segunda-feira, 2 de outubro de 2017

DiY: Mesa de Apoio


Ainda dos último DIY aqui de casa. 
Uma mesa que já esteve à porta de casa para ir para o lixo, mais do que uma vez. Finalmente resolvi dar-lhe uma oportunidade.
A mesa foi mais uma daquelas coisas que veio da casa dos avós há mais de dois anos, quando tivemos que esvaziar a casa. Veio sem destino, e porque tinha um design giro e retro, mas sem sabermos ao certo se a iríamos utilizar ou não.

Depois de já estarmos a morar aqui em casa, já esteve no sotão e, desde que descobri que tinah bicho, foi para a garagem, e esteve mas do que uma vez para ir fora.
No entanto continuava a necessitar de uma mesa de apoio para o meu sotão, e voltei a olhar apra ela. Acho que o principal motivo pelo qual não o fazia era exatamente porque era uma peça que ia necessitar de algum trabalho... Mas resolvi dar-lhe uma hipótese.
Num tarde de sol, em que tanto eu como o Miguel estávamos de volta de pequenas bricolages, resolvi finalmente dar uma nova vida à mesa. 



Primeiro tive de lhe retirar toda uma espécie de papel autocolante que tinha sobre o tampo.
Depois foi preciso lixar toda a mesa e as pernas (onde o bicho tinha atacado). E dar finalmente um tratamento ao bicho com Cuprinol, de pincel em riste, de modo a que ficasse bem impregrando em toda a madeira e dentro de cada buraquinho.

Só depois desse “tratamento de choque”, e de estar bem seco, é que comecei a pintar, com tinta branca mate (usei uma marca branca do Leroy Merlin). No total foram 3 demão, cada uma aplicada depois da outra estar seca.






Só depois de ter a mesa pronta e pintada é que achei que ficava engraçado - para ficar com uma superfície lavável e com maior resistência  - aplicar qualquer outra coisa no tampo da mesa. E lembro-me de ter visto uma sugestão no pinterest ou no instagram de alguém que colocava papel autocolante. Usei um com efeito de mármore (com cinza muito clarinho), porque em principio será esse o tom do sofá que irá um dia destes - assim que o orçamento permitir - para o sótão.

No final a mesa ficou com um novo look, e pessoalmente acho que valeu a pena o trabalho que tive.
Mantém o aspeto vintage - principalmente dado pelas pernas - que eu tanto gosto, e acho que, quando toda a decoração do meu escritório do sotão estiver concluída (lá para 2025), ficará lindamente. Para além de ser, sempre uma recordação de casa dos meus avós.




(Espero não vos cansar com as ideias de DIY que se vão fazendo aqui por casa, mas são coisas tão simples, que eu acho que às vezes só necessitamos da dose certa de inspiração para “atacarmos” coisas mais antigas e a necessitar de remodelação que podemos ter lá por casa!)

12 comentários:

  1. Eu em breve vou mudar de cada e já estive a ver online alguns moveis bem giros e também que me vão dar algum trabalho e adoro poder ver estas maravilhosas transformações...

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem gira a mesa. Gosto muito dos DIY, por isso fico sempre interessada quando aparece um.
    Beijinhos,
    Catarina

    ResponderEliminar
  3. Ficou giríssima, fez muito bem em reaproveitá-la! o papel autocolante comprou onde Joana?

    ResponderEliminar
  4. EXCELENTE, A BRICOLAGE FAZ MILAGRES, EU GOSTO, BJS

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro este tipo de posts! Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  6. O papel autocolante deu-lhe graça e o mais importante é mesmo funcionar bos planos para a remodelação do espaço. Mas adorei o look com o tampo branco e as pernas em madeira!

    ResponderEliminar
  7. Giro! Mas pessoalmente teria mantido o tampo branco com as pernas em madeira. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia inicial era essa. Mas pro causa do bicho, tive necessidade de pintar as pernas de branca para os danos do mesmo (os buraquinhos) ficarem disfarçados....
      :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Pois ia dizer precisamente o mesmo :)

      Eliminar
  8. São bem vindas essas ideias. Servem de inspiração :)

    ResponderEliminar
  9. Como tirou a tinta antiga? Algum produto especial? Obrigada

    ResponderEliminar