quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sugestões de Ofertas Caseiras para este Natal #1

Tal como nos anos anteriores, este não vai ser excepção, e já ando de volta dos meus cabazes de Natal. Há compotas e marmelada para todos, que fiz durante o Verão e o ínicio do Outono, conforme as frutas que me iam chegando.
Agora há que complementar os cabazes com outros pequenos mimos.
Se o ano passado fiz açúcar baunilhado caseiro, este ano a escolha vai para o açúcar de alfazema. Este açúcar é optimo para adoçar chá, fazer refrescos caseiros e ainda para enrolar tortas variadas.
Para o fazer, não podia ser mais simples: misturem o açúcar com as flores de alfazema (à venda em lojas de produtos naturais, ervanárias, dietéticas e em alguns supermercados). Se quiserem podem usar o robot de cozinha para "misturar" melhor.Depois é só encher frasquinhos com esta mistura e fechar bem. O ideal é fazerem já, para estar pronto a consumir por alturas do Natal!
Decorem o frasco com motivos natalícios e uma etiqueta bonita e ficam com um mimo para complementar os vossos cabazes de Natal.
Em alternativa, juntem ao açúcar um pacotinho de chá e uma receita da vossa torta favorita  - com a indicação que o açúcar deve ser usado para adoçar o chá e enrolar a torta -coloquem num saquinho e ficam com uma lembrança para oferecer a amigos ou familiares!

27 comentários:

  1. gostei dessa ideia do açucar!vou fazer para ter em casa! ;)

    ResponderEliminar
  2. Este ano também vou fazer as prendinhas. Também já tenho as compotas e a marmelada e mais algumas ideias. Se não te importas, vou juntar esta ao cabaz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por esta e tantas outras dicas...
    Já agora, há algum lugar onde se possa comprar frascos de vidro?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gosto mesmo das tuas ideias para o Natal :)

    ResponderEliminar
  5. Como sempre, mais uma ideia maravilhosa.
    Parabéns e obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  6. Esta ideia é super gira, baratinha... e pode ser personalizada. Parabéns!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por mais esta ideia. Já retirei algumas ideias daqui p as mhs prendas de Natal este ano, q vão ser praticamente tds caseirinhas. Em resposta à pergunta q fizeram sobre onde comprar frascos de vidro - há à venda na 'Casa', no 'Ikea' e tb numa nova loja (pelo menos cá em Aveiro) chamada 'Espaço Casa'.

    ResponderEliminar
  8. Como sempre estas ideias são espectaculares... este ano vou usá-las com muito prazer.
    Muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  9. Como ja aqui disseram, podem comprar frascos nas lojas Casa, Ikea, e basicamente em qualquer loja de utilidades, sendo que nas lojas chineses também costuma haver e os preços são mais acessíveis.
    No entanto a melhor solução é fazerem como faço cá em casa. ao longo do ano guardo todos os frascos de vidro (de azeitonas, pickles, maionese...) que vou utilizando e assim tenho sempre stock e nunca preciso de gastar dinheiro em frascos. Além disso também os amigos me costumam trazer os frascos deles usados, pois sabem que cá em casa são sempre necessários. Aconselho-vos a fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Já há uns tempos que sigo os teus blogs, apesar de só hoje comentar... Adoro!
    Parabéns pela originalidade e vou aproveitar a ideia:)
    Alexandra

    ResponderEliminar
  11. Adoro o seu blog, venho cá regularmente, mas só hoje comentei.
    Adorei mais esta ideia! Este ano, em parte inspirada por algumas ideias que vi aqui, também vou fazer uns presentinhos caseiros. Estou farta de oferecer futilidades para guardar nos armários. O Natal não é isso. Também tenho andado a guardar frascos e tenho amigas que me arranjaram alguns.
    Um beijinho e parabéns pelos blogs.

    ResponderEliminar
  12. Ola :-)

    Este e so um mail muito pequenino para dizer que ADORO este blog. Como tambem gosto de fazer coisas em casa e tentar ser o mais economica possivel este blog simplesmente caiu do ceu para mim. Parabens e continue :-).
    Beijinhos,
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderEliminar
  13. Adorei a sugestão!
    Fántástica como sempre!
    Grande beijinho e muito obrigada pelas tuas partilhas!

    ResponderEliminar
  14. Excelente ideia! Mais uma das tantas e tão boas que partilha conosco! Acho que finalmente este ano vou por mãos à obra e oferecer cabazes feitos por mim.

    http://editemoments.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito da tua sugestão do Açucar...

    Também eu este ano e pela 1ª vez, optei por oferecer prendas feitas por mim, e penso que que o melhor...

    Porque acabamos sempre por oferecer coisas que ficam guardadas e as vezes sem utilidade para quem recebe, ou não gostam...

    Assim produtos feitos por nós tem sempre outro valor.....

    jinhos

    ResponderEliminar
  16. ola só para dizer que embora há pouco tempo tenha descoberto este "mundo" dos blogs fiquei maravilhada com os seus.adoro as suas ideias,receitas,tudo!parabens .Mesmo nao tendo blog virei sempre com ansiedade espreitar os seus! obrigada

    ResponderEliminar
  17. Óptima sugestão!Fiquei com vontade de experimentar.

    ResponderEliminar
  18. Já é hábito meu fazer as minhas própris prendas. É a economia e um bocadinho de nós que se junta ao presente. Este ano, uma amiga minha fez compota e quem faz as embalagens sou eu... caixinhas de trapilho onde vai ficar um frasquinho de compota, uma saqueta de chá e um pacotinho de bolachas... Convido a ver os meus trabalhos em http://alexis-artes.blogspot.com e parabéns por ajudar à economia caseira!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Fiquei a pensar que se calhar também se pode usar a flor de alecrim...que também é aromática, calmante e revigorante.É que tenho mais facilidade em encontrar alecrim do que alfazema...Obrigada por mais esta sugestão. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  20. Olá..
    Qual a receita do açucar baunilhado?
    A do ano passado!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Que óptimo açúcar.Vou tentar fazer e oferecer também.
    Obrigada pela ideia.~
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    fiquei hoje a conhecer o teu blog através do diario de Coimbra. Tambem estou a procura de emprego e costumo pesquisar bastante na internet sobre este tipo de dicas. Desde já o meu obrigado.

    Há pouco tempo encontrei outro blog sobre estes temas

    http://mudeasuavidaencontreoempregocerto.blogspot.com/

    Nunca é demais saber.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Olá!

    olha quais são as quantidades que usas para fazer o açúcar?

    bj

    ResponderEliminar
  24. Obrigado!
    Partilhado com as devidas referências. Boas Festas!

    ResponderEliminar