terça-feira, 29 de junho de 2010

A 6 meses do Natal...

...e na minha cozinha já começaram os preparativos, neste caso as compotas com os frutos de verão!
Os meus avós lá me trouxeram os habituais pêssegos, este ano em muito menos quantidade, mas mesmo assim ainda deu para uns frasquinhos que já estão arrumados e assim ficarão durante estes meses.
A vantagem de começar com estes preparativos com tempo?
Aproveito a fruta da época que tenho em abundância. Não deixo tudo para a ultima hora e assim tenho tempo para preparar os meus cabazes como gosto.

As lojas também já estão quase todas com promoções, portanto é uma altura ideal para comprar cestinhos, caixinhas, latas e saquinhos para os cabazes deste ano e com preços muito mais convidativos. Já para não falar em algumas lembranças que se podem ir comprarando - tenham apenas em atenção que devem ser coisas que não seja necessário trocar.
Eu já cá tenho algumas!

10 comentários:

  1. tb já comecei a fazer os doces para oferecer no natal, e tb para aproveitar a fruta da epoca.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia...essas compotas são uma delícia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida a melhor maneira de podermos presentear quem queremos e sermos poupadinhos, tal como é necessário nos tempos que correm.

    Obrigado pelas dicas e pode-me visitar em:
    http://www.artxike-bijuteriaetrapos.blogspot.com/

    Obrigado pelas dicas e bjs

    ResponderEliminar
  4. Vou seguir algumas das tuas dicas e começar a preparar já as prendas de natal. As compotas aguentam-se até lá?

    ResponderEliminar
  5. Já somos duas, nas conservas...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  6. Sempre com magníficas sugestões!
    Adoro passar por aqui!
    Cá em casa também já começou a faina das compotas! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    antes de mais parabéns pelo blog, é muito útil. Gostei da ideia da compota de ameixa e já fiz. Fiquei foi com uma dúvida. O doce aguenta 6 meses mesmo sem estar no frigorífico? Tenho medo de estar a guardar e no fim ficar estragado.
    Obrigada pela ajuda e beijinhos.
    Sónia

    ResponderEliminar
  8. Cara Sónia (e demais leitores com a mesmo dúvida!)

    As compotas são um método de armazenamento de fruta através de um conservante que, neste casa é o açúcar!
    Portanto, e desde que coloquem quase o mesmo peso de açúcar e fruta, e que deixem o doce atingir bem o ponto de estrada,e que usem frascos esterilizados e bem secos, ele não se estraga. E dura não meses, mas sim anos. (Eu ando a comer doce de 2007 em perfeitas condições!).
    Portanto não tenham medo de fazer e não é necessário guardar no frigorífico, só mesmo depois de aberto.
    E se, por acaso ao abrirem um doce este tiver um pouquinho de bolor à superfície, não deitem fora. Basta retirarem essa camada e vão ver que o doce continua a 100%.
    É claro que se andarem a fazer doce com 100gr de açúcar para 1 quilo de fruta, o tempo de consumo é muito pequeno, ganha bolor facilmente e terão de o guardar no frigorífico.
    Uma compota bem feita dura muito tempo. Façam sem medos!

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela informação!
    Vamos lá ver quanto tempo os meus filhotes vão deixar que ela dure. Ficou tão boa LOL
    Hoje fiz doce de melão. Parece que também está bom ;-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ainda não comecei a tratar dos doces e compotas, tenho de o fazer, para não me atrasar...

    ResponderEliminar