quinta-feira, 25 de outubro de 2018

2 meses para o Natal



Daqui a dois meses estamos no dia de Natal. Parece que ainda falta muito tempo, porque continua muito calor, o pessoal ainda anda de sandálias e manga curta, mas o Natal está mesmo ao virar da esquina.
Aqui em casa tem havido alguns poucos preparativos.
Já vos tinha dito que tenho a maioria das prendas dos sobrinhos - os a sério e os de coração - e dos afilhados, compradas. Já fiz e “embrulhei” as marmeladas e a compota de figo e de tomate. Se arranjar uma abóbora ainda faço doce de abóbora, se não fica assim mesmo.
Este ano estou a pensar repensar um poucos os meus cabazes. Para já a ideia é alargar a oferta dos cabazes também as irmãos e cunhados - numa prenda para o casal- mas misturando alguns artigos caseiros com outros de compra. Ainda é só uma ideia. Porque, como sabem, a ideia de andar a correr de loja em loja não faz de todo o meu ideal de natal.
Claro que os cabazes têm de ter os meus clássicos: compotas e marmeladas, bolachinhas - ainda ando a juntar ideias simples - caramelo salgado e o brittle de frutos amêndoa ou amendoim.
Provavelmente fazer um “Bark” de chocolate, ou a versão daim que já não faço há anos, nutella caseira, e eventualmente testar uma receita de trufas.
Vou simplificar mais. Sei quem realmente aprecia as coisas que eu faço, e as suas preferência. Portanto prefiro oferecer uma fornada de bolachas a um amigo querido do que um mini cabaz com coisas que sei que não apreciam tanto. E prefiro complementar com algo que posso comprar, seja uma caixinha de chá, ou umas chávenas giras. 
Mais uma vez ando a amadurecer ideias que em breve vos falarei.

Outra coisa que vamos fazer este ano. Tal como vos tinha falado no ano passado, voltamos a ir acumulando o saldo dos talões do continente e do desconto no gasóleo no cartão continente. O ano passado o saldo acumulado durante o ano serviu para na “Black Friday” aproveitar para comprar , na Zippy, uma cadeira nova do carro para o Zé Maria (porque íamos precisar de outra porque a Benedita estava a chegar). Particamente todo o saldo serviu para pagar a cadeira e ainda tivemos de retorno um talão com 25% do valor do total da cadeira, que aproveitei para comprar prendas para as sobrinhas.
Este ano voltamos a fazer o mesmo. Para nós é uma poupança que quase não se vê. (Eu recebo essencialmente talões de 5 euros em 20 euros de compras!) Vai lá ficando e nunca fui descontando. Desde o início do ano até agora tem um valor simpático. Vamos pela primeira vez aproveitar para ir aos 50% de desconto em brinquedos do Continente (que é no fim de semana de 3 e 4 de Novembro) e comprar o que os miúdos andam a pedir ao pai natal, bem como as restantes prendas que faltam aos miúdos. Não espero gastar mais do que o saldo que tenho no cartão e ainda ficar com metade do valor dos 50% para depois comprar outras coisa, como, por exemplo coisas para a ceia de natal, ou eventualmente roupa para os miúdos.
(Não tenho um valor enorme, mas também não oferecemos muitos presentes aos miúdos. O “Pai Natal” só oferecer 1 ou 2 presentes a cada menino. E depois os avós, tios e primos encarregam-se de oferecer mais coisas. Só oferecemos mesmo a prenda do Pai Natal, e eles só escolhem 1 coisa que querem muito, e que seja exequível. A mãe e o pai oferecem roupa ou livros. Portanto também não precisamos de um saldo enorme para os briquedos - só espero é que haja o que eles querem.)

O ano passado achei que tinha sido uma “poupança” simpática, quase sem dar conta, para um item que tínhamos mesmo de comprar. E este ano decidi fazer esta mini poupança para o Natal.... Depois vos conto.

Ainda em relação ao Natal, e porque a nossa tradição sempre foi fazer a árvore dia 1 de Dezembro, este ano vamos novamente antecipar... Primeiro porque não vou estar em casa a dia 1 de Dezembro, e gostamos de envolver os miúdos na tarefa de decorar a casa. Depois porque sabemos que assim que entrarmos em modo natal - já depois do 1 de Novembro - os miúdos vão estar sempre a pedir, e finalmente e como diz uma amiga minha, “é muito trabalho para a casa só estar decorada 1 mês”, portanto estou a pensar tratar das decorações ainda antes do final de Novembro.

Do que me falta: passar na Tiger para começar a comprar as primeiras coisas de natal que acho que já estão a receber. Reunir tudo o que tenho em casa porque este ano vou tentar reutilizar ainda mais coisas e dar uma nova vida a tudo o que tenho guardado. (Em principio este ano vou forrar caixas de papel para formar os cabazes, porque reparei que tenho imensas guardadas....) E fazer a lista de tudo, que ainda não fiz.

Vou dando notícias acerca do Natal.

E por aí, já há novidades?

16 comentários:

  1. Aqui por Abrantes, novidades não muitas, as caixas para os cabazes já estão quase todas compradas, em madeira, estão agendadas as compotas de maça e de abóbora, o cappuccino, bolachinhas que ainda não decidi quais, o mix de panquecas, o tempero para assados, para já a novidade será o vinagre de frutos vermelhos, e o chá de erva príncipe que colhi do jardim e estou a secar á sombra.
    Aguardo por mais novidades.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. marmeladas, compotas - prontas, azeites e licores quase prontos
    o restante ainda a pensar no que colocar para encher
    Bjinhos e obrigada pelas partilhas

    ResponderEliminar
  3. marmeladas, compotas - prontas, azeites e licores quase prontos
    o restante ainda a pensar no que colocar para encher
    Bjinhos e obrigada pelas partilhas

    ResponderEliminar
  4. Gosto sempre tanto de ir acompanhando os teus preparativos :)

    Este ano ainda não pensei em nada em concreto... Ainda vou ter as minhas férias grandes entretanto, e só quando voltar é que vou pensar nisso. Já o ano passado não dei presentes de compra. Juntei um valor simpático e doei a uma associação de animais para apadrinhar um gato em nome de toda a família, e depois ofereci as coisas que vou copiando daqui há já tantos anos. Os caramelos fizeram sucesso, bem como o preparado para os scones... Este ano ainda tenho de pensar :)

    ResponderEliminar
  5. Bem... falta-me acabar de decorar uns cestos para oferecer, fazer dois presentes, comprar algo onde colocar o cabaz que vou oferecer e embrulhar tudo... Ainda não decidi bem o que colocar nesse cabaz, mas pronto...
    Falta-me comprar tudo para a campanha Anjinhos de Natal... Vou aos 50% do Continente comprar o brinquedo ou ao Pingo Doce, se ainda tiver o que quero, porque esta semana está com 50% em brinquedos.
    Agora com uma Tiger em Leiria, estou nas nuvens... ;)
    Recebe quase sempre talões de 5€ em 20€? Que sorte, Joana! Há muito que não recebo... :(
    Continue a dar-nos ideias. São sempre maravilhosas.

    ResponderEliminar
  6. Como pinto a óleo, e todos os anos me perguntam porque não pinto o Natal, este ano ficou decidido. Pintar o nosso Natal. Trabalho em curso. Conto terminar até meio de Novembro. Em curso também os pequenos presentes para as minhas colegas. Este ano marcadores de livros. Falta fazer a compota de abóbora com nozes e o licor de chocolate para os homens para fazer os cabazes da família e amigos. Também em preparação os postais de Natal personalizados. Muito trabalho ainda por fazer e só 58 dias para o acabar. Mas vai correr tudo bem como é costume e vai ficar tudo pronto a tempo.
    Adoro as tuas ideias Joana. Boa época Natalícia.

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!

    Obrigada pelas partilhas, sempre úteis e maravilhosas!

    Este ano, os meus cabazes vão em caixas da wook que fui guardando durante todo o ano. As caixas são quadradas e não muito altas, mas são espaçosas e servem perfeitamente.

    Para além do tradicional todos os anos, como as compotas e os biscoitos, este ano vou colocar alguns artigos de compra, como canecas, lenços, meias para os homens. Fiz conjuntos de forma a que os cabazes tivessem todos a mesma cor: por exemplo, a caneca é bege, as meias são castanhas, a embalagem do preparado de chocolate quente também é bege, etc. E forrei a caixa do cabaz com ráfia bege também. Cada casal tem uma cor diferente.

    São ideias que vão surgindo e vou fazendo mudanças de ano para ano...

    Beijinhos,
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Anualmente passo por aqui a anotar todas estas ideias para ofertas de Natal, que são lindas. Vamos ver se é este ano que as coloco em prática :) inspirada já estou! Obrigada pelas partilhas (que ainda mal começaram, bem sei). Beijinhos e parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
  9. I'm personally a big fan of economiacadecasa blog. Thanks for sharing this post.

    ResponderEliminar
  10. Por aqui um pouco sem imaginação e sem tempo à espera ansiosamente por mais ideias da Joana (biscoitos,bolachinhas, barritas, chocolates, bombons e tudo o que vier para eu puder inspirar-me). No entanto já tenho marmelada com e sem noz, compota de morango, ginja caseira. A propósito da ginja, tenho andado à procura da melhor forma de engarrafar mas o que tenho visto não da para entrarem as ginjas, alguém, me da alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  11. Thank you so much for sharing this informative blog with us, this was really amazing and I’m really thankful to you.
    Website Development Company in Delhi

    ResponderEliminar
  12. Great article and thanks for your work.You made an article that is interesting.

    ResponderEliminar
  13. I am looking for some good blog sites. I was searching over search engines and found your blog site. Well i like your high quality blog site design plus your posting abilities. Keep doing it.Our Services:
    Digital marketing Company
    SMM Services
    PPC Ads Services
    PPC Services in Delhi
    Satta King

    ResponderEliminar
  14. Waoh! Nice Post, Thanks for sharing it. Webocity is Web Design Company In Delhi , Best Website development company in Delhi, We Offer Best Digital Marketing services in Delhi.

    ResponderEliminar
  15. To move into learning for DevOps Training in Chennaifor an industry. Studying with Infycle Technologies and getting extraordinary DevOps Training. We provide more technical courses, and 50 classes to prepare you to work in good IT companies. Please call 7504633633 or 7502633633 for more offers.

    ResponderEliminar