sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dicas para um Fim de Semana sem gastar muito...

O que fazem ao fim de semana? Vão jantar fora? Ao cinema? Às compras? Vão passear? Dormem até ao meio-dia? Ficam em casa para não gastar gasóleo?
E se....

Em vez de ficar a dormir até ao meio-dia, que tal irem dar uma volta a pé, andar de bicicleta, ir jogar futebol até ao parque mais próximo? (Já viu que é uma forma gratuita de fazer exercício físico, e ao mesmo tempo pode aproveitar para conversar ou passar tempo de qualidade com os seus filhos?)
Em vez de ir passar a tarde no shopping nas compras de natal, que tal ficar em casa a preparar umas prendas de natal caseiras? (Aproveite e dedique-se a preparar compotas, azeites, açúcares ou a fazer cartões e decorações de natal com as crianças.)
Em vez de ir jantar fora, que tal organizar um jantar comunitário com amigos?
E se depois, em vez de irem ao cinema, aproveitarem para jogarem Monopólio ou Trivial Pursuit, ou algum jogo da Wii ou Playstation? (Divertimento garantido... Há quanto tempo não joga um jogo de tabuleiro?)
E domingo, em vez de ir passear de carro sem destino, que tal aproveitar a manhã (até às 14h) para ir até um Museu ou Palácio Nacional? (Sabia que as entradas ao domingo de manhã são gratuitas em muitos museus e palácios nacionais?)

É que a crise não deve ser desculpa para nos fecharmos em casa, deixarmos de estar com os amigos ou de fazer programas diferentes. Mesmo com um orçamento reduzido (ou limitado) há sempre algo que podemos fazer!

28 comentários:

  1. Ora aqui está um belo post!
    Nada melhor que um fim de semana a disfrutar da natureza com a família e amigos sem custos extra!
    Eu adorava dar um passeio a pé, convidar amigos para jantar e ficar na cozinha a preparar os presentinhos de Natal sugeridos neste blog...
    Mas vou para o meu atelier, pintar, pintar e pintar pois tenho encomendas urgêntes... e o tempinho que sobrar é para fazer uma limpeza á casa...
    Talvez para o próximo fim-de-semana consiga seguir as tuas dicas!
    Quando estamos com os nossos amigos (noites dos jantares comunitários), jogamos noite dentro... seja jogos de mesa, seja aos pulos em frente à tv... somos todos muito poupadinhos!
    Adorei o post!
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Um passeio ao Luso e Bussaco é uma optima sugestão! gostei de ver a foto :)

    ResponderEliminar
  3. não diria melhor!
    eu faço intenção de ir às compras de natal (têm mesmo de ser) mas uma tarde do fim-de-semana já está reservada para tratar da ementa semanal e dos cabazes ;)

    ResponderEliminar
  4. Isso é que é falar!
    Bom fim de semana :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Belíssimas ideias mesmo! o fim de semana é muitas vezes mal aproveitado, no sentido em que, por falta de imaginação, acabamos por nos enfiar nos shoppings... e gastar, mesmos sem poder! Adorei a sugestão dos jogos de tabuleiro e também a dos museus e palácios ao domingo de manhã! vou aproveitá-las de certeza.

    ResponderEliminar
  6. Este fim-de-semana não devo sair mesmo! Está previsto mau tempo e eu tenho ali uns marmelos e umas aboboras da aldeia à minha espera e à espera da tarifa bi-horaria de fim-de-semana para dar uso a tudo ;)

    Mas as tuas sugestões sigo muitas vezes! Mas também fico muito na cama! É o único dia que posso :D

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  7. Ora isto é que são boas e úteis ideias :)
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Ola :-)

    Precisava de uma ajudinha por favor. Eu queria por num dos cabazes de Natal que vou fazer uns bocadinhos de marmelada que fiz. Quando a fiz guardei numa caixa plastica a dar p'ro grandito. Como e que eu posso fazer? Tem alguma ideia por favor? Como ja tem alguma experiencia nestas andancas de cabazes e tambem tem sempre boas ideias ... lembrei-me de lhe pedir ajuda por favor. Desde ja o meu muito obrigada.
    Beijinhos,
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderEliminar
  9. Detesto shopings,adoro lojas de rua,se tiver mesmo de ir a shopping vou ao domingo de manha cedo,ao abrir
    detesto dormir,acho uma perda de tempo,quando esta sol vou ate um parque com os miudos e marido andar de bicicleta e jogar á bola,ao sabado a noite adoro fazer jantares ca em casa,bjs

    ResponderEliminar
  10. Tudo muito mais saudavel e muito mais bonito também...

    excelentes ideias

    jinhos

    ResponderEliminar
  11. Só óptimas sugestões e todas muito saudáveis.
    Beijinhos
    Inês Pereira

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Óptimas ideias
    Adorei o post!

    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Boa recomendação. E como dizes acho que se pode aplicar sempre, mesmo em épocas fora de crise. O exercício físico (pelo menos caminhar) é fundamental. Eu passo muitas tardes em grandes caminhadas, no Verão na praia, na cidade (Lisboa) nos seus parques, à beira-rio e descubro sempre mais um "buraco" que ainda não conhecia!

    ResponderEliminar
  14. Há realmente muita coisa que se pode fazer sem gastar muito dinheiro e nas quais nem sempre pensamos :)

    ResponderEliminar
  15. Algumas destas dicas já vamos seguindo, como a dos jantares + ou - comunitários, mas há por aqui outras que são muito interessantes.
    Obrigada pelas sugestões*

    ResponderEliminar
  16. Quando aqui entro, nunca saio de "mãos a abanar"! Sempre dicas excelentes!Quantos passeios bem saudáveis, pela natureza, se podem fazer sem gastar dinheiro! Obrigada pelas sugestões. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  17. boas ideias!!!este fds tambem aproveitei algo que adoro e baratinho!!!jantarada com os amigos em casa...é do melhor! Jantar espectacular,delicioso, optima companhia, jogatana no final... =) muito mais barato que no restaurante, muito mais interessante...são estas as coisas boas da vida!

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que são excelentes ideias...Algumas já as praticamos cá em casa. Por exemplo, este fim de semana que vem vamos apanhar musgo para a árvore de Natal, coisa que já faço com as minhas filhas e com o meu marido. Sabe sempre bem passar bons momentos com a família e amigos...

    Beijinhos

    Continuação de boas ideias

    Isabel Neves

    ResponderEliminar
  19. Apoiado. Eu adoro Scrabble e xadrez, só é difícil é arranjar quem queira jogar comigo. :)
    Mas sou totalmente a favor da ideia.

    ResponderEliminar
  20. E que tal cortar a luz para ser divertido experimentar como se vivia nas aldeias? E que tal cortar a tv cabo para os filhos conversarem com os pais e não se tornarem toxicodependentes? E que tal deixar de comer para fazer dieta?

    ResponderEliminar
  21. Caro Poupadinho:
    Este blogue existe para dar dicas e sugestões (a quem estiver interessado, claro!) de como gerir melhor o seu dinheiro e recursos.
    São apenas sugestões alternativas, e algumas mais económicas, para actividades de todos os dias.
    As suas sugestões pecam por despropositadas e maliciosas. Apesar de infelizmente ainda existirem pessoas que vivem sem luz. E de todas as pessoas da minha geração terem sobrevivido a infancia sem tv cabo e com apenas 2 canais, e de existir muito boa gente que podia aproveitar para fazer dieta com o bonús de assim também poupar na comida.
    Se o assunto de economia doméstica não lhe interessa, não procure blogues cujo objectivo é exactamente "educar" para a poupança.
    Aproveite o seu tempo para fazer algo que lhe interesse mais.

    ResponderEliminar
  22. Minha Cara Colher-de-Pau (que isto de inox está caro nos dias de hoje)

    Você acha realmente que quem está à rasca de dinheiro pensa, em consciência, em jantar fora, fazer escapadinhas de fim de semana ou mesmo convidar amigos para casa para exibir a pobreza de um pão com manteiga ao jantar?

    E mais, quem tem mesmo falta de dinheiro talvez até já tenha cortado na internet e não tenha acesso ao seu blog.

    Você faz-me lembrar aqueles entendidos em economia que publicam livros que dão dicas em como poupar. O que é um profundo contracenso, já que quem realmente precisa dessas ideias nem pensa em gastar os seus centimos em futilidades...

    Pense nisso

    ResponderEliminar
  23. Caro Poupadinho:

    E por acaso já pensou que este blogue não é para o segmento da população a que se refere, mas sim para aqueles que puseram agora a "mão na consciÊncia", e se aperceberam que se não mudarem alguns dos seus comportamentes consumistas, rapidamente ficarão em bancarrota.
    Este blogue não é para dar dicas a quem não tem que comer ou como pagar as suas contas - para isso existem instituições de solidariedade credíveis.
    É uma pena que não tenha percebido que isto é apenas um pequeno alerta de medidas que se podem tomar para nos ajudar a poupar - ou não gastar - o nosso dinheiro. Pois mais vale prevenir que remediar. Veja isto como uma chamada de atenção para quem ainda está a tempo de mudar os seus comportamentos de consumo.
    Obviamente que nem todos temos a mesma opinião. A mesma maneira de estar na vida. Os mesmos hábitos, ou principios.
    Portanto este blogue é para quem quiser lêr e tirar daqui (ou não) algum "ensinamento" para a sua vida futura. Ninguém é obrigada a vir aqui, e muito menos a seguir o que aqui se diz. Portanto espero que compreenda que estes comentários ( e futuras também) serão removidos, pois não acrescentam nada de relevante a este blogue.
    Mas posso deixar-lhe uma sugestão: Se tem algo a dizer, tenha a sua própria voz e crie um blogue! Terá sempre quem se identifique consigo.

    ResponderEliminar
  24. Não se irrite tanto... já viu que até dá erros de concordância?

    "Portanto espero que compreenda que estes comentários ( e futuras também) serão removidos, pois não acrescentam nada de relevante a este blogue."

    Se lhe sobrar uns cobres com as medidas de contenção que está a fazer sempre pode comprar uma gramática...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Eu acho lamentavél que pessoas como o "poupadinho" tenham o desplante de criticar quem se propõe a ajudar o próxima nem que seja com simples conselhos...de facto deveria criar um blogue onde poderia desdenhar e criticar a vontade...só o seguiria quem assim quisesse...colher de pau..parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar