segunda-feira, 17 de abril de 2023

Recomeços e" mealprep" - por onde começar!




Não há alturas certas ou erradas para recomeçar. É certo que passou muito tempo,

Demasiado tempo. Tanto tempo que mesmo quando pensava em voltar, achava que já não valia a pena. Mas a vida tem-me ensinado que, mesmo que as pausas sejam demasiado longas, mesmo que os projetos pensados nunca se venham a concretizar, a história não reza dos que desistem mas dos que continuam a perseguir sonhos e a fazer o que amam.

Em ultimo caso, voltar a este canto onde partilho coisas tão simples para quem as quiser ler, é o que me faz voltar. Porque aqui também é a minha casa. E acho que ainda vou a tempo de continuar, apesar desta longa pausa. Vamos a isso.


Aqui em casa as rotinas vão sendo adaptadas em função da nossa vida e da vida dos miúdos. Continuo a partilhar muitas dicas de Economia Doméstica para quem me tem acompanhado no Instragram (e se não o fazem sugiro que o façam - procurem-me por @joanacostaroque), mas sei que aqui tem outro sabor, outro contexto e outras facilidades e complementos.

Continuo a fazer meal prep - que é uma ferramenta super importante na minha vida e na minha rotina . 

E é com esse tema que retomo hoje,


A “meal prep” - preparação e organização das receitas da semana, suscitas muitas dúvidas e curiosidades, e há muitas pessoas que acham que não é para elas. Mas deixem que vos diga. A “mealprep” é para todos. E é para todos porque não tem um método infalível. Porque na verdade a preparação e organização das refeições da semana se adapta a cada família, a cada rotina a cada pessoa. 

O modo como eu preparo as minhas refeições semanais adapta-se a mim e à minha rotina. Mas a minha rotina, a minha família e as minhas necessidades são diferentes das suas. Portanto o que a “mealprep” faz é oferecer diferentes estratégias que cada um usa da forma como lhes faz mais sentido. E mais numa mesma semana podemos usar diferentes estratégias consoante as nossas necessidades. E é por isso que não existe uma formula mágica que resulte para todos.

Existem sim diversas estratégias que cada um de nós vai usar e adaptar da forma como nos faz mais sentido e nos serve melhor.


Planear e preparar as refeições da semana tem 3 grandes vantagens:


Comer Melhor

Poupar Tempo

Poupar Dinheiro


No entanto há 3 regras essenciais, qualquer que sejam as estratégias que cada um de nós adopta. Aquilo que eu chamo a “Santíssima Trindade”. E que tem de ser a base da qual todos partimos, e sem as quais não há preparação que nos valha.


São elas:


  • Inventário do Congelador
  • Ementa semanal
  • Lista de compras


Ou seja, se eu quero organizar e preparar as minhas refeições semanais em pouco tempo, de modo a rentabilizar da melhor forma o tempo que gasto a cozinhar e também o meu orçamento e comer de forma equilibrada e variada, eu preciso de planear, planear e planear. Não há volta a dar.


Partimos então de saber o que temos em casa. Sabem tudo o que têm no congelador e na despensa? Isso é essencial! Primeiro porque provavelmente tem imensa comida em casa congelada e nem se apercebem do que têm porque não têm um inventário actualizado. Depois, por não saberem o que têm em casa, provavelmente deixam estragar alimentos. Portanto se querem organizar-se, comecem por inventariar tudo o que têm no vosso congelador e até despensa. Façam uma lista de tudo. Risquem À medida que usam, e escrevam na lista tudo o que compram e congelam de novo. Tudo mesmo!

Podem usar uma simples folha de papel ou alguma aplicação. Eu uso o Google Keep, uma aplicação gratuita de listas, muito simples de tentar e actualizar. Uso-a não só para o inventário do congelador mas também para a lista de compras.


Depois do inventário concluído, é altura de fazer a ementa semanal. Tenham sempre como ponto de partida o que já têm em casa - daí ser importante começarem pelo inventário do congelador.

Se há bacalhau e frango congelado esses alimentos devem constar na ementa semanal. Não só estamos a usar alimentos que já compramos, como estamos a minimizar o tempo de congelação destes alimentos e a fazer uma maior rotatividade do que temos congelador evitando usar o congelador como um poço sem fundo onde se congela tudo, mas depois não se usa nada porque estamos a comprar tudo de novo.


Depois da ementa definida é fazer uma lista de compras detalhada. Se partimos do que já temos em casa, pressupõe que depois só compramos as faltas, Não se esqueçam de incluir nada desde o que precisam para os pratos principais como para lanches e pequenos almoços. Mais importante ainda, definam as quantidades do que vão comprar. Se só precisam de 500g de feijão verde para uma receita, não comprem 1kg. Só estão a comprar um alimento que na verdade não necessitam. E na hora de ir às compras evitem de um modo geral as compras pro impulso. Se a vossa lista estiver completa e bem feita, poucas ou nenhumas serão as coisas fora da lista que terão de comprar.


Com esta “Santíssima Trintade” - de terem um inventário actualizado, uma ementa semanal definida que vos permite saberem o que deixar a descongelar e preparar e evitar compras diárias antes de irem para casa depois de um dia de trabalho, e uma lista de compras funcional, garanto que conseguem ser depois muito mais eficientes a prepararem as vossas refeições.


Percam 15 minutos por semana a fazer esta preparação e nem imaginam no tempo que conseguem poupar durante a semana. 


Quem já não vive sem a “Santíssima Trindade”?

36 comentários:

  1. Que maravilha estares de volta!!!!🩷🩷🩷🩷

    ResponderEliminar
  2. Desde Janeiro que tenho a minha vida muito mais orientada!❤️

    ResponderEliminar
  3. Graças a si comecei a organizar melhor a minha despesa e a fazer mealprep ☺️ sigo no Instagram mas venho sempre ao blog ver as receitas que aqui tem!

    ResponderEliminar
  4. Graças à Joana descobri a "santissima trindade". Obrigada por me mostrar este caminho sem volta.
    E sim, no blog tem realmente outro sabor.

    ResponderEliminar
  5. Que bom estares de volta 🥰

    ResponderEliminar
  6. O bom filho à casa torna 🥰

    ResponderEliminar
  7. Fico super feliz por estares de volta querida Joana. Já fiz 2 workshops de meal preap contigo e adorei. Aprendo técnicas e métodos de organização e receitas novas. Bem haja pelo teu trabalho

    ResponderEliminar
  8. Que regresso Bom!! Obrigada por tanta partilha

    ResponderEliminar
  9. Durante a ausência, várias vezes "abri" o blog à espera de ver algo novo... que bela notícia e surpresa quando vi hoje o regresso ;) ainda bem, obrigada por tanta partilha e bom regresso :)

    ResponderEliminar
  10. Que saudades eu já tinha do blog! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana, bem vinda de novo a esta casa. Apesar de a acompanhar no insta e nas minhas receitas, digi-lhe que senti muito a sua falta por aqui. Foi neste blog que iniciei toda a minha mudança de mentalidade e de poupança. Fico muito mas muito feliz com o seu regresso por estas bandas. Obrigada Joana

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que regressou aqui . Varias vezes passei por aqui , com essa esperança. Obrigada !

    ResponderEliminar
  13. Fico feliz pelo seu regresso! Estava com saudades! :)

    ResponderEliminar
  14. Passo por cá todos os dias à espera de novidades, obrigada!!

    ResponderEliminar
  15. Que saudades!!! Que bom, este regresso! Parabéns !! E obrigada 🥰

    ResponderEliminar
  16. Que bom que voltou. Os seus conselhos são sempre bem-vindos. Espero que seja para ficar, obrigada por tudo

    ResponderEliminar
  17. Que saudades! Vale sempre a pena

    ResponderEliminar
  18. Várias vezes passei por aqui para ver se havia novidades. Estes foi o primeiro blog que segui. Bom regresso.

    ResponderEliminar
  19. Que bom voltar a haver movimento por aqui!! Obrigada pelas dicas! Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Que bom que está de volta. Adoro este cantinho ❤

    ResponderEliminar
  21. Sempre gostei deste cantinho,.....e de cá vir,....
    Bom regresso,...
    Passei para desejar uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha! Adoro o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  23. Que bom ter voltado...😊

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Luísa Pimentel Martins19 de abril de 2023 às 17:59

    Que bom que voltaste a este cantinho! :)

    ResponderEliminar
  26. De vez em quando passava por aqui e.... nada... Por isso hoje fiquei muito feliz quando vi os posts novos. Apesar dos formatos das novas redes sociais, acho que os blogues continuam a ter um encanto especial. E contra mim falo porque o meu blog também está parado há uns aninhos.

    ResponderEliminar
  27. Que bom! Tenho este blog nos marcadores, tenho dificuldade em organizar-me e é tão fácil a casa virar uma confusão. Ultimamente tem sido assim , por isso hoje vim ver ideias. Obrigada por também recomeçar! Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha! Aqui sim, sabe melhor ;)

    ResponderEliminar
  29. que saudades da economia ca de casa,obrigada por retornar

    ResponderEliminar
  30. Adoro vir aqui!! Vinha todos dos dias, mas acabei por deixar de aparecer, por nao haver publicações... Agora voltei e adorei ver publicações!! adoro o seu blog e apesar de seguir no insta prefiro ler no blog.
    Obrigada por ter voltado
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana, bem vinda de volta, aprendi tanto consigo nos tempos do inicio da crise, ainda hoje continuo a seguir os seus conselhos dessa altura, e eis que voltamos ao mesmo, estamos sempre em crise e precisamos sempre de nos estruturar com as despesas que vão aumentando dia para dia. Obrigada por ter voltado e por voltar a mostrar com algumas das suas ideias como lutar e atenuar um pouco esta vida complicada para muita gente. sigo-a há anos e por cá vou continuando a segui-la. Gosto muito do seu bolg e já me ajudou imenso. Obrigada e tudo de bom para si e sua família.

    ResponderEliminar
  32. Ainda bem que voltou! Só descobri hoje e fiquei tão contente, pela Joana e pelos seus leitores e seguidores. Volte sempre, ficamos felizes!!

    ResponderEliminar
  33. Descobri hoje que o blog voltou à vida e estou tão feliz! Adoro este cantinho, volta e meia venho reler e tirar ideias. Mesmo seguindo no Instagram, o blog tem outro sabor, outro compasso, muito mais sereno, como um bom livro que se folheia sem pressas, se lê e relê e se vai descobrindo sempre coisas novas quando se julgava que se tinha lido tudo. Obrigado por voltar!
    Quanto à meal prep... pois... hoje em dia, cá em casa, tão depressa somos 2, como 4, 5 ou 7 (ou mais) e muitas vezes sem aviso prévio. Filhas crescidas, com vida social e profissional corrida, "genros" a aparecer, amigos que adoram por cá ficar nas folgas... já não sei como me organizar!

    ResponderEliminar
  34. Recomeços e 'meal prep' - por onde começar! O 'meal prep', ou preparação de refeições, é uma estratégia inteligente para simplificar a alimentação diária e adotar hábitos mais saudáveis. Para começar, escolha refeições que gosta, planeje cardápios, compre ingredientes frescos e divida o tempo de preparo ao longo da semana. Armazene as porções em recipientes práticos para facilitar o consumo. Com o 'meal prep', você economiza tempo, evita refeições não saudáveis e reduz o estresse na cozinha. É um recomeço nutritivo e eficiente para sua jornada de bem-estar. formularios de divorcio no disputado en virginia

    ResponderEliminar