc.
    De vez em quando, tem que ser, mas é preciso ter tempo para analisar e separar as coisas consoante o destino a dar. No meu caso, o tempo escasseia, no meio das tarefas do dia a dia e fim de semana. Mas devagarinho, chega-se lá!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Odeio ter coisas acumuladas que não uso. Irritam-me profundamente. Só descanso quando destralho a casa. E faço isso rotineiramente. Viver numa casa organizada é essencial para estarmos bem. Por isso também penso muito bem antes de comprar. A pergunta da praxe nas compras é: preciso mesmo ou só quero?

    ResponderEliminar
  3. Qd te habituas ao processo... quase vicia! 😄 Eu faço 3 vezes por ano, agora o escritório, depois a roupa, depois as despensas... Doo, vendo, recupero para outra coisa... ,ou lixo. É libertador dominar a matéria e não o contrário! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No www.vidaumpontozero.com partilho ideias que se calhar se encaixam com as tuas, se lá quiseres passar. 😄

      Eliminar
  4. Destralhar, destralhar!! Acho que tenho um problema grave com essa palavra :(
    Ou isso, ou um problema grave comigo própria.
    Destralhar é algo que me é SUPER difícil de fazer. Tenho noção que tenho imensa coisa que não preciso (roupa, recordações, bujigangas), mas não tenho coragem de deitar fora ou de doar!
    Tenho de ganhar coragem e começar a dar a volta aos armários de casa.

    ResponderEliminar
  5. Destralhar!! De Grão a Grão vamos caminhando!!

    Procuro todos os sábados ir destralhando qualquer coisa, e infelizmente a tralha é tanta que não é difícil.
    às vezes quando chego a casa inspirada durante a semana, também vejo assim uma coisinha pequenina, uma gaveta?:)

    ResponderEliminar
  6. Tens razão, Joana. Vamos acumulando coisas e agora até ha tanta coisa que serve para doar, tantas pessoas perderam tanto nestes últimos meses... Roupa é algo q doamos com mais frequência, pelo menos 2 xs por ano (roupa de verão e de inverno), mas tb já demos artigos para o lar q estavam guardados e sem utilidade p nós... Sei q custa (pq tb eu costumava guardar imensos objectos q eram oferecidos, mas sem uso), mas dps de começarmos, é mesmo um alívio deixar a casa mais leve e c mais espaço! Bjinhos.

    ResponderEliminar