sexta-feira, 30 de novembro de 2018

25 dias para o Natal


Amanhã entramos no melhor mês do ano. Chega Dezembro.
E o que se tem passado aqui por casa na preparação do Natal?´
Muitas coisas, apesar de continuar a faltar fazer um monte de outras coisas!

Como já vos tinha falado anteriormente, este ano aproveitei todo o saldo acumulado em cartão continente (que não gastei desde o início do ano, e que fui acumulando com os talões de 5 euros em 20 de compras, com os descontos de combustíveis e afins...) para comprar brinquedos para os miúdos aproveitando o fim de semana dos 50%. Tendo em vista que os miúdos estão numa fase em que o brinquedo favorito são os legos, foi exatamente nisso que aproveitei. Comprei vários legos. E reaproveitei o saldo que sobrou a comprar mais legos numa outra promoção, mais tarde de leve 3, pague dois. Comprei muitos mais legos do que aqueles que lhes vou oferecer no natal. Comprei para lhes oferecer no natal, para oferecer ao meu sobrinho, e para oferecer durante o ano nos aniversários dos amigos e “primos”. E também comprei outros a pensar no aniversário deles em Setembro. Sim, comprei Legos que vão ficar guardados quase um ano. A grande vantagem é que acabei a investir apenas o dinheiro que acumulei no cartão, e que  fingi “esquecer” que tinha. Brinquedos despachados.
(Só um pequeno a parte acerca dos brinquedos. Nós só damos 1 brinquedo -ou 2 no máximo a cada um, neste caso os Legos - aos nossos filhos. Não precisam de mais porque depois o resto da família faz o favor de lhes dar mais coisas.)

As restantes prendas foram na maioria encomendadas a pequenas marcas onde compro coisas habitualmente, e quase todas personalizadas e pensadas para quem as vai receber. (Podem saber algumas das minhas favoritas aqui: https://www.instagram.com/p/BqcwdNRHmM4/) Já chegou praticamente tudo.
Claro que também aproveitei o facto de ainda não ser dezembro para despachar as outras prendas úteis que têm de ser compradas, e falta-me apenas uma prenda - a última é sempre a mais difícil.

Reaproveitei latas e caixas que forrei com papel de embrulho alusivo ao natal. Depois de dar uma volta aqui em casa descobri que tinha muitas coisas guardadas. Daí a minha decisão de este ano comprar o mínimo possível e aproveitar o máximo de coisas que tinha aqui por casa: um natal com zero desperdício, ou desperdício mínimo. Este ano os cabazes serão oferecidos em caixas de cartão forradas e latas também forradas.

Entretanto fui à Tiger e comprei o minimo. Pouco mais do que mais etiquetas e o calendário de advento que utilizei para este ano.

Em relação aos cabazes. Além do doce de tomate e figo e da marmelada, já feitos e embalados, vai haver o habitual doce de abóbora, já que a minha querida Áurea me trouxe uma - já começa a ser tradição! Ainda não fiz, mas a abóbora já aqui esta!
E que mais vão levar os cabazes? Pois ainda não sei bem.... 
Vai haver Caramelo Cremoso, bolachas, Bark de chocolate e granola. E mais ainda não sei.
E quanto a sugestões? Todas as sextas feiras no blogue, até ao natal. Na semana passada deixei uma receita de granola: http://paracozinhar.blogspot.com/2018/11/granola-de-mel-com-amendoas-e-arandos-e.html
E hoje já lá está uma receita de caramelo cremoso! Espero que vão gostando das sugestões!
Quanto ao resto?! Muitos presentes para embrulhar. Algumas caixas para acabar de forrar e cabazes para começar a fazer!


Como estão a correr os vossos preparativos? Que sugestões ou ideias querem ver partilhadas?

11 comentários:

  1. EStou á espera de mais ideias, no entanto já fiz a minha lista, que agora aumentou com o caramelo cremoso que vou testar este fim de semana.
    A lista é composta por Capuccino , tempero para assados, compota de abobora e maçã, vinagre de fruitos vermelhos, bolachinhas, mix de panquecas, chá de erva príncipe, queijo curado e agora o caramelo.
    das prendas a comprar ainda só há uma !!!!
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Este ano também vou fazer alguns cabazes de Natal para oferecer a amigos e tios, um presente símbolico. Entre as ideias aqui partilhadas, vou colocar infusão de chá e chá em erva de uma empresa da minha região. Mas ainda não sei muito bem, como embalar o cabaz, ideias precisam-se!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá! Este ano não vai haver cabazes - ou melhor, vai haver um ou dois, mas todos muito simples e nunca com coisas de comer (apenas o do meu pai, que vai ter um kit churrasco, deve levar um molho, um azeite e/ou sal aromatizado). O meu método é um bocadinho diferente: vou preparando e comprando prendas ao longo do ano. Este ano, numa casa nova com apenas 35m2, foi impossivel, então decidi fazer algo que já decidi repetir todos os anos. Com os descontos do continente (nunca fazemos compras lá nem abastecemos na galp) vou fazendo compras de semana a semana desde novembro (em que tinha o desconto de 5 euros) Comprei as prendas todas misturadas com compras de supermercado (as nossas prendas são bastante simples) e ainda comprei algumas prendas de aniversário para dar ao longo do ano. Reciclei algumas prendas que me tinham dado o ano passado e que não gostei mas que também não traziam talão de troca. Não vamos dar prendas um ao outro, mas comprámos o presépio que queríamos e não a versão mais barata que não gostávamos tanto (é o nosso primeiro presépio enquanto família). Vamos comer muitas coisas boas e estar juntos, e distribuir muito amor :)
    Acho que sugestões não me ocorre nada, mas penso que gostaria de saber mais sobre o vosso natal e algumas tradições, se não fosse invadir demasiado a vossa privacidade :) um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olááá já perguntei há umas semanas atrás mas não tive nenhuma resposta. Será que alguém me dá alguma dica de como e onde arranjar garrafinhas ou outra coisa (com gargalo suficientemente largo) para colocar ginjinha? Já vi vários mas o gargalo é sempre muito estreito. Para além da bendita ginja, temos marmelada com e sem noz, doce de morango, doce de pêssego. Queria acrescentar umas bolachinhas para acompanhar o doce e um chá que sugere? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,

      As garrafas de gargalo largo São difíceis de encontrar. Tenta ver nas lojas do chinês ou utilidades domésticas, garrafas tipo decorativas ou "licoreiras", combtampa, que costumam ter uma boca mais larga. Outro local que ocorre é a loja online "Sacoplex" que costuma ter vários artigos desde sacos de celofane a frascos e garrafas, entre outros. Enviam pelo correio e dá para pagar por multibanco.
      Espero que ajude.

      Um grande beijinho,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Cláudia, tb vi garrafas p licor no De Borla, Espaço Casa e Casa, julgo eu. Só vendo é q podes decidir se é o tamanho q pretendes. Tenho gente amiga q me vai dando garrafinhas do sumo compal (0,33cl) e reciclo p o licor caseiro :) Boas compras!

      Eliminar
    3. Obrigada às duas. Já tentei as lojas dos chineses mas não encontrei nada que desse. Vou experimentar a Sacoplex e o Espaço Casa, por aqui não há a Casa nem A De Borla. A ideia das garrafinhas da compal também seria bom mas já não vou a tempo de juntar. Beijinhos

      Eliminar
  5. Ola.... por aqui a marmelada, doce de pêra e doce de maçã e dice tomate.....irá haver unas bolachas? Uma mistura de panquecas, mistura de chocolate quente, uns chás e unas misturas para assados e claro umas gomas caseiras para os mais gulosos 😉 entretanto podera surgir mais udeias veremos bjinhos e obrigada pelas dicas Joana

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana :) As ideias são um pouco repetidas: compota e licor há sempre e bolachinhas ou bombons artesanais. Tenho o teu livro 'Presentes com Sabor Especial' e também já seleccionei algumas receitas tuas ao longo do ano p fazer :) O caramel q publicaste ontem é (quase) igual ao do livro, certo? Vou fazer tb a granola q sugeriste e tenho chás (e outros mimos) q comprei com desconto no início do ano já a pensar no Natal :) Sim, eu tb compro c antecedência, às vezes dum ano a pensar no Natal e ou aniversários :) Não acho mal nenhum, desde q seja algo q ñ se estrague ou q tenha a certeza q serve :) Eu tb reutilizo sempre caixas de cartão para os 'cabazes' e frascos de vidro ou latas - forro c papel alusivo e fica prontinho a oferecer :) Bjinhos e aguardo por mais dicas, sempre úteis e bem-vindas ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Por aqui, as coisas também andam um bocadinho atrasadas. Já tenho algumas coisas de compra, porque este ano alguns cabazes, para além da comida, vão ter objetos comprados, como livros, canecas, meias, etc.

    Para comer, já estão as coisas pensadas mas ainda nada feito. Vou fazer pesto, molho picante, biscoitos húngaros, várias saquinhas com chãs diferentes, e mistura de chocolate quente. talvez coloque um queijinho, ainda não sei bem...

    Tenho ainda tudo muito atrasado... nem a faca tenho decorada ainda! Vamos lá a ver se consigo despachar tudo como quero até ao Natal...

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana, o ano passado vi aqui no blog a dica de acumular todo o saldo do continente e assim o fiz, este mês estou a gastar tem sido uma maravilha não gastar de outro dinheiro.

    ResponderEliminar