terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ontem sobras, hoje o jantar!

Eu sei que me torno muito repetitiva em alguns assuntos, mas não desperdiçar comida é algo que está entranhado em mim. E eu sei que não sou a única a fazê-lo, cada vez mais a consciência e a necessidade de cada um, nos leva a desperdiçar o menos possível e a termos respeito pela comida.
Às vezes o difícil é perceber como podemos aproveitar tudo da melhor forma. Nem sempre sobras reaquecidos são a melhor forma de usar as caixinhas que se amontoam no frigorífico.
Esta semana que passou, fizemos uns grelhados para dois. No final sobrou pouca coisa: um resto de salsicha, meio tomate da salada, um restinho de pimento assado. Coisa pouca, mesmo muito pouca mas que mesmo assim não foi parar ao lixo. O resto do dia anterior transformou-se num saboroso jantar no dia seguinte.
Comprei uma baguete e cortei-a em pequenas fatias que tostei na frigideira com um pouco de azeite. Ia fazer uma tábua mista de tapas para o nosso jantar de domingo.
Aos pimentos assados juntou-se uma lata de sardinha em tomate e assim nasceu a primeira variedade de tapas.
Na segunda variedade barrei o pão com um pouco de mostarda, juntei umas folhinhas de rucula que tinha em casa (mas que podia ser alface) e juntei as sobras de salsicha, que cortei às rodelas e reaqueci.
Uma terceira variedade gastou o meio tomate aberto. Cortei o tomate em cubinhos, juntei umas folhinhas de manjericão e coloquei nas tostinhas juntamente com cavala em conserva (mas podia ter sido atum…)
Sobrava pão – e os restos já estavam todos despachados. Na gaveta do frigorífico descobri uns poucos cogumelos frescos, porque afinal há mais qualquer coisa a precisar de ser consumida, e salteei-os rapidamente com um pouco de alho e azeite. Coloquei sobre as tostinhas e terminei ralando um restinho de queijo de Serpa sobre os cogumelos.
Jantamos algo de diferente e limpei as sobras.
E vocês, que tratamento dão às vossas sobras alimentares? Só as aquecem ou dão-lhes uma nova cara?

18 comentários:

  1. Cara nova... que a minha clientela (e eu) torcemos o nariz a comida aquecida! Adorei esta sugestão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deliciosos ficou seus pães, eu também reaproveito tudo e fica mais saboroso no dia seguinte.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  3. A maior parte das vezes reaqueço mas de outras transformo: um frango estufado que sobrou dá pra desfiar e fazer quiche; ou desfiar e fazer arroz de frango... uns bifes que sobraram dá para partir em tiras e juntar cogumelos e faz-se um strogonoff... essas coisas. :)

    ResponderEliminar
  4. Depende das sobras! Se der para transformar, faço novos pratos se não aqueço e faço uma entrada ou uma sobremesa para dar um aspeto de novo prato! :)

    ResponderEliminar
  5. O grelhado de Domingo saltou para o tacho e saiu uma carne á brás !!! :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto da forma com reaproveita as tais sobras! Cá em casa também não se desperdiça comida! E tento incutir isso aos meus filhos... Um abraço, Manuela

    ResponderEliminar
  7. Dependendo do prato por vezes é so aquecido, noutras tem nova cara.. mas nunca desperdicios!
    Esta é uma óptima sugestão :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Reaproveitar, sempre! Sobras de frango dão uma excelente 'Coronation Chicken'!

    ResponderEliminar
  9. Reaproveito sempre. Aquecendo ou transformando nunca nada vai para o lixo.
    Gostei muito desta sugestão de tapas!

    ResponderEliminar
  10. Sobras! São problema cá em casa! Eu porque não gosto de estragar comida e aquecendo ou transformando... já o meu marido detesta comida "requentada"! Quantas vezes come sobras tranformadas e nem se apercebe?!!! Este Verão estou adepta das quiches, tartes e géneros! Não só porque me permitem usar variadas sobras mas também os legumes que abundam na horta dos familiares generosos! E outra coisa, o tempo que perderia a colocar tudo em caixas e a refrigerar, bato uns ovos mas isto e aquilo... e puffff! Acabo de arrumar a cozinha e tenho uma quiche prontinha no forno! Obrigada pela sua boa vontade Joana!

    ResponderEliminar
  11. Essa foto está espetacular e olhá-la de novo depois de ler o seu texto dá agua na boca!! Achei a ideia espetacular, apenas comprar o paozinho e utilizar esse tipo de restos que sempre sobram, ora um grelhadinho, um frango, qualquer coisa. Continue com este tipo de sugestões, são bem úteis, se bem que nesta época são ainda mais! =)

    ResponderEliminar
  12. Olá.
    Quem quizer pode participar num passatempo deste blogue:
    http://rubenval.blogspot.pt/2013/08/ganhe-m-de-peanut-butter.html

    ResponderEliminar
  13. As suas fotos abrem o apetite e de que maneira!

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. São mais as vezes reciclar e dar 'nova cara' aos restos do q simplesmente reaquecer :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  15. Eu aproveito todas as formas, de 2 formas. A primeira é guardando para outra refeição, ou congelando para fazer uma lasanha, empadão ou rissois.
    A segunda forma e coloca-la num balde (de tinta)e leva-la para casa dos sogros, onde ha muita criação. Galinhas, patos, porcos, coelhos, borrego.
    O oleo também tem o mesmo destino.
    Porque ter criação caseira e cria-la com farinha não adianta. O mesmo é cria-los da forma antiga, ficam mais saborososa e saudável.

    ResponderEliminar
  16. as sobras de comida permitem-nos uma certa criatividade, e eu gosto de desafios. Ontem, sobraram-me duas postas de salmão, assadas em embrulho de alumínio, e hoje, tirei-lhes a pele e as espinhas e lasquei-as. Cozi massa em espiral, com água e um fio de azeite, e cozi também dois ovos e ervilhas congeladas. Numa taça misturei a massa, os ovos descascados e cortados em pedacinhos, as ervilhas e o salmão, salpiquei com salsa cortada aos pedacinhos (eu utilizo as mãos), e, na mesa, coloquei um pequeno tabuleiro com um frasco de maionese, e um galheteiro com azeite. Fez sucesso. Adoro cozinhar!

    ResponderEliminar