segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vamos preparar os Cabazes de Natal juntos? 2º Semana

Espero que durante a semana que passou tenham tido oportunidade de começar a reunir materiais, frascos, caixinhas e até de começar a fazer algumas compras nesse sentido.
Na semana que passou, comprei papel de embrulho, garrafinhas para colocar um licor, e também algumas fitinhas.
Aproveite também para reunir material que tinha em casa, sobras de anos anteriores, e elaborar uma lista do que ainda falta comprar.
Esta semana tenho outra proposta. Para quem faz compras no Continente e recebeu o talão de 10% de desconto no total das compras, é uma excelente altura para começar a comprar ingredientes para os cabazes, como farinha, açúcar, vodka para os licores, chocolate…. Coisas que raramente se encontram em promoção e que assim sempre têm um desconto ainda que pequeno. (Mesmo que não tenham este desconto, o objetivo para esta semana é começar a comprar alguns dos ingredientes que vamos depois usar nos nossos cabazes. Comprando aos poucos custa sempre menos…)
Para além de começarem a comprar os ingredientes necessários, esta semana é também a semana ideal para fazerem compotas, marmelada, geleia e azeites aromatizados. Aqui no blogue ou no As Minhas Receitas, encontram as mais variadas sugestões para compotas, bem como fazer os azeites aromatizados e também de como esterilizar frascos para que as vossas compotas não se estraguem.
Para mim, esta será a semana em que vou fazer compota de abóbora – as outras já tenho feitas desde o verão – e vou aproveitar para comprar açúcar e vodka, entre outros ingredientes para começar a preparar alguns dos componentes dos meus cabazes.
Se não fazem compotas, aproveitem para preparar qualquer outra coisa que possa ser feita com antecedência e não se estrague, como por exemplo os azeites aromatizados.

Outra coisa que vos quero falar, e que está de acordo com o “tema” desta semana, é o orçamento para os cabazes. Entre ingredientes, cestas, saquinhos, fitinhas e tudo o que compro para preparar os cabazes, gasto cerca de 100€ no total. Mas eu faço cerca de 30 cabazes, o que significa que cada um custa pouco menos de 3,5€. E tendo em vista que são quase sempre uma lembrança para um casal, não me parece nada de extraordinário.
Antes que digam que dou “prendas” a muitas pessoas, cada um sabe quem deve e quer presentear. E eu adoro oferecer estes mimos no natal, e este valor cabe no meu orçamento. Mas cada um terá o seu orçamento e a sua lista. Isto é apenas um exemplo.
As compotas custam pouco mais de 1€ cerca de 4 frascos de 200ml. Não compro frascos: reutilizo os frascos de azeitonas ou pickles que compro ou que os meus amigos me guardam. Tenho a sorte de não necessitar de comprar a fruta e legumes das compotas: as abóboras, uvas, pêssegos, maçãs, laranjas, tomate ou limões vêm de casa dos avós ou de outros familiares. O gasto é apenas o açúcar que custa cerca de 1€ por quilo. E com essa quantidade conseguem fazer cerca de 4 frasquinhos de compota.Quanto ao gosto energético, não é tanto quanto parece. Imaginam que gastam 20 euros de gás por mês. É menos de 1€ por dia: 2 horas a preparar a compota ao fogão não me parece um valor muito significativo…..

Portanto, desafio para esta semana: começar a comprar ingredientes e a preparar itens mais duradouros (para quem ainda não o fez) como compotas ou azeites aromatizados.
E comentários, sugestões e outras partilhas é favor deixar na caixa de comentários. Quem está comigo esta semana?

48 comentários:

  1. Boas sugestões!! Também cá por casa há a tradição dos cabazes... As prateleiras já estão cheias de doce de figo, de tomate e de marmelada! No sábado foi o dia do doce de abóbora!!! No meu blog já mostrei alguns desses doces... Também já começamos a forrar caixas (de sapatos!!) com papel vintage para encher com compotas... De facto, existem inúmeras alternativas a baixo custo, e que contrariam a ideia dos "gastos excessivos" no Natal! É sempre bom passar por aqui... Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Já tenho o doce de abóbora feito (o desafio, agora, é não comer todos os frascos até ao Natal! É que adoro doce de abóbora, é o meu favorito! :), e também chutney de abóbora, curgete e sultanas, feito no Verão. Vou fazer a marmelada hoje. Pensei, igualmente, em fazer já o sal aromatizado. Será demasiado cedo?

    ResponderEliminar
  3. Os frascos do continente são muito bonitos e estão agora com uma promoção. Deu-me vontade de trazer para casa.

    ResponderEliminar
  4. Eu já fiz sal aromatizado com limão e orégãos e também fiz azeite aromatizado com malagueta, alho e louro.... Quero ver se esta semana faço o kit para massas...

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Neste momento só estou a guardar frascos e caixinhas.
    Irei fazer as compotas mais no inicio de Dezembro e uma semana antes irei fazer bolinhos e trufas de chocolate.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,
    Ontem fiz o doce de abóbora, comprei a abóbora que me custou 1,56€ + 1€ do açucar, deu para 4 frascos e mais uma tacinha, para mim :), 0,64€/cada, mesmo comprando os ingredientes, se os comprarmos no tempo deles, há muita oferta e por isso o preço baixa :)
    Hoje comprei marmelos, nacionais e em promoção :) portanto um destes dias vamos ter Marmelada :).
    Os frasquinhos são guardados ao longo do ano.
    Estou a pensar em fazer azeite aromatizado, só tenho uma duvida, deve fazer-se com azeite virgem extra, certo?
    Para as caixinhas estou a pensar forrar as caixas de sapatos que tb fui guardando para desespero do maridão, que já acha q sou uma daquelas pessoas que junta lixo... ;)
    bjs
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo incentivo, para além das dicas! Próximo fim de semana já organizo os frasquinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olá bom dia...
    As compotas cá por casa vão crescendo: de damasco com framboesa, de manga, com cardamomo e lima, de manga e maracujá, de abóbora e laranja, de chila, de chila com abacaxi, e....e....bem...continuando nesta "motivação" ainda haverá lugar para compota de abacaxi e baunilha, de abacaxi e manga, lima e cardamomo e...e...tentar, e sublinhe-se bem tentar fazer marmelada..as minhas experiências não têm sido muito felizes nestes dois anos, Este ano a intenção seria fazer cubos de marmelada, vamos ver como corre....Ainda gostava de preparar mais algumas coisas...chutneys...bolachinhas...Está-me é a parecer que com tanto projecto, não sei se falta é o tempo...
    Mas...eu passei por aqui para agradecer-lhe uma vez mais as suas propostas...são SEMPRE bem-vindas. Fico/ficamos sempre à espera de mais algumas...
    Beijinhos.
    Cristina

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    Eu tenho por habito guardar os fraquinhos para os aproveitar, o meu problema é retirar o rotulo que se encontra colado...alguem me sabe dizer como o conseguimos fazer sem ficar com aquela cola espalhada....Obrigado
    Ana pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Eu costumo tirar com algodão com alcool.

      bjs

      Eliminar
    2. Naquelas mais teimosas, eu costumo usar um algodãozinho com diluente...

      Eliminar
    3. Olá Ana,

      Eu costumo usar benzina (compra-se nas drogarias) embebido num paninho e depois lavo-os bem na máquina.
      Costuma funcionar...

      Eliminar
  10. Olá a todos, bom dia,

    eu já despachei o azeite aromatizado. E este fim de semana comecei a preparar o licor de canela. Ver se não me esqueço de o agitar todos os dias. Ingredientes para o sal aromatizado já comprei e este fim de semana tive a mesma ideia da Joana. Utilizei o desconto dos 10% do continente para comprar alguns ingredientes. O açucar, o sal etc... Só não comprei o chocolate de culinária porque ainda não me decidi que bombons vou fazer.
    Quanto às compotas vou-me estrear este ano (espero que corra bem). Já encomendei aos sogros uma abóbora chila e já tenho outra abóbora das normais congelada.
    As bolachas serão feitas mais perto do natal mas estou tentada a experimentar as Anzac que a Joana publicou.
    Quantos aos materiais, como só me lembrei de fazer cabazes lá para Setembro não pude armazenar durante o ano, pelo que tive de comprar garrafas e frascos na Vetromarim (preços muito em conta), e os saquinhos de celofane encomendei na Sacoplex (encomendei num dia ao final da tarde e no dia seguinte recebi logo a encomenda). Quanto aos embrulhos ainda não pensei bem mas ando a acumular caixas e caixinhas de cartão de tudo e mais alguma coisa. Até as tampas das resmas de papel aqui no escritório ando a levar para casa...

    Beijinhos e boas preparações,

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estou a começar a andar nestas andanças, mas gostava muito de saber fazer o licor de canela e os bombons, será que me poderá ajudar?
      armindasantosp@hotmail.com
      Desde já o meu muito obrigado
      Arminda Pereira

      Eliminar
    2. os bombons sinceramente ainda não decidi. Tb ando a ver várias receitas. o licor de canela vou fazer a receita da Joana, deste mesmo blog. é só meter no motor de pesquisa e aparece logo :) vou também fazer outros licores (ainda não decidi quais) e arranjaram-me várias receitas, pelo que se quiser alguma outra é só dizer.

      Eliminar
    3. Obrigada, já encontrei o licor de canela. Gostava de fazer licor sem muito alcool. Se tiver alguma receita e poder partilhar comigo, agradeço.
      armindasantosp@hotmail.com
      Obrigada
      Arminda Pereira

      Eliminar
  11. Joana, estamos em perfeita sintonia, pois amanhã já tenho programado fazer compota de maçã & canela :) Concordo ctg: mesmo colocando várias coisinhas nos cabazes, feitas por nós, acho q fica uma prenda mais criativa e valorizada pelos amigos, do q simplesmente comprar um objecto e oferecer, pois dificilmente ñ gostam dos 'comes & bebes' q vão no cabaz :) Além disso, costumo complementar com um miminho para as amigas: um mini gel duche ou uma velinha perfumada para dar mais aroma ao natal :) Bjinhos e thanks pelas sugestões!

    ResponderEliminar
  12. Ana Pinto, para retirar a cola dos frascos eu faço assim: coloco-os de molho numa bacia com agua quente e detergente da loiça; aqueles com mais cola passo o esfregão de palha de aço fininho (tipo Bravo). Os frascos ficam impecaveis, sem vestigios de cola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado, vou tentar nos mais resistentes...

      Eliminar
    2. Colocar 1 minuto no microondas também ajuda

      Eliminar
  13. Olá, não faço cabazes para o Natal porque não festejo, mas para os que fazem aki fica a dica. O Jumbo está com uma pomoção no azeite Oliveira da Serra 500 ml 1.89€ (se não estou em erro), muito em conta para os miminhos que irão preparar....
    Bjs
    Miriam

    ResponderEliminar
  14. Boa, vamos nessa!!!!!!
    Já comecei a fazer as compotas e geleia de maçã, pêra e marmelo. vou agora fazer compota de abóbora e de chila. estava a pensar em fazer pêra em calda, deve ser giro em frascos maiores. vou-me aventurar esta semana para aproveitar o desconto do continente.
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    Eu já fiz o sal aromatizado, já preparei o açúcar baunilhado e parte dos saquinhos para o chá. J´+a tenho casca de laranja a secar para fazer açúcar aromatizado com casca de laranja.
    Ontem, após várias pesquisas tive mais uma ideia (não descobri a roda, mas ainda não me tinha lembrado desta...), Um frasco com ingredientes para bolachas ou bolos!!! Parece-me bem, vou por em pratica mas mais perto do natal.
    Continuação de boas partilhas.
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana,

    Gostei muito deste "desafio" comecei a pensar nos cabazes neste fim de semana a sério.
    Já tenho compotas e licores a macerar. Mas pensei em algo que pode não ser muito original, mas vi algumas ideias na net, e confesso que acho giro. Trata-se de massa para bolachas pré-preparada e enrolada como se fosse um um salame! Acompanhado de um frasco com preparação para chocolate quente poderia dar uma prenda para uma tarde em família. Preparar as bolachas e servir com o chocolate quente. Isto serve para dar uso a alguns frascos de vidro cá de casa de salsichas e azeitonas.

    Espero que gostem da ideia. Boa semana e boas preparações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Podia por o link dessa sugestão! Adorei a ideia :p
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Olá Inês,

      Vá ao google, escolha pesquisa de imagens e escreve cookie dough gift ideas, aparecem muitas sugestões e algumas com receitas.
      Obrigada!

      Eliminar
  17. Obrigada Joana! Eu ando a seguir tudo, claro =) Apenas com 1 semana de atraso lol o meu vale 10% é para a semana.
    Que vodka costuma comprar?Uma qualquer serve? Para por na lista de compras. Quanto ao sal e azeite quero ver se já o preparo amanhã!
    Obrigada pela partilha!! E fico à espera da próxima semana =)

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana e todos que estão a aderir :)
    O ano passado ofereci várias compotas, chutney e bolachinhas no Natal e fez muito sucesso porque a maior parte das pessoas valoriza o empenho que se mostra em 'fazer' a prenda que oferecemos. Este ano queria começar mais cedo a preparar as compotas e fazer uns cabazes mais recheados, mas temo que já vou um bocado tarde.
    Este desafio é um empurrão para começar a produzir. Frascos já existem, mas tenho de arranjar mais; ingredientes já estão alguns comprados e para vos acompanhar, vou começar a fazer compotas já este fim de semana.
    Estou cheia de motivação e conto com as vossas sugestões e dicas.
    Bom resto de semana a todos e até breve.

    ResponderEliminar
  19. Ola.
    Eu seguia as tuas dicas. As compotas estao feitas ( de maça, cenoura,
    abobora de nozes), os saquinhos de capuccino e chocolate quente tambem.
    Os bombons fiz ontem e ja preparei os saquinhos. Agora so falta o licor .
    E mais em cima da hora os biscoitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde
      Gostaria de pedir uma ajuda, se for possivel, como é que fez os bombons.
      Desde já o meu obrigada.
      Arminda Pereira

      Eliminar
  20. POdes me tirar uma duvida? COmo embrulhas os biscoitos para que nao fiquem moles? optei por fazer uns saquinhos em tecido baratinho( tipo os sacos de pao antigos). poderei colocar em saquinhos alimentares bem fechados?

    ResponderEliminar
  21. boas ideias...este ano como tenho tempo também vou oferecer cabazes para todos...e as sugestões do blogue são óptimas. Obrigada! ;-)

    ResponderEliminar
  22. Olá , qual a capacidade das garrafinhas de azeite ? Obrigada .

    ResponderEliminar
  23. Cá por casa também já se vão preparando os cabazes. É o primeiro ano que opto por cabazes, embora todos os anos faça muitas das prendas que oferecemos.
    De parte já estão algumas caixas de sapatos, que em breve serão forradas, 1 cesto (que comprei no continente para experimentar).
    Como tardei a decidir-me pelos cabazes este ano não tinha frascos :( logo tive que comprar alguns no continente. Com frascos em casa, mãos ao trabalho e o doce de amora já foi feito. O 1º licor, foi feito há alguns meses - Licor de Maçã com Canela, mas gostava de experimentar outros.
    Esta semana deram-me 1 abóbora, pelo que em breve irei fazer doce de abóbora.
    Gostei da ideia dos bombons, mas não tenho receitas, vou ter que pesquisar a ver se descubro alguma que seja fácil para começar.

    ResponderEliminar
  24. Também estou nesta :) Sacos de pão de papel, guardados durante as férias de verão já começaram a ser pintados pelos meninos cá de casa :) Doces tenho alguns mas vou fazer mais de maçã e abóbora que ofereceram. E acho que vou fazer mais algumas coisas, com a ajuda dos filhotes, para também eles sentirem que fazem parte dos cabazes ;) Sou, por isso, mais uma para o clube :D

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde, nós estamos a construir uma rubrica referente à gestão doméstica e familiar numa revista digital. Aquando da pesquisa confrontámo-nos com este blogue. Na realidade poderíamos fazer um trabalho de pesquisa e selecção de informação, no entanto, pensámos que seria interessante se pudéssemos contar com a sua colaboração. Caso esteja interessada poderá contactar-nos através do email: gabinetedepsicologia@mariadagloria.org Obrigada pela atenção, Bárbara Costa

    ResponderEliminar
  26. Belissima ideia.Vou acompanhar o seu blog. De facto, alguma criatividade evita muita despesa e compras à pressa sem interesse nenhum. Um cabaz do Natal feito por nós tem outro significado.Muito obrigada pela partilha das suas ideias. Helena

    ResponderEliminar
  27. Eu também estou contigo. E no meu blog hoje fiz um post com os meus preparativos e com as ideias que já estou a por em prática. Nas legendas faço referencia onde arranjei as coisas e quanto é que custaram. podem ir lá cuscar e dar a vossa opinião.
    http://planisferiopessoal.blogspot.pt/2013/11/caixas-de-sapatos.html

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana! Por aqui o Natal também já se prepara.... O ano passado fiz alguns cabazes e este ano será da mesma forma, mas com algumas novidades. A marmelada e geleia já vão para a parte 3. Já me deram duas abóboras que vao servir para faezr doce e umas broinhas de abóbora com frutos secos. Vou aproveitar para congelar uma parte da abóbora para utilizar mais para a frente. Este fim de semana recebi uma boa quantidade de maças que vão servir para faezr marmelada de maça, compota de maça com canela e vou tentar fazer geleia.... Gosto muito das suas dicas e gosto sempre de visitar o seu blog. A juntar a estes miminhos, espero ter tempo de preparar alguns livrinhos de receitas e de apontamentos para oferecer :)

    ResponderEliminar
  29. Alguém me pode dar dicas de onde comprar sacos de celofane para pôr os biscoitos/bolachas por aki apenas encontro folhas de celofane...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for da zona de lisboa, em campo de ourique há uma loja de sacos (plastico, papel, celofane)...

      Eliminar
    2. Pode encontrar no Fb nas paginas da Arteirices Gulosas e Artshp-Site.

      Eliminar
  30. Olá Ana Gonçalves!

    Podes mandar vir pela net dos sites:
    http://www.cenarios-gulosos.pt/
    http://www.brindart.com.pt/
    http://docinhodeacucar.com/
    http://branconuvem.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana
    Preciso da sua ajuda. Tenho em casa alguns frascos com mel, existe alguma coisa que se possa fazer com o mel (sem ser receitas de bolachas, bolos etc) do género adicionar nozes ou pinhões? Ficará bom?
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Já ando de volta dos mesmos também, e tudo começou quando a comecei a seguir já há dois anos atrás.
    Gosto muito do seu blog.
    Beijinhos!

    http://encontradanacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar