quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para Congelar: Tomate Pelado

Tenho recebido imenso tomate cá em casa. Dos grandes coração de boi, chucha, e imensos tomates cerejas. Dos meus avós. dos sogros da C., da minha mãe que recebeu imensos de uma pessoa amiga.
Já congelei polpa, fiz compota de tomate, compota de tomate e maçã (armazenadas para os cabazes de natal!) e molho de tomate para congelar. Temos comido ao natural em saladas e outras preparações, e mesmo assim ainda tenho uma das gavetas do frigorífico cheia.
Dos maiores - coração de boi vermelhos e maduros - preparei-os para congelar. Coloquei-os numa taça cheia de água fervente e deixar ficar 1 minuto. Depois retirei-os e assim foi muito mais fácil de tirar a pele. Parti-os ao meio e retirei cuidadosamente as sementes, colocando-os depois em sacos de congelação. Coloquei uma etiqueta e ficaram prontos a congelar.
Assim, quando o inverno vier, há tomate com sabor a verão pronto a utilizar em estufados, refogados, cataplanas e afins.
No aproveitar é que está o ganho.

9 comentários:

  1. Sem dúvida, que o congelamento é o melhor para preservarmos os sabores do verão.
    Eu também faço o mesmo, a única diferença é que depois de pelados e sem sementes corto cubos,prontinhos para os cozinhados ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha, ontem usei 4kg de tomate para compota, hoje vou gastar o resto que lá tenho que a sogra me deu nesta tua sugestão.Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima sugestão! Gostei de conhecer este espaço, vou ficar!

    ResponderEliminar
  4. Oi Colher-de-pau!
    Adoro teu blog e estou sempre a espiar.
    Acho as dicas super bacanas e proveitosas. Mas fiquei com uma dúvida qto aos tomates. Não seria melhor congelá-los com as peles e sementes? Ouvi nestes dias que na pele e sementes estão as maiores concentracões de cálcio e licopeno, que previne o câncer de próstata.
    Mas isto é apenas uma observação. Como disse antes, adoro teu blog e o de receitas também.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Eu só tenho pena de já não ter ofertas dessas - é uma riqueza incalculável, produtos de pequenos agricultores e com outro sabor!

    ResponderEliminar
  6. Eu tb tenho kgs e kgs de tomates congelados, tal foi a abundância aqui na horta (e apesar de ter oferecido muitos) mas congelo inteiros, com pele e sementes. Acho mais prático porque quando passo por água quente o tomate congelado a pele sai muito facilmente, mas é só a minha opinião.
    Por acaso importa-se de dizer a proporção que usou no doce de tomate e maçã? É que doce só de tomate (com canela e vinho do porto) já fiz e não apreciei muito mas com maçã fiquei tentada a fazer...
    DocesCozinhados

    ResponderEliminar
  7. Não sei como me tinha escapado mas já o vi o post da compota de tomate com maçã.
    DocesCozinhados

    ResponderEliminar
  8. Olá, adoro este site, tem me ajudado a esclarecer muitas duvidas.e aqui fica mais uma tomate congelado dá para fazer compota? :)

    ResponderEliminar
  9. adoro este, site descobriu ontem.
    Gostaria de saber se o tomate congelado dá para fazer compota?
    Desculpem minha inocência mas sou nova nisto de compotas. :)
    obrigado :)

    ResponderEliminar