Recomeçar.
Setembro passou a ser também para mim um mês de iniciar. Este ano, mais ainda do que nos anos anteriores. O António começou no Jardim de Infância, e eu consigo recuperar algumas das minhas rotinas que estavam paradas desde o nascimento da Maria Benedita. Estar em casa com os filhos, tem mais coisas boas que más, mas também significa quem nem sempre somos donos do nosso tempo e das nossas rotinas. Portanto, com a entrada do António na “escolinha”, e voltando a ter “apenas” só uma criança comigo - e a importante ajuda e apoio dos meus pais - consigo recomeçar algumas coisas, de que sentia falta e que são importantes como um todo e na altura certa.
Recomecemos então!
Para já com a organização das ementas semanais, o tema que mais me pedem, sobre o qual mais me escrevem, e o qual eu nunca deixei de falar e partilhar no instagram, na forma de stories, mas que merece por aqui uns post mais arrumadinhos.
Recomeço este blogue e Setembro por aqui.
Ementa da Semana:
2ª feira: Raia no Forno com Azeite e alho + Batatinhas a Murro + feijão verde cozido
3ª feira: Frango assado com Pimentão Fumado e ervas secas + palitos de batata doce + salada de folhas verdes
4ª feira: Crepes de pescada e camarão Gratinados + salada de folhas verdes
5ª feira: Bifanas na Frigideira + Salada de couve e maçã + arroz
6ª feira: Almondegas de Frango + Molho de Tomate caseiro + Massa + Parmesão
(De véspera, domingo, deixar a descongelar a raia para o jantar de segunda, o frango para temperar e depois assar na terça feira, a pescada e o miolo de camarão para cozinhar logo e fazer os crepes, e as bifanas para o jantar de quinta)
OUTRA NOTA IMPORTANTE - Para quem pergunta se a carne não se estraga tantos dias temperada no frigorífico. Em relação à carne de aves, que se estraga mais facilmente não aconselho mais de 2 dias no frigorífico temperada. Portanto se a prepararem ao domingo, deve fazer parte da ementa semanal entre segunda e terça. Quanto à carne de porco, a história é outra. Aguenta largos dias temperada no frigorífico. Se duvidam perguntem aos avós ou façam uma pesquisa acerca de “vinha de alhos” e “carne de alguidar” e até a carne para chouriças, onde a carne de porco estava longos dias temperada e até fora do frigorífico. É uma técnica de conservação. E portanto não, não se estraga. (Mas se não o quiserem fazer também não tem mal nenhum, que cada um sabe de si e eu estou só a dar exemplos do que faço cá em casa e não a obrigar ninguém!!)
- Temperei a raia com azeite, alho e sal para levar ao forno à hora de jantar.
- Lavei bem as batatinhas e coloquei num tacho com água e sal para cozer enquanto a raia está a assar.
- Preparei o feijão verde ara estar pronto a cozer à hora de jantar - e guardei numa caixa hermética no frigorífico.
- Temperei o frango e coloquei num tabuleiro para depois levar ao forno e tapei muito bem com película aderente e depois coloquei no frigorífico
- Temperei as bifanas e guardei numa caixa hermética no frigorífico
- Descasquei e cortei em palitos as batatas doce para assar juntamente com o frango de terça feira. Guardei tudo numa caixa hermética bem coberta com água e coloquei no frigorífico. Depois é só escorrer, temperar e colocar no forno a cozinhar
- Descasquei legumes para a sopa e coloquei a fazer na bimby, enquanto fazia outras coisas, Quando ficou pronta triturei, e guardei em doses individuais no frigorífico.
- Preparei a mistura de pescada e camarão para os crepes. Fiz os crepes e montei-os. Guardei num recipiente pirex com tampa hermética. E coloquei no frigorífico. Está assim pronto para levar ao forno na quarta feira.
- Lavei os tomate cereja e sequei bem num pano de cozinha. Guardei numa caixa hermética onde estão prontos a consumir.
- Cortei a couve em juliana fina, lavei e sequei bem num pano de cozinha e guardei numa caixa hermética para o acompanhamento de quinta feira.
- Lavei e sequei muito bem a salada de folhas verdes com um secador de saladas. Guardei num saco com fecho hermético - vai do saco para a saladeira e é só temperar
(Ao fazer a sopa arranjei o dobro dos legumes e a outra metade coloquei num saco com fecho hermético para fazer novamente sopa durante a semana. Guardei no frigorífico, mas pode ser congelado e colocado diretamente depois na Bimby ou na panela!)
Segunda feira antes da hora de jantar, basta ligar o forno e colocar o raia a assar, e cozer as batatas e o feijão verde.
Terça feira antes da hora de jantar ligar o forno e colocar o frango a assar. Escorrer os palitos de batata doce, temperar e colocar também a assar. Colocar a salada na saladeira e temperar.
Quarta feira antes da hora de jantar colocar os crepes no forno a gratinar e a salada na saladeira e temperar.
Quinta feira enquanto o arroz faz, levar as bifanas à frigideira com um pouco de azeite e alho e deixar cozinhar com o molho em que marinaram. Juntar maçã ralada e sumo de limão à juliana de couve já pronta.
Sexta feira. Retirar as almôndegas de frango do congelador (já fiz há uns tempos!). Colocar o molho de tomate caseiro e já feito num tacho e juntar as almôndegas congeladas, Retificar temperos e deixar cozinhar até a carne estar macia e na hora polvilhar com o parmesão. Cozer massa.. Servir com salada de tomate ou folhas verdes.
Boas meal preps para todos!
Uau.... muiti muito obrigada Joana ppr mais umas belas dicas... bom regresso
ResponderEliminarOlá bem vinda, já tinha saudades destes post, ainda não foi desta que comecei a organizar as coisas ca3em cada, pelo menos no que toca as refeições, mas como vem ai um bebé a caminho, e vamos passar a ser 4 cá em casa vou ter mesmo que organizar as refeições.
ResponderEliminarBeijinhos tudo a correr bem
Eu deixei de fazer isso mas tenho de voltar pois facilita e muito o corre corre semanal.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/
Que bom que volta com estes posts! Obrigada
ResponderEliminarOlá Joana! Eu também sou adepta desta "modalidade"!
ResponderEliminarAssim que possível por favor partilhe a receita dos crepes de pescada e camarão que me parecem deliciosos :)
Beijinhos
Olá Joana, boa tarde!
ResponderEliminarQue bom mais um post no blogue! Venho cá quase todos os dias a ver se há novidades... e tenho acompanhado as stories no Instangram mas prefiro o blogue.
Setembro é realmente um tempo de recomeço. Este ano tem sido especialmente doloroso e espero sinceramente que este mês represente uma viragem, vamos lá a ver se a "roda agora vira ao contrário"... mas como de tudo se retira uma lição, estou a repensar a minha vida em diversas áreas, nomeadamente na alimentação.
Faço exatamente como aprendi aqui, um cardápio semanal, a lista de compras, e um ou dois dias por semana para organizar os jantares. Contudo, encontro-me a fazer algumas alterações no tipo de comida: bani quase todos os laticínios (só faço uma exceção com ovos ocasionalmente), compro farinha diretamente a um produtor e faço o meu próprio pão, optando quase sempre por farinha de milho que não tem glúten, e mais recentemente estou a reduzir a carne e o peixe.
Não sei se vou conseguir manter esta dieta ou encontrar/inventar receitas que me ajudem a manter este tipo de alimentação, mas seguramente vou tentar pois sinto-me mais resistente fisicamente, menos inchada e flácida.
Um beijinho,
Margarida
Eu também passo por aqui assiduamente! E para mim, este blogue é ainda mais interessante e util que o instagram e o outro blogue!!
EliminarBeijinhos, Ana
Olá Joana
ResponderEliminarGosto muito dos seus blogs e também dos seus livros.
Gostava que publicasse algumas receitas que faça na bimby.
Adoro a simplicidade que tem ao fazer as receitas.
Obrigada
Olá Joana!
ResponderEliminarExcelente post! Era mesmo isto que procurava! Agora só tenho que ser criativa e fazer também as ementas do almoço, sim, porque por cá fazem-se todas as refeições em casa 😊
E ainda bem! Mas este " enquanto faço... preparo" ajuda imenso a ganhar uns 10 preciosos minutos à hora de deitar as crianças!
Muito obrigada pela partilha!
Beijinhos