quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Roupa: A tarefa infinita!



É engraçado como todas as pessoas reclamam com a tarefa da roupa. Nunca acaba e há sempre roupa para lavar, estender, secar, lavar, passar dobrar e arrumar. 

Quando pensamos que a tarefa terminou, no dia seguinte, ou umas horas depois lá estamos nós de volta a ela.


Nos últimos anos tenho alterado a forma como trato da roupa (a bem dizer da maioria das tarefas domésticas) aqui em casa.

Primeiro porque fomos crescendo como família, e depois porque fui experimentando várias opções até encontrar uma que funcione melhor. E o que é curioso, é que a que funciona melhor numa fase da vida, não tem de ser mais tarde, a que continua a funcionar. Portanto, a cada momento, há que encontrar o que melhor se adapta às condições do momento.


Se durante muitos anos, tratava da roupa toda da semana apenas numa dia - normalmente à sexta feira, e fazia máquinas atrás de máquinas para despachar toda a roupa, nos últimos anos mudei completamente esta estratégia. Porque era uma tarefa que parecia não acabar, porque quando chovia a roupa demorava imenso a secar e não havia estendais para tudo, e porque depois dobrar, apanhar e estender 6 máquinas de roupa era uma tarefa hércula e muito aborrecida para um dia só.


Passei então a fazer uma máquina diariamente (ou quase diariamente - desde que exista roupa suficiente para encher uma máquina)

Agora, normalmente à noite, encho a máquina e programo para que a lavagem acabe de manhã, para a tirar da máquina e estender logo.

E isto tem sido uma tarefa quase diária!


Aqui em casa não separamos a roupa por cores. Lavo roupa mais claras, como camisas ou t shirts com roupa mais escura como calças de ganga, calças de fato de treino ou camisolas e não tenho problemas, Usamos quase sempre toalhitas de transferência de cor. Acho mesmo que a maioria da roupa actual, se forem peças simples não têm tendência para tingir. Nós não sentimos esse problema e não fazemos essa separação.


O que separamos mesmo é por tipo de roupa. Ou seja, fazemos máquinas com roupa de vestir (misturamos a nossa com a dos miúdos e todo o tipo de roupa e até roupa de desporto), mas não junto lençóis nem toalhas de casa de banho com roupa de vestir, nem panos de limpeza, tapetes ou coisas de cozinha.


Tipos de máquina que faço cá em casa (e faço praticamente 1 máquina por dia!)


 - roupa de vestir - não separo roupa escura nem roupa branca, junto roupa nossa e dos miúdos e junto também roupa de desporto


  • lençóis e toalhas de wc


  • panos de limpeza - faço uma máquina só com panos de limpeza que lavo num programa especial de esterilização


  • Toalhas de mesa e panos de cozinha, individuais e guardanapos


  • Tapetes de wc e de cozinha



Normalmente, e apesar de termos uma máquina de secar, nada bate roupa seca ao ar livre, e mesmo quando chove, evitamos usar a máquina de secar, só estiver mesmo muita humidade. Como temos uma lavandaria espaçosa, e com janela e boa ventilação, conseguimos sem problema deixar a roupa a secar nos estendais e seca rapidamente e sem que fique a cheirar a mofo. Só em algumas semanas muito frias e chuvosas acabamos a usar o secador.


Quanto a passar a ferro?


Cada vez passo menos roupa a ferro (na verdade tenho uma senhora que vem 2x por mês passar a ferro) A maioria da nossa roupa não é passada. Tenho vários cuidados a lavar e a estender a roupa, de modo a que fique com os mínimos vincos possíveis, e também tenho a sorte de uma maneira geral usarmos roupa bastante casual que quase não precisa de ser passada a ferro.


Não passamos roupa de desporto, toalhas de casa de banho, panos de cozinha, roupa interior, pijamas, sweats e hoodies e a maioria da nossa roupa.

Claro que se passam camisas, e para mim é impensável não passar lençóis de cama e toalhas de mesa. Nada bate uma cama acabada de fazer com lençóis engomados.


Tentamos simplificar ao máximo a tarefa da roupa, e assim a cada 15 dias quando vem a senhora que passa a ferro, basicamente só há camisas, algumas calças e algum vestido ou peça especial, para alem de toalhas de mesa e lençóis e capas de edredon para passar a ferro.


Mesmo assim quase todos os dias há roupa para lavar, estender, secar, apanhar, dobrar, separar e arrumar. É mesmo uma tarefa que nunca acaba.

Têm estratégias por aí para simplificar o vosso dia a dia com a roupa?


1 comentário:

  1. Separo as roupas por cor branca e de cor, toalhas e lençóis, tapetes e panos

    ResponderEliminar