quinta-feira, 1 de março de 2018

Detergentes DIY


No último post, falei aqui que além das minhas resoluções de reduzir (principalmente o consumo de plásticos) e de reaproveitar e reciclar cada vez com maior consciência, também me tinha novamente voltado a usar com maior regularidade um spray multiusos caseiro, feito com água e vinagre.
Na verdade, já não é a primeira vez que falo sobre isto - ver aqui: https://economiacadecasa.blogspot.pt/2010/07/multiusos-ecologico-economico-e-caseiro.html, e a Dona P. continua a limpar imensas coisas com vinagre cá em casa, principalmente o chão.
Depois de alguma pesquisa sobre o assunto, faço o spray multiusos de forma um bocadinho diferente da falada no post de 2010. Misturo em partes iguais água e vinagre (normal de vinho branco) - e coloco a mistura num “borrifador” reaproveitado de outro produto, depois de bem lavado.

Uso (e nunca deixei de usar para isso) para limpar o microondas, e os tabuleiros das cadeiras de comer dos miúdos, porque não tenho de me preocupar com enxaguamentos. Basta borrifar e passar um pano limpo e está pronto a ser sujo outra vez, a cair comida que vai depois direta para a boca ou para o prato.

Além disso também tenho usado para limpar os lavatórios das casas de banho, vidros, espelhos e todas as superfícies que necessitem. Quando acaba é só voltar a encher com água e vinagre em partes iguais. (Entretanto li/vi uma forma de aromatizar o vinagre deixando-o alguns dias a macerar com cascas de citrinos, e só depois juntar com a água. Ainda tenho o meu vinagre a “macerar”, mas depois posso contar se o cheiro sempre fica mais agradável!)

Outra das coisas que fiz, foi sabão “líquido”, partido de uma barra de sabão azul tradicional. Basicamente é pegar num pedaço pequeno de sabão - cerca de 50g, ralar e juntar cerca de 1 litro de água a ferver para dissolver o sabão. Em levei ao lume para ferver e dissolver bem... Ficou um cheiro um bocado esquisito na cozinha, mas nada que a janela aberta ou o exaustor ligado não resolvam. Depois coloquei em dispensadores de sabão líquido, Podem usar nas casas de banho para lavar as mãos, mas eu tenho na cozinha e na lavandaria. Na cozinha tenho usado para lavar o biberon do leite matinal do António (os da Maria Benedita são esterilizados), alguma louça que não esteja com muita gordura e coisas de uma recém mãe como os bicos de silicone da amamentação e outras coisas do género.
Na lavadaria uso para ajudar a tirar nódoas da roupa, e nas roupas da Maria Benedita, principalmente aquelas com os cocós amarelos e difíceis de tirar... Um bocadinho de sabão líquido e água morna fazem milagres.

Não propriamente um detergente DIY, mas um detergente ecológico.... Comprei finalmente para experimentar nozes de saponária, e já fiz algumas máquinas de roupa usando-as. A roupa ficou bem lavada - mesmo a toalha de mesa com nódoas de comida e a roupa dos miúdos a padecer do mesmo mal.... No entanto também pré- tratei as nódoas antes de colocar a roupa a lavar e usei um pouco de amaciador para dar cheiro - também me aconselharam a usar óleo essencial para dar cheiro... Neste ponto ainda estou em aprendizagem...


De qualquer maneira para já estas são as coisas de tenho feito e utilizado. Se tiverem mais ideias e sugestões, agradeço a partilha. E vocês fazem algumas destas coisas? Fazem e valem a pena ou não gostaram das experiências? Contem-me tudo!

13 comentários:

  1. Obrigada pela partilha,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Estou rendida ao poder do vinagre. Costumo macerar cascas de laranja durante três semanas e o cheiro a vinagre é completamente substituído por um agradável cheirinho a laranja. Também uso o vinagre em substituição do amaciador da roupa, que tem um monte de produtos químicos horrorosos e torna as toalhas pouco absorventes. Mas o que mais me surpreendeu foi a eficácia do bicarbonato de sódio borrifado com vinagre para limpar o forno, tanto mais que sempre detestei os limpa fornos convencionais. Já agora, onde comprou as nozes de saponária?

    ResponderEliminar
  3. Eu deixei de usar amaciadores por indicação do pediatra dos miúdos. É só produtos químicos que fazem mal a pele. Não fazem nem a eles nem a nos. A verdade é que nem gosto da forma como fica a roupa quando se usa. Passei a usar vinagre. Muito mais ecológico e saudável! Ponho mm na máquina.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde Joana,
    Adorei este post e vou por em pratica o multiusos.
    Será que poderia nos fazer um post acerca de tratamento da roupa, por exemplo quando falar mais acerca das nozes saponária (que fiquei muito curiosa) poderia nos explicar melhor como faz o pré-tratamento da roupa antes de colocar na máquina? Tenho bastante dificuldade na roupa da cozinha, toalhas, panos, pegas etc.... nunca consigo tirar as manchas a 100% e não fico satisfeita com o resultado seja com que produtos for.
    Ficava muito agradecida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Uma amiga, que tem uma lavandaria, fez-me uma vez a seguinte questão: o amaciador é um produto à base de óleos, porque é que vais lavar a roupa se depois o amaciador vai "contrariar" o trabalho do detergente? E eu pensei, pensei e experimentei deixar de lavar a roupa com amaciador: já lá vão uns 3/4 anos e nunca mais precisei de amaciador! Querem uma atitude mais ecológica? Num gesto deixei de consumir litros e litros de amaciador, de comprar frascos e frascos de plástico e de gastar muitos euros num produto que agora vejo era completamente desnecessário!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um tecnico de manutenção da maq da roupa desaconselhou vivamente o uso de amaciador...tb cá em casa foi banido há anos. Resta o detergente, porque as nozes de saponaria não me convenceram, tinha um colega que usava e a roupa dele não cheirava a lavado.

      Eliminar
  6. Olá Joana! Dantes gastava montes de dinheiro em produtos para limpar o vidro da lareira até que me ensinaram a limpar só com cinza e um pano velho molhado. Poupo o ambiente e a carteira.Fiz a mistura de vinagre com água para limpar mas aromatizei com limão em vez de laranja e fica muito bom. Felicidades para todos! Sílvia

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, usam algum recepiente especial para macerar as cascas de laranja com o vinagre. Até agora tenho usado um frasco de vidro mas queria fazer em maior quantidade e queria saber se podia usar o garrafa de água? Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana! Gosto muito do teu blog. já faço detergente liquido com sabão azul desde que nasceu a minha 2filha. Concordo plenamente que é mais eficaz na remoção de manchas (tb de cocó)que produtos vendidos nos hipermercados.Felicidades

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Muito interessante este post.
    já agora aproveito para perguntar se alguém tem um truque fabuloso, espectacular, inovador que tire manchas de suor das camisas brancas e de côr?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Olá. Onde compra o sabão azul e branco e o vinagre vinho branco a granel? Obrigada

    ResponderEliminar