quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Coisas a Fazer... (Ou de como me organizo!)

Depois de ter mostrado aqui o meu caderno de "Coisas a Fazer..." , e de ter explicado que é nestes cadernos que anoto as receitas que faço e as receitas que quero fazer, as ideias para o blogue, as minhas listas, as ementas semanais, as tarefas, as despesas diárias, etc, foram vários os emails que recebi de pessoas que queriam saber mais acerca desta minha forma de me organizar.
Vou então tentar explicar da melhor maneira possível, para que, quem assim pretender, possa fazer o mesmo.
Quanto a material basta um simples cadeno, caneta e uns pequenos post-its.
Os post-its vão ter a função de pequenos separadores e vão necessitar de tantos quantos os itens diferentes que quiserem separar: despesas, tarefas, trabalho, ementas semanais, inventário do congelador, números ou contactos importantes, wishlist, coisas pessoais, filhos..... É uma questão de adaptar às nossas necessidades reais.
Depois de criarem os vossos separadores, basta colar nas folhas do caderno. E aqui podem fazer as coisas de duas maneiras: ou dividem o caderno com várias folhas para cada post-it(o mais simples) ou fazem como eu  e colam um post-it em cada folha e, quando toda a folha que estão a utilizar estiver escrita. riscam com uma cruz com uma caneta vermelha e passam o post-it para uma folha nova do caderno. A vantagem de fazerem assim, em vez de separarem um montinho de folhas para cada item diferente, é que optimizam muito melhor todo o caderno, utilizando-o todo até ao fim, em vez de ficarem folhas por utilizar em alguns itens.
Há quem prefira fazer o mesmou usando um dossier A5 com separadores e folhas soltas, como podem ver aqui, mas acho que ocupa mais espaço na carteira (pois o objectivo é andar sempre connosco) e é também mais caro do que um simples caderno.
Para me organizar, juntamente com este caderno tenho apenas uma agenda normal - eu prefiro uma agenda separada do caderno das tarefas - e uso também uma folha de excel para controlar as despesas, o orçamento doméstico já explicado aqui, pois o caderno só serve para anota os gastos.
Claro que esta maneira de me organizar pode não funcionar com toda as pessoas. O ideal é cada um de nós ter um método que seja eficaz consigo e de acordo com as suas necessidades.
Como disse, acho que ter tudo num só sítio simplifica muito a nossa vida e torna-nos mais eficientes e organizadas. Espero ter ajudado.

13 comentários:

  1. Adorei a idéia do caderno.
    Vou procurar um que seja fino e leve, pois comprei um muito pesado para ficar na bolsa e acabei não usando para isso.
    Depois comprei uma cadernetinha (um caderno pequenino), mas achei tiquito demais... rssss...
    Acho que um caderno mais simples é mesmo a solução, pois não aguento mais ter tantos papeizinhos em todos os lugares da bolsa e da casa... preciso colocar tudo num lugar só.
    Obrigada por compartilhar!
    beijo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo perfeitamente com o caderno em substituição do dossier A5. Eu utilizo exactamente o mesmo método, com a excepção de atribuir um montinho de folhas para cada separador (o que realmente pode desperdiçar, mas o que acontece è que às vezes existem coisas que não saem da lista, e que por isso não posso riscar e vão fazendo com que tenha que manter a página enquanto não for feito. Fazendo como fazes, não sei se iria dar certo. mas até acho que vou experimentar;).

    Bom post como sempre.
    (Tenho o teu livro. Leitura de férias. Gostei muito. Parabéns!)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei :)
    Acho que vou optar por isso, porque tudo o que quero anotar para nao me esquecer, vai num papelito para dentro da mala para depois quando chegar a casa "tratar" dele, e nunca chego a fazer nada, depois é só papelinhos na mala :)

    Acho que vou fazer um para mim também.

    Parabéns pelo blog, gosto muito, e já tenho o seu livro (li-o todinho em dois dias) e posso dizer que amei mesmo :)

    Bjinho e continuação de muito sucesso
    Carina

    ResponderEliminar
  4. Continuo a preferir o Dossier. Não anda carregado de folhas, é muito mais versátil que o caderno, dá para pôr, tirar, mudar de ideia, rearrumar, tudo sem perder muito tempo. Não me pesa na mala porque não ando com ele na mala. Ando com ele na mão, como se fosse um livro. Fiz-lhe uma capa toda catita, em tecido, e é assim que o transporto...

    (Obrigada pela referência!!)

    ResponderEliminar
  5. ADOREI o blog, ideias simplesmente fantásticas!

    ResponderEliminar
  6. Adoro as ideias que este blog sugere, esta do caderno é mais uma.
    Tenho sido uma seguidora depois de uma prima minha ter falado deste blog, mas hoje decidi escrever. Bjs e bom fim de semana.
    Vanda

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia. Sou uma pessoa q precisa muito de organização e estou sempre a fazer listinhas de coisas a fazer em folhas soltas, q acabam por andar espalhadas pelas minhas malas, secretária, móveis... enfim, este caderninho é o ideal. Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Muito boa a ideia dos post-it!

    ResponderEliminar
  9. Lindo esse caderno!
    Visita o nosso blogue http://rainbowclothing.blogspot.com

    =)

    ResponderEliminar
  10. Oi, estou me organizando, depois de anos... descobri o fundamental,'organização'. Estou tentando muito, não é nada fácil. mas com dicas como estas do teu blog vou crescendo.
    bjs
    Alânia Teixeira.

    ResponderEliminar
  11. Boas ideias, especialmente as listas a ter!
    Provavelmente vou usar o exemplo da Marianne porque já tentei os cadernos e não correu muito bem (aquele problema que falaste de sobrarem folhas num lado e faltarem noutro)... :-S
    Talvez quando estiver mais habituada ao sistema me consiga transpôr para algo mais pequeno e fixo.
    Obrigada e parabéns pelas colaborações na SIC Mulher e na Para Mim! :-)

    ResponderEliminar