terça-feira, 4 de setembro de 2018

#13 Organização das refeições da semana (Meal Prep da semana)



Recomeçar. 
Setembro passou a ser também para mim um mês de iniciar. Este ano, mais ainda do que nos anos anteriores. O António começou no Jardim de Infância, e eu consigo recuperar algumas das minhas rotinas que estavam paradas desde o nascimento da Maria Benedita. Estar em casa com os filhos, tem mais coisas boas que más, mas também significa quem nem sempre somos donos do nosso tempo e das nossas rotinas. Portanto, com a entrada do António na “escolinha”, e voltando a ter “apenas” só uma criança comigo - e a importante ajuda e apoio dos meus pais - consigo recomeçar algumas coisas, de que sentia falta e que são importantes como um todo e na altura certa.
Recomecemos então!

Para já com a organização das ementas semanais, o tema que mais me pedem, sobre o qual mais me escrevem, e o qual eu nunca deixei de falar e partilhar no instagram, na forma de stories, mas que merece por aqui uns post mais arrumadinhos.
Recomeço este blogue e Setembro por aqui.

Ementa da Semana:

2ª feira: Raia no Forno com Azeite e alho +  Batatinhas a Murro + feijão verde cozido
3ª feira: Frango assado com Pimentão Fumado e ervas secas + palitos de batata doce + salada de folhas verdes
4ª feira: Crepes de pescada e camarão Gratinados + salada de folhas verdes
5ª feira: Bifanas na Frigideira + Salada de couve e maçã + arroz
6ª feira: Almondegas de Frango + Molho de Tomate caseiro + Massa + Parmesão

(De véspera, domingo, deixar a descongelar a raia para o jantar de segunda, o frango para temperar e depois assar na terça feira, a pescada e o miolo de camarão para cozinhar logo e fazer os crepes, e as bifanas para o jantar de quinta)

OUTRA NOTA IMPORTANTE - Para quem pergunta se a carne não se estraga tantos dias temperada no frigorífico. Em relação à carne de aves, que se estraga mais facilmente não aconselho mais de 2 dias no frigorífico temperada. Portanto se a prepararem ao domingo, deve fazer parte da ementa semanal entre segunda e terça. Quanto à carne de porco, a história é outra. Aguenta largos dias temperada no frigorífico. Se duvidam perguntem aos avós ou façam uma pesquisa acerca de “vinha de alhos” e “carne de alguidar” e até a carne para chouriças, onde a carne de porco estava longos dias temperada e até fora do frigorífico. É uma técnica de conservação. E portanto não, não se estraga. (Mas se não o quiserem fazer também não tem mal nenhum, que cada um sabe de si e eu estou só a dar exemplos do que faço cá em casa e não a obrigar ninguém!!)

  • Temperei a raia com azeite, alho e sal para levar ao forno à hora de jantar.

  • Lavei bem as batatinhas e coloquei num tacho com água e sal para cozer enquanto a raia está a assar.

- Preparei o feijão verde ara estar pronto a cozer à hora de jantar - e guardei numa caixa       hermética no frigorífico.

  • Temperei o frango e coloquei num tabuleiro para depois levar ao forno e tapei muito bem com película aderente e depois coloquei no frigorífico

  • Temperei as bifanas e guardei numa caixa hermética no frigorífico

  • Descasquei e cortei em palitos as batatas doce para assar juntamente com o frango de terça feira. Guardei tudo numa caixa hermética bem coberta com água e coloquei no frigorífico. Depois é só escorrer, temperar e colocar no forno a cozinhar

  • Descasquei legumes para a sopa e coloquei a fazer na bimby, enquanto fazia outras coisas, Quando ficou pronta triturei, e guardei em doses individuais no frigorífico.

  • Preparei a mistura de pescada e camarão  para os crepes. Fiz os crepes e montei-os. Guardei num recipiente pirex com tampa hermética. E coloquei no frigorífico. Está assim pronto para levar ao forno na quarta feira.


  • Lavei os tomate cereja e sequei bem num pano de cozinha. Guardei numa caixa hermética onde estão prontos a consumir.

  • Cortei a couve em juliana fina, lavei e sequei bem num pano de cozinha e guardei numa caixa hermética para o acompanhamento de quinta feira.


  • Lavei e sequei muito bem a salada de folhas verdes com um secador de saladas. Guardei num saco com fecho hermético - vai do saco para a saladeira e é só temperar

(Ao fazer a sopa arranjei o dobro dos legumes e a outra metade coloquei num saco com fecho hermético para fazer novamente sopa durante a semana. Guardei no frigorífico, mas pode ser congelado e colocado diretamente depois na Bimby ou na panela!)

Segunda feira antes da hora de jantar, basta ligar o forno e colocar o raia a assar, e cozer as batatas e o feijão verde.

Terça feira antes da hora de jantar ligar o forno e colocar o frango a assar. Escorrer os palitos de batata doce, temperar e colocar também a assar. Colocar a salada na saladeira e temperar.

Quarta feira antes da hora de jantar colocar os crepes no forno a gratinar e a salada na saladeira e temperar.

Quinta feira enquanto o arroz faz, levar as bifanas à frigideira com um pouco de azeite e alho e deixar cozinhar com o molho em que marinaram. Juntar maçã ralada e sumo de limão à juliana de couve já pronta.

Sexta feira. Retirar as almôndegas de frango do congelador (já fiz há uns tempos!). Colocar o molho de tomate caseiro e já feito num tacho e juntar as almôndegas congeladas, Retificar temperos e deixar cozinhar até a carne estar macia e na hora polvilhar com o parmesão. Cozer massa.. Servir com salada de tomate ou folhas verdes.


Boas meal preps para todos!

9 comentários:

  1. Uau.... muiti muito obrigada Joana ppr mais umas belas dicas... bom regresso

    ResponderEliminar
  2. Olá bem vinda, já tinha saudades destes post, ainda não foi desta que comecei a organizar as coisas ca3em cada, pelo menos no que toca as refeições, mas como vem ai um bebé a caminho, e vamos passar a ser 4 cá em casa vou ter mesmo que organizar as refeições.
    Beijinhos tudo a correr bem

    ResponderEliminar
  3. Eu deixei de fazer isso mas tenho de voltar pois facilita e muito o corre corre semanal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que bom que volta com estes posts! Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! Eu também sou adepta desta "modalidade"!
    Assim que possível por favor partilhe a receita dos crepes de pescada e camarão que me parecem deliciosos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, boa tarde!

    Que bom mais um post no blogue! Venho cá quase todos os dias a ver se há novidades... e tenho acompanhado as stories no Instangram mas prefiro o blogue.

    Setembro é realmente um tempo de recomeço. Este ano tem sido especialmente doloroso e espero sinceramente que este mês represente uma viragem, vamos lá a ver se a "roda agora vira ao contrário"... mas como de tudo se retira uma lição, estou a repensar a minha vida em diversas áreas, nomeadamente na alimentação.

    Faço exatamente como aprendi aqui, um cardápio semanal, a lista de compras, e um ou dois dias por semana para organizar os jantares. Contudo, encontro-me a fazer algumas alterações no tipo de comida: bani quase todos os laticínios (só faço uma exceção com ovos ocasionalmente), compro farinha diretamente a um produtor e faço o meu próprio pão, optando quase sempre por farinha de milho que não tem glúten, e mais recentemente estou a reduzir a carne e o peixe.

    Não sei se vou conseguir manter esta dieta ou encontrar/inventar receitas que me ajudem a manter este tipo de alimentação, mas seguramente vou tentar pois sinto-me mais resistente fisicamente, menos inchada e flácida.

    Um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também passo por aqui assiduamente! E para mim, este blogue é ainda mais interessante e util que o instagram e o outro blogue!!
      Beijinhos, Ana

      Eliminar
  7. Olá Joana
    Gosto muito dos seus blogs e também dos seus livros.
    Gostava que publicasse algumas receitas que faça na bimby.
    Adoro a simplicidade que tem ao fazer as receitas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana!
    Excelente post! Era mesmo isto que procurava! Agora só tenho que ser criativa e fazer também as ementas do almoço, sim, porque por cá fazem-se todas as refeições em casa 😊
    E ainda bem! Mas este " enquanto faço... preparo" ajuda imenso a ganhar uns 10 preciosos minutos à hora de deitar as crianças!
    Muito obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar