quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Calendário de Advento 2019


Dezembro já leva 4 dias, mas não queria deixar de partilhar aqui as nossas ideias para o calendário de advento deste ano!
O calendário em si, encontrei ainda em Outubro à venda no Aldi, e consiste em 24 casinhas de papel - que já vinham prontas a montar em casa.
Depois de montar as casinhas, coloquei-as sobre o móvel, numa espécie de Aldeia Natal.
Escrevi 24 tarefas/sugestões/ideias muito simples, apropriadas à idade deles e à nossa disponibilidade diária e coloquei cada uma delas numa gavetinha de um outro calendário de advento que temos. Todos os dias procuramos na gaveta do dia a actividade/ideia proposta e depois de feita colamos na casinha de papel a mensagem, e viramos a casinha, numa contagem decrescente até ao Natal. Parece complexo, mas os miúdos têm achado alguma piada a ir à gavetinha e depois a colarem a actividade no telhado da casinha, vendo que cada vez faltam menos dias para o natal!



As nossas actividades são realmente simples. Desde escrever a carta ao pai natal, ler uma história de natal debaixo da árvore, fazer bolachinhas, fazer desenhos para dar aos avós e tios no natal, agradecer uma coisa boa do nosso dia, montar um lego pequenino especial de natal, ir ver as luzes de natal, fazer uma actividade com os amigos, separar um brinquedo para dar, partilhar algo com um amigo ou com o irmão, ...
Coisas que realmente possam ser feitas diariamente e que lhes mostre também um pouco do espírito desta época.


E por aí? Prepararam um calendário de advento? Fazem actividades ou apenas colocam miminhos?

13 comentários:

  1. Por aqui o calendário do advento é sempre aqueles com chocolates, este ano encontrei no continente um da kinder, um pouco caro, mas pronto.
    Como o meu filhote vai fazer 14 anos na próxima semana, achei interessante, sendo que somos três lá em casa, cada um tem um dia para abrir a janelinha.
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Nos últimos dois anos temos feito a contagem decrescente com a Árvore de Jessé, uma atividade muito interessante para as famílias católicas, com uma passagem da bíblia e um símbolo correspondente a cada dia do advento. Adorei as suas casinhas!
    https://www.familiasdecana.pt/blog/da-nascente/em-cana-da-galileia/arvore-de-jesse-com-texto-e-simbolos-novos/

    ResponderEliminar
  3. Sim... também tem tarefas, atividades e presentes, como receber livros, dvd's... vou colocar a foto no FB

    ResponderEliminar
  4. Sim, faço sempre para uma sobrinha. Faço tudo de raiz. Já usei rolos de cozinha, caixas de fósforos, árvores de Natal com galhos e pacotes em origami. Este ano usei caixinhas de cartolina. Também escrevo atividades simples inspiradas na sua lista e noutras que encontrei pela net. De vez em quando há também uma guloseima na caixa.

    ResponderEliminar
  5. Não faço, pq ñ há crianças por aqui, mas acho lindo e admirável quem faça <3 Bjinhos e parabéns por continuares a ensinar aos teus filhos (e indirectamente aos dos outros) o verdadeiro sentimento do Natal :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Iniciei o ano passado um calendário de advento diferente… todos os dias há uma pergunta para que possamos pensar em algumas questões/actividades adequadas às idades dos meus filhos (13 e 9 anos). Um exemplo de questão: "Quantas pessoas cabem na família?" Um exemplo de actividade: "Vamos fazer postais de Natal para vizinhos e amigos!" Essas perguntas/actividade têm como origem cada uma das 24 palavras que defini de início, para estes exemplos a primeira palavra seria "Família" e a da actividade "Comunhão". Os papelinhos são colocados nos saquinhos de cada 1 dos dias, onde antes havia chocolates e doces… e às vezes ainda há um docinho como bónus ;) A cada resposta dos nossos filhos é uma riqueza fantástica que recebemos! O ano passado tive muitas surpresas e este ano já estou a ter algumas também :)

    ResponderEliminar
  7. Keep on blogging. This is an excellent post I seen thanks to share it.

    ResponderEliminar
  8. Keep up the good work you are doing here. Good job! Nice article you made

    ResponderEliminar
  9. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. Keep it up for good post

    ResponderEliminar
  10. Found this interesting post to read. I really enjoy it!! Pretty great article

    ResponderEliminar
  11. Wonderful job. I really enjoyed this blog of yours, Too cool to have like this

    ResponderEliminar
  12. Hey pretty!! Thanks for posting, You have great blog here. keep it up..

    ResponderEliminar