terça-feira, 28 de setembro de 2010

Organização do Armário Despenseiro

Tenho sorte em ter uma casa com imensa arrumação. Há armários nos quartos, no hall de entrada e ainda na cozinha, já para não falar na despensa.
Há uns tempos recebi um e-mail a perguntar como arrumava a minha despensa. Apesar de tudo estar devidamente arrumado, não é daquelas despensas - neste caso armário despenseiro - onde há recipientes todos iguais e milimetricamente organizados!
Tenho demasiadas coisas para essa solução se tornar viável. No entanto, tenho algumas dicas que podem ser úteis no momento de arrumar as mercearias.
Reutilizo frascos de vidro grandes para colocar as farinhas, arroz, açúcar, massas e todos os artigos cujas embalagens já tenham sido abertas. Depois é só colar uma etiqueta que identifique o conteudo. Se os produtos ainda não tiverem sido abertos, guardo a embalagem intacta no armário, passando-a apenas para os frascos quando a abrir. As bolachas depois de abertas são guardadas em latas para se manterem crocantes. Guardo também outras pequenas coisas nas latas como sal aromatizado, algumas especiarias como as malaguetas secas, e também pacotinhos de açúcar.
Tenho as prateleiras divididas: Numa estão os produtos para pastelaria/padaria como as farinhas, açúcar, frutos secos, cacau, chocolate, gelatinas... e alguns enlatados.
Noutra prateleira estão as massas, arroz, leguminosas secas, couscous - os produtos que complementam as refeições. Existe ainda uma prateleira com chás, cafés, óleo, azeite, tostas, sumos, água das pedras e latas com produtos diversos.
Tenho tambem prateleiras reservadas para as diversas máquinas como a do pão, o grelhador electrico, a batedeira fixa, a iogurteira. E outras para tabuleiros, rechaud, frascos vazios para reutilizar, panelas grandes para as compotas, panela de pressão.
O armário tem ainda gavetas que utilizo para guardas individuais e guardanapos, pegas, toalhas e panos de cozinha. Os restantes artigos como as batatas e cebolas, guardo na despensa (que é ao lado da cozinha), assim como os guardanapos de papel e o rolo de cozinha e o leite.

A reutilização dos frascos é uma optima maneira de guardar os produto mantendo as suas propriedades, e a mesmo tempo permite que tudo se mantenha limpo e arrumado mais facilmente. Alem de ser uma solução bastante prática é também económica e ecológica.

12 comentários:

  1. Tal igual á minha, fico mais aliviada em saber que não sou unica em gostar de tudo direitinho na dispensa :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda a semana passada andei a arrumar a minha.
    Assim é mais fácil encontrar o que se quer e saber o que falta ;-)

    ResponderEliminar
  3. Adorei seu blog e suas dicas maravilhosas. Ficaria feliz com a sua visita ao meu:
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/
    Passa lá que deixei um selinho para você.
    Vou te seguir,rsrsrsrsrsrs
    Conheci seu blog há muito tempo, e como voce gosto de começar as minhas comprinhas de natal com bastante antecedência.
    Bj e Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Despensa organizada é fundamental, né. Esses potinhos ajudam mto nisso tb. Bjos

    ResponderEliminar
  5. Olá, colher-de-pau! Reparei que, na segunda imagem, tem também uma prateleira amovível (em cima, à esquerda). Julgo que não fez referência no post a essa possibilidade de arrumação, mas acho uma mais valia interessante. Por acaso, também uso muito essas prateleiras, uma vez que a distância entre cada uma das prateleiras da minha cozinha é grande e fica uma área considerável por aproveitar, sobretudo quando há frascos, caixas e pacotes pequenos. É uma excelente forma de rentabilizarmos o espaço "aéreo". Parabéns pelo blogue! Sou seguidora desde o primeiro post! :

    ResponderEliminar
  6. Olá boa tarde,
    Eu também faço o mesmo aproveito as embalagens de vidro e os rótulos dos produtos.
    Aproveito também são prateleiras metálicas que já tinha de outra casa e, rentabilizo o espaço na própria prateleira. Assim tenho mais espaço e visualizo melhor.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  7. olá
    adorei esta ideia tua dos fracos . confesso que não o fazia . fiquei fã e tenho meu armário muito mais arrumadinho
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Guardanapos de papel?
    Pano é muito mais ecologico, elegante e confortavel

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo:

    Tem toda a razão. Os guardanapos de panp são muito mais elegantes bonitos e ecológicos do que os de papel, por isso é que são os que usamos sempre cá em casa.
    Mas dá sempre jeito ter 1 pacote ou 2 de guardanapos de papel. Principalmente para aquelas alturas de festas, quando se tem a casa cheia de gente, e onde servir mais de 40 pessoas com guardanapos de pano não é lá muito prático.

    ResponderEliminar
  10. Fantásticas sugestões. Temos de aprender a aproveitar.

    ResponderEliminar