quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Arrumar e Organizar a roupa dos miúdos (Arrumações para começar o Outono)



Ter dois filhos com 2 anos e poucos dias de diferença tem algumas vantagens! Uma delas é dos gastos relativos a roupa e calçado, que até ao momento são muito poucos. O António herdou quase tudo o que era do irmão (e muitas outras coisas dos “primos” Gui e Gonçalo que já tinham sido herdadas pelo Zá Maria). Comprei-lhe apenas um enxoval novo para a maternidade - e nos primeiros dias  só vestiu roupas e estrear - e vou-lhe comprando pequenas coisas das quais sinto falta ou para complementar algumas roupas que lhe oferecem. De resto, o guarda roupa do meu filho mais novo é, por enquanto constituído pelas roupas que compramos para o irmão (e a maioria está nova!) e as peças que vai recebendo entre natal e aniversário.

Depois do Zé Maria nascer, e assim que as primeiras roupinhas foram deixando de servir, surgiu a questão de como e onde guardar as roupas que iam deixando de usar. A nossa solução passou por colocar a roupa - separada por etapas (ou meses) - em caixas de arrumação plásticas do IKEA (nós usamos as Samla de 45l). Uma caixa dos 0 aos 3 meses, com as meias e os collans guardados dentro de saquinhos, outra caixa dos 3 aos 6 meses, outra dos 6 aos 9 meses, outra dos 9 aos 12 meses e quando estávamos quase a encher a caixa dos 12 aos 18 meses recebemos a notícia de que o António vinha a caminho. Abençoei o dia em que me lembrei de arrumar tudo de forma tão organizada, e continuei a fazer o mesmo. (À medida que a roupa do Zé Maria foi deixando de servir foi sendo arrumada, tal como faço agora com o António, diretamente na caixa da idade/etapa que lhe corresponde.)

Toda a roupa foi arrumada lavada e passada a ferro. Quando a retirei para começar a organizar tudo o que necessitava para a vinda do António, algumas coisas estavam com manchas amarelas, pricipalmente as peças brancas. Já me disseram que a roupa deveria ser arrumada lavada e não passada, e bem vistas as coisas, se é para lavar tudo novamente para usar por outro bebé, não vale a pena mesmo ter o trabalho a passar a ferro. Bastará lavar, secar e dobrar direitinho, e é assim que estou a fazer com a roupa que vai deixando agora de servir ao António.
Cada uma das caixas está devidamente identificada com uma etiqueta para assim ser mais fácil de identificar (0 aos 3 meses; 3 aos 6 meses...)

Quando há a passagem das estações, e quando começa a chegar a altura de ir buscar a roupa seguinte, basta retirar da caixa, fazer uma máquina ou duas, passar a ferro e arrumar tudo para estar a uso.
Agora, com a chegada dos dias cinzentos e da chuva, agora que já se foram os calções e as t-shirts, e foi necessário ir buscar a nova caixa, com a roupa dos 12 aos 18 meses, com os pijamas inteiros e mais quentes, as calças, as camisolas, os collans e os bodies de manga curta, aproveitei também para fazer uma arrumação geral nos roupeiros dos quartos dos miúdos.
Separar o calçado que já não serve a um e a outro e fazer as devidas substituições do mais velho para o mais novo e ver as faltas. Arrumar as caixas da roupa do primeiro ano de vida na parte de cima dos roupeiros que não tinham nada e desimpedir os armários.

Arrumar as mantinhas de bebé, os lençóis de alcofa e outras coisas do género que agora já não são necessárias. Arrumar e separar a roupa de verão de duas crianças e  substituir pela roupa mais quentinha. E aproveitar para fazer uma lista do que cada um deles necessita. (Pouca coisa, que o aniversário foi há pouco tempo e esta mãe aproveitou para sugerir alguns presentes úteis!) 
Toda esta tarefa de arrumação e separação de roupa durou a tarde quase toda, mas no final valeu a pena. Os armários agora a parecerem quase vazios deram origem a algumas ideias, e espero que o pai cá de casa tenha vontade de fazer umas pequenas bricolages....


E vocês, também organizam assim a roupa dos vossos miúdos? Guardam de uns para outros? Arrumam tudo separado e organizado? Dicas, ideias e sugestões sempre muito bem vindas!!

7 comentários:

  1. Eu tb guardo por idade, deram-me imensa roupa para ambos. Não guardo muita coisa de um para outro porque de certeza que ele não vai vestir os vestidos e saias delas,hehe mas o que nos dão e ainda nao serve está arrumado em sacos ou caixas de arrumaçao com a informação no exterior, genero, idade e estaçao.

    ResponderEliminar
  2. Eu também fiz assim. Por idades, em caixas transparentes, identificadas por fora. Acho que é o mais prático.

    ResponderEliminar
  3. Aconteceu-me o mesmo mas com 2 meninas! Também tinha tudo guardado em caixas dessas!

    ResponderEliminar
  4. Também guardo as roupas das minhas filhas por idades, torna bem mais fácil a tarefa quando preciso de roupa para a mais nova.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana!
    As roupas da minha Beatriz foram todas emprestadas à minha mana mais nova, para a minha sobrinha pequenina. Quando voltarem, a maior parte penso que vou trocar por tamanhos maiores nas lojas que vendem artigos para bébé em 2ª mão (aqui em Lisboa, conheço a Kid to Kid, não sei se há mais). Só guardei algumas peças mais simbólicas e que gosto imenso. Em relação a essas caixas, a minha dúvida é se são suficientemente isolantes. Andei à procura de caixas que fossem estanques (do género dos recipientes de plástico ou vidro para guardar comida), mas não encontrei, pelo que provavelmente vou guardar nessas as roupinhas que ficarem.
    Também já me tinham avisado para não guardar a roupa passada a ferro, pelo que fi-lo logo desde início e as roupinhas não ganharam manchas :).
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP)

    CARTÃO DE BANCO CLONADO OU GOLPE DE BANCO???!!!



    Geralmente, sempre ocorre de alguém receber um telefonema, em que a pessoa do outro lado diz ser do banco. E geralmente muitos acabam sendo vitimas desse tipo de situação.

    A pergunta que fica é a seguinte: existe dois cartões magneticos com o mesmo chip eletronico???!!! Ou isso é golpe de banco???!!! Ou para justificar algum funcionário que passou a mão indevidamente em dinheiro de cliente???!!! Ou fazendo pressão para o cliente mudar de banco ou agência???!!! Alguém já se fez essa pergunta???!!! Porque geralmente sempre se houve esse tipo de história né???!!! E geralmente esse tipo de história já é bem velha, e como é né???!!!

    Ou será que pelo fato de ficarem quase um mês inteiro de greve, como foi o mês de setembro/2016 faltou dinheiro para alguma coisa???!!! Alguém já se fez essas perguntas???!!!







    ResponderEliminar
  7. Eu guardo a roupa clara em sacos dos lixo pretos. Remédio santo para a roupa não ficar amarela :)
    Fatima

    ResponderEliminar