segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vamos preparar os Cabazes de Natal juntos? 5º Semana

Aos poucos os nossos cabazes começam a ganhar forma e conteúdo. Já há compotas, licores e bolachas congeladas prontas a colocar no forno mais próximo do Natal.
Já deverá haver cestos, sacos, fitas e berloques vários e há que começar a pensar nas etiquetas.
E esta semana há mais uma sugestão para compor os nossos cabazes. Que tal preparar uns frascos ou sacos com muesli caseiro?
A ideia é poder preparar uns Kits de Pequeno Almoço de Natal: com o muesli, uma compota e uma ideia para chocolate quente que será a sugestão dos cabazes numa das próximas semanas.
Esta semana vamos então preparar o muesli de natal e guardá-lo depois muito bem fechados em frascos de vidro esterilizados. Aguentará perfeitamente uns dois meses. Podem depois, juntamente com o muesli colocar sugestões para comer – por exemplo, servir com iogurte grego ou leite!
A receita que aqui partilho, dá para cerca de 5 frascos com 4 doses em cada frasco. O custo da totalidade da receita é de cerca de 6,5€, ou seja, cerca de 1,3€ por frasco. Como usei frascos que reutilizei não os estou a contabilizar. Claro que se comprarem frascos terão de acrescer esse valor…

Então esta semana mais alguém fará muesli de natal para os seus cabazes? Aqui fica a receita!

Muesli de Natal
(in “Christmas with Gordon”, Gordon Ramsay, página 85)

Ingredientes:

400g de flocos de aveia
75g de coco ralado
100g de avelãs
100g de nozes
100g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
180ml de água
120ml de óleo vegetal
½ colher de chá de extrato de baunilha
½ colher de chá de sal fino
75g de figos secos cortados em pedaços
75g de alperces secos em pedaços
75g de passas
50g de frutas cristalizadas cortadas em pedacinhos pequenos

Preparação:

Misture os flocos de aveia com o coco ralado, as avelãs, as nozes, o açúcar amarelo e as especiarias numa tigela grande . A parte misture a água com o óleo vegetal, a baunilha e o sal e junte à tigela dos ingredientes secos. Misture bem.
Divida a mistura por dois tabuleiros e leve a tostar no forno previamente aquecido a 180ºC , mexendo a mistura de vez em quando e até esta apresentar uma bonita cor dourada, cerca de 20-30 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Junte depois as frutas secas e cristalizadas e envolva bem.
Divida a mistura pelos frascos. (Ou num só frasco!)

14 comentários:

  1. Vou fazer a mistura de granola e não esta, mas já a meti na lista para fazer noutro ano. Hoje vai ser o dia em que me vou meter a trabalhar a sério para os cabazes.
    Vou tentar fazer os rolos das bolachas para congelar e tentar preparar a granola. Também comprei massa folhada e vou tentar enrolá-la e congelá-la para ser só preciso descongelar na altura de ensacar.
    Já tenho os cabazes "alinhavados" mas faltam-me acabar os licores de amora e medronho.
    Já tenho as etiquetas para os doces feitas e impressas e os cartões para juntar aos cabazes também já estão feitos.Para os doces o que me está a faltar é cortar o papel para colocar na tampa do doce.
    Também o ano passado comprei berloques para os cabazes e não os utilizei todos e ainda tenho ráfia comprada à muito e que estou a utilizar nos cabazes

    ResponderEliminar
  2. Têm um aspeto muito apetitoso!

    Apesar de não se contarem as calorias nesta época, é preciso ter um certo cuidado!

    Uma ótima ideia!

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua sugestão, nem q seja para consumir em casa :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma sugestão muito gira!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fiz mais um post, com os meus preparativos para o Natal. Espero que gostem das ideias... foram copiadas daqui do blog da Joana.
    Obrigada Joana pelas excelentes sugestões... não é por falta de ideias originais... que podemos fazer prendas baratas mas muito boas e práticas e sempre com muita utilidade.
    A sugestão desta semana foi excelente, adoro muesli.
    beijinhos e obrigada :)
    http://planisferiopessoal.blogspot.pt/2013/11/falta-um-mes-para-o-natal-mais.html

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas,

    eu não tenho conseguido adiantar nada dos cabazes pois tenho estado adoentada. Mas agradeço desde já as sugestões Joana. No mês de Dezembro vai ser sempre a bombar para conseguir preparar tudo.
    Para piorar, os azeites aromatizados (que eram a única coisa já feita) correram mal... Estão a ficar com uma espécie de algodão à volta do alecrim (penso que seja bolor) mas não percebo nada disto... Será que alguém me sabe dizer porque aconteceu? É a primeira vez que estou a fazer cabazes de natal e parece que está tudo contra mim... :(
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  7. Os meus cabazes também já começam a ganhar forma! Se tiver disponibilidade e gostar, passe no meu blog e veja os meus potinhos de doce... Gostei da sugestão para hoje: Muesli de Natal! Encantador... :):) Manuela

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da ideia, os meus cabazes estão parados, ainda não passaram do papel.
    Vou ver se a vontade aparece para começar a por em pratica. Mas já não falta tudo, já tenho frascos, vi umas garafinhas muito lindas que estou a pensar comprar para o licor de ginja, etiquetas estão alinhavadas. fitas e rafia ainda tenho do ano anterior.
    Mas ainda continuo indecisa, pois tenho imensas malaguetas e gostava de fazer algo com elas, tipo geleia de malagueta, molho, não sei é se aguentam até ao Natal.
    Vi uma receita de molho de chocolate, que estou a pensar fazer para oferecer juntamente com a mistura de panquecas, mas também não sei se aguenta até ao Natal, por isso tenho adiado, até decidir o que realmente quero.
    Mas tenho adorado as suas sugestões e muitas delas vão ser usadas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá !!!
    Bem descobri este blog e estou maravilhada !!! Muitos parabéns !!!
    Sou estreante nestas andanças, mas este ano também decidi fazer umas coisinhas caseiras para oferecer e daí ao pesquisar na net ter " esbarrado" com este delicioso blog de partilhas.
    Gostaria de fazer o azeite aromatizado e o sal...alguém me pode dar umas dicas ? A nivel de conservação, é necssario ter algum cuidado para não se estragar ?
    Obrigada.

    Beijinhos

    Susana N.

    ResponderEliminar
  10. Olá, eu ainda não fiz nada, só tenho ideias!
    Hoje vi esta ideia e achei bem partilhar. Parece-me fácil e diferente.
    Na semana passada vi um produtor de mel a vender uns frasquinhos pequenos (tipo amostras) com mel e nozes, com mel e pinhão, achei interessante.

    ResponderEliminar
  11. http://www.baudasideias.net/saudebeleza/cha-para-dor-de-garganta/

    eis a ideia que vi

    ResponderEliminar
  12. Olá, olá.
    Eu já iniciei os cabazes aqui em casa, mas iniciei com algumas semanas de atraso, por isso, aproveitei que estou de férias esta semana e adiantei a preparação de algumas coisas: a compota de abóbora e de tomate já está, bem como o licor de limão. :)
    Amanhã vai ser dedicado ao muesly. Apenas tenho algum receio das bolachinhas.. não sei se ficarão bem feitas | boas para comer... Vou deixar para o fim e se tiver tempo, farei as bolachinas para experimentar.

    Os frascos já os tinha cá para casa porque gosto sempre de guardar essas coisas. A unica coisa que não tinha era as garrafinhas para o licor, mas já andei a sondar os chinocas e encontrei a 0.95€ cada, igualzinhos ao da foto!
    A unica coisa que ainda não tenho é mesmo os cestos para colocar tudo. Vi uns de verga muito giros, sem tampa, mas não comprei porque tenho receio que não caiba tudo...
    O que virá para a próxima semana para ser preparado?

    ResponderEliminar
  13. sou leitora assídua do seu blog e hoje em pesquisas pela net encontrei este site e lembrei-me logo de o partilhar consigo. tem inúmeras ideias sobre como criar pacotes e embalagens para bolachinhas. espero que goste. http://www.sweetsugarbelle.com/2011/12/pretty-cookie-packaging-ideas/

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, Joana...
    Estou a finalizar o meu licor de canela e embora tenha seguido a receita toda certinha, acho que está um pouco forte (a vodka era potente... =)), existe alguma coisa que possa fazer para o tornar menos forte?
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar