quarta-feira, 14 de junho de 2017

Planear e organizar: Organizar a fruta e os legumes da semana


Das muitas coisas que vão perguntando acerca do meu habitual planeamento e organização semanal das refeições, tem a ver com a maneira como preparo e acondiciono os legumes.
Em primeiro lugar, há que ter atenção em como vão acondicionar os legumes já preparados. Aqui em casa guardam-se ou em sacos do com abertura fácil (e que se podem abrir e fechar várias vezes: eu uso os do IKEA, que têm vários tamanhos) ou em caixas de vidro herméticas.
A excepção é para a alface e outras folhas verdes para salada, que guardo numa saladeira da Borner, à qual dá para retirar o vácuo, e que assim mantém mais tempo as coisas frescas.

Portanto, para acondicionar tudo devidamente, mas principalmente para garantir que aguentam cerca de 1 semana ( não todas, mas as ultimas a ser consumidas...) há que investir em recipientes que permitam acondicionar em perfeitas condições os alimentos.

E como é que eu preparo os legumes e a fruta? Depende dos legumes e da fruta, mas vou tentar explicar para os mais comuns, ou pelo menos para aqueles que consumimos mais nos últimos tempos. Nada disto invalida que se congelem legumes para mais tarde. No entanto, como ultimamente só tenho mesmo abóbora congelada, e tudo o resto compro apenas para a semana - e chega-me fresco todas as semanas, não tenho excesso para congelar.
De uma maneira geral, assim que chega o cabaz, ou que venho das compras preparo logo todos os legumes. Está sempre tudo depois disponível e pronto a usar.

Alface e rúcula - Lavo bem, folha a folha para retirar toda a terra e preparo as folhas de alface cortando-as com as mãos . Seco bem, num secador de saladas e guardo depois na tal saladeira Borner a vacuo. De cada vez que quero salada está pronta a consumir. Tiro a quantidade que vou necessitar para a saladeira e deixo a restante dentro da saladeira a vacuo até à próxima utilização.

Tomate cereja - lavo-os bem e seco-os num pano de cozinha lavado. Guardo-os depois numa caixa de vidro hermética. É só tirar e comer.

Feijão verde - Lavo, retiro as pontas e o fio (se for caso disso) e corto ao meio. Deixo secar num pano de cozinha lavado e guardo num saco com fecho (dos tais do IKEA)

Couve coração, lombarda ou couve roxa - Com uma mandolina ou faca afiada corto bem fininho. Lavo depois em água abundante e deixo secar bem num escorredor e depois num pano de cozinha. Guardo separadamente em sacos com fecho e vou usando consoante as necessidades, seja para salada ou para a sopa.

Batatas - Descasco as batatas que necessito para os acompanhamentos/refeições da semana e guardo-as numa caixa plástica bem cobertas de água e tapada, e já cortadas de acordo com aquilo que vou fazer (em rodelas ou palitos ou cubos...) Depois é só escorrer a água e usar normalmente.

Cebolas - Podem ter sempre algumas cebolas já descascadas , picadas e até cortadas em rodelas no frigorífico para simplificar as refeições da semana. Guardo normalmente em caixas de vidro herméticas, e não convém ter cebolas preparadas para muito tempo.

Alhos - Descascados podem ser guardados em azeite, ou numa caixinha de vidro hermética no frigorífico.

Alho Francês - Corto em rodelas e lavo-o bem para retirar todas as impurezas. Deixo a escorrer num escorredor e depois coloco num pano de cozinha limpo. Guardo num saco com fecho ou em caixas de vidro herméticas.

Brócolos e Couve flor - Separo em raminhos. Lavo bem e deixo a escorrer. Seco com um pano e depois guardo em sacos com fecho. Se for para fazer “couscous” de couve flor, pico logo no robot de cozinha e guardo já picada e pronto a ir para a frigideira numa caixa de vidro hermética.

Cenouras - Lavo-as e descasco todas. Guardo depois num saco com fecho e vou usando consoante as necessidades.

Courgetes - Se for cozinhar alguma coisa com elas durante a semana - preparo-as logo da maneira que as quero usar e guardo numa caixa de vidro hermética. Se for apenas para a sopa corto-as em quadrados e guardo num saco com fecho juntamente com os restantes legumes para essa sopa, de maneira a ser apenas colocar na bimby e juntar sal e água.

Cogumelos - Só os lavo e corto mesmo antes de preparar.

Pimentos - Lavo e corto em tirinhas. Guardo numa caixa de vidro hermética e estão prontos a usar.

Tomate e pepino - São dois legumes que, por serem mais sensíveis só os lavo e preparo mesmo antes de utilizar. Não aguentam muito tempo preparados e perdem muito líquido, apodrecendo/murchando preparados numa caixa.

Morangos - Lavo-os bem e deixo-os a secar num pano de cozinha lavado. Retiro o pé e coloco-os depois numa caixa de vidro hermética. Estão prontos a comer.

Mirtilos e Cerejas - Lavo, seco e coloco numa caixa de vidro hermética para estarem prontos a comer.

Melancia, Melão, Meloa, Ananás - Descasco e corto em cubos e guardo numa caixa de vidro hermética.

As restantes frutas estão normalmente na fruteira ou no frigorífico para serem consumidas normalmente.


Alguma fruta ou legumes mais comum que me tenha esquecido de falar? Outras sugestões ou ideias?

22 comentários:

  1. Faço exactamente o mesmo. Excepção feita aos cogumelos que limpo muito bem com um paninho húmido e depois arranjo em fatias ou quartos, constante for usar. É mais provável fazer melhores escolhas quando nos preparamos para isso! �� beijinho Joana! Gosto muito dos seus livros e mais ainda que, como eu, tenha optado por uma alimentação mais "clean". ��

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  2. Respostas
    1. https://borner.pt/index.php?route=product/category&path=95

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  3. As batatas guardadas em agua nao perdem mta goma?

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  4. Muito útil a publicação. Por muito que se saiba, há sempre algo que se aprende. Bfs. Rosa Pinto

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  5. A alface guardo já lavada numa caixa com rede por baixo, o tomate cereja vai lavado numa caixa para o frigorífico e tal como a cenoura (que descasco,corto em palitos e guardo numa caixa com água)vai servindo de petisco para a miudagem cá de casa, os alhos guardo num frasco com azeite (dica da Joana). As sugestões de hoje serão também postas em prática! :)
    Ana

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  6. Adoro esta (e outras!) organização :) Torna tudo mais simples e rápido! Bjinhos e thanks pelas sugestões!

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  7. Muito útil, ainda para mais nesta época que se usa e abusa de frutas e legumes para umas saladas fresquinhas!!

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  8. Estamos sempre a aprender!

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Será que desta forma os legumes mantêm as suas propriedades (nutrientes, vitaminas, etc)?
    Percebo pouco disso por isso aproveito para perguntar, caso alguém perceba ou já se tenha informado sobre o assunto :)

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  11. optimas dicas!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    (ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)

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  12. Excelentes ideias mas há uma coisa a ter em conta: quer a batata, quer a cenoura (comentário de uma anónima), tem vitamina C e esta como é solúvel em água, acaba por se perder.

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    1. Os legumes Se forem só lavados, não perdem nutrientes, mas se guardarmos cortados, já perdem. Até a textura de uma sopa feita com batata e cenoura descascada e cortada na hora, é diferente, e para pior, de uma feita com batata e cenoura descascada e cortada dias antes. Façam a experiencia e depois digam. recomenda-se cortar a batata e guardar de um dia para o outro, na água, para os doentes renais. Os frutos que se comem com casca só devem ser lavados quando consumidos, até porque depois de molhados mesmo que sejam secos não se conservam durante o mesmo tempo, comparando com os que não foram lavados( as cerejas , os morangos, as ameixas etc). as cebolas também não se devem guardar descascadas e cortadas, pois tornam-se toxicas. Espero ter ajudado

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  13. Excelentes ideias mas há uma coisa a ter em conta: quer a batata, quer a cenoura (comentário de uma anónima), tem vitamina C e esta como é solúvel em água, acaba por se perder.

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    1. Obrigada, vou ter isso em conta!

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    2. Pela lógica, então esses legumes q ficam em água perdem a Vita C, por isso, qd formos a comer já ñ tem, mas e se usarmos a água desses legumes p a sopa? Thanks :)

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  14. Excelentes ideias mas há uma coisa a ter em conta: quer a batata, quer a cenoura (comentário de uma anónima), tem vitamina C e esta como é solúvel em água, acaba por se perder.

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  15. Excelentes dicas! Vou pôr algumas das suas dicas em prática. Eu usava um método diferente, basicamente cortava os legumes mas estava a congela-los. Quando ia buscar os legumes no congelador, estava tudo muito duro, obviamente, por vezes tinha que lhe dar umas palmadas para se desgarrar..
    Vou passar a fazer como indica.
    Obrigada :)

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  16. Muito útil, alguns já pratico outros nem sabia que era possivel. Tenho as minhas duvidas em relação à batata por exemplo e em relação a cenoura, não começa a "secar" depois de descascada?

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    1. Com a batata nunca experimentei, mas com a cenoura descasco-a, parto-a aos palitos e depois de a lavar e escorrer(sem secar) guardo-a numa caixa hermética. Aguenta muito bem.

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