Como já falei várias vezes, aqui em casa evitamos a todo o custo o desperdício alimentar.
As refeições são planeadas e pensadas para a nossa família, para não sobrar, ou, em alguns casos, propositadamente para que sobre, para os meus almoços solitários.
Mas há coisas que sobram quase sempre: um bocadinho de arroz ou massa, carne assada ou frango assado, bacalhau ou um pouco de peixe...
E nada disso se estraga. E, se a quantidade for considerável, é tudo transformado numa nova refeição, ou num complemento para uma nova refeição.
Quando sobra o suficiente para um - que na maioria acaba nos meus almoços solitários, o que é o equivalente à “marmita” sendo que eu acabo por comer em casa - acaba quase sempre em qualquer coisa versão salada, que é misturar tudo num prato e já está!
Sobras de frango ou carne desfiada. Uma base de salada (mas que pode ser massa, arroz ou quinoa) azeitonas, pimentos salteados ou cogumelos, tomate aos pedaços, frutos secos ou sementes. maçã aos cubos, ou manga, ou ananás ou abacate. E queijo se tiver.
Se a quantidade for maior, e suficiente para aproveitar numa refeição para todos, é isso que acontece. Das duas uma. Ou desfio e preparo tudo logo, e depois congelo para a usar na ementa de outra semana, ou “anulo” alguma das refeições programadas dessa semana e substituo pelas sobras. Sobras de peixe são normalmente transformadas em pataniscas ou sonhos ou souflés de peixe com legumes.
Também resultam bem em brás de qualquer coisa, em quiches e empadas e até rissois ou crepes. Isto também é valido para as sobras de carne. Se a quantidade for pouco, pode-se sempre juntar uma lata de atu, por exemplo, no caso do peixe, e no caso da carne chouriço, bacon, fiambre. Ou então simplesmente mais legumes: cenoura ralada, alho francês, cogumelos.....
As sobras de carne além dos exemplos dados acabam também em empadão de arriz ou batata, lasanhas, ou simplesmente num “molho” com outras coisas para colocar sobre massa cozida. Um pastelão ou tortilha ou bolos salgados (tipo bolas) também são formas de “reciclar” sobras de comida numa refeição económica e satisfatória para todos. Legumes recheados - como tomate, pimento, courgete ou beringela também são optimos para usar sobras de carne ou peixe.
E os legumes que sobram? Se sobram legumes, eles também são uma solução prática para juntar à carne e ao peixe e transformar em outra coisa. Os pastelões, quiches ou pataniscas de tudo e mais alguma coisa, são sempre a receita perfeita para limpar frigoríficos. E as massas, ou ainda para rechear wraps, que é quase a mesma coisa que crepes, mas são soluções simples para levar na marmita e até comer frio.
Sobras de legumes salteados em azeite e alho, e depois juntar um pouco de arroz, quinoa e servir com um ovo estrelado ou escalfado são boas opções
As sobras de arroz aqui em casa acabam sempre a ser reaquecidas e servem de acompanhamento na refeição seguinte, mas empadão de arroz e bolinhos de arroz, são também excelentes formas de reaproveitar.
As batatas acabam a ser aproveitadas para o puré da sopa, ou para fazer uma tortilha aldrabada. Fritar sobras de batata cozida cortada aos cubinhos em azeite e alho é um petisco. E se depois juntar uns ovos batidos e ainda salsa picada é um complemento a uma sopa nos jantares rápidos da semana.
Ficam aqui algumas das minhas receitas favoritas com aproveitamentos:
Bolinhos de Arroz
Almôndegas de Peixe e Batata Doce
Canelones Rápidos de Aproveitamentos
Sonhos de Peixe
Pizza de Brócolos
Arroz de Forno com Peru
Caril Rápido de Vegetais
Empadinhas de Frango
Pataniscas de Salmão e Alho Francês
Tarte de Frango com Ervilhas e Cenoura
Arroz Frito Aromático
Croquetes de Frango
Pataniscas de Carne
Crepes de Peixe com Molho de Tomate
Tortilhas com Chilli
Arroz no Forno
Salada de Frango com Abacate
Folhado de Carne com Cogumelos
Crepes de Frango e Mascarpone
Frango à Brás no Forno
Aqui em casa vão-se aproveitando todos estes restinhos, nestas receitas, com uma ou outra variação. E vocês? Têm receitas favoritas feitas com aproveitamentos? Ou deixam passar as sobras e não as aproveitam?
Contem-me tudo!
Não tenho propriamente receitas de aproveitamentos, mas aqui aproveita-se tudo, mesmo qd sobra. Acaba por ir parar a uma refieção seguinte :) Bjinhos e obrigada pela dicas e receitinhas :)
ResponderEliminarTambém aproveito tudo, sobras de arroz, massa, carne,...o que sobra, fica para uma outra refeição!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Obrigada pelas ideias!
ResponderEliminarEu não sou tão inventiva, normalmente faz-se um jantar de sobras em que cada um come uma coisa diferente.
Mas há algumas sobras que acabam sempre em reaproveitamentos: restos de ervilhas guisadas com ovos escalfados acabam sempre num arroz de ervilhas, tal como restos de tomatada com ovo e feijão verde também acabam em arroz de tomate, resto de bolonhesa acaba sempre numa quiche de carne, restos de frango assado vão parar a uma salada ou uma massa, restos de legumes cozidos vão para a sopa...
Ainda bem que voltaste ao economia cá de casa!
Beijinhos
Também sou fã do economia cá de casa!
EliminarAna
Olá!
ResponderEliminarEu também aproveito tudo e não se deita nada fora! Geralmente faço quiches ou bolas de qualquer coisa. Com sobras de arroz, faço arroz de atum que toda a gente adora.
Adorei as receitas com as sugestões, vou experimentá-las todas!
Beijinhos
Margarida
https://minhacasadopatio.blogspot.com/
Obrigada, Joana!
ResponderEliminarBeijinho, Catarina
Vou experimentar. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarBjs