terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Preparar o Natal 2017 #Mini-Bolos de Natal


Sei que muitos aguardam sugestões para os cabazes de natal. Esta sugestão já não é deste ano, e costumo levá-la comigo nas ideias para os workshops de cabazes de natal, porque é simples e rápido de preparar e até um pouco mais diferente do trivial. (E por isso também fiz questão que a colocar no livro “Presentes com um sabor Especial”.)
A ideia será só fazerem estes no dia 24 de Dezembro, para os oferecerem frescos, ou então irem dando há medida que os vão fazendo - pois nem todas os presentes de comer - precisam efetivamente de ser entregues na véspera ou no dia de natal. Mas podem sempre fazer, congelar e depois colocar nos cabazes ou oferecer. Por experiência sei que vai sair bem!

Ainda em relação a estes bolos de Natal, eu gosto de os fazer em formas de papel ou de alumínio que são aptas para ir ao forno - colocam a massa do  bolo diretamente nestas formas e levam a cozinhar. As formas de papel encontram em locais tão diferentes como o Deborla, o IKEA, lojas chinesas, ou lojas de bolos decorados. As de alumínio descartáveis encontram facilmente em supermercados.
Outra sugestão é oferecer o bolo numa lata - e cozinhar o bolo na lata (sim! naquelas latas de bolachas que se encontram à venda em todo o lado!) e tapar com papel vegetal e fechar depois com a tampa da lata. Garanto um presente diferente e original em relação às tradicionais bolachas.

Por aqui, os bolos de natal são oferecidos por si só, sem fazerem parte de nenhum cabaz, apenas quando quero só um miminho para oferecer!
Espero que gostem!


Mini-Bolos de Natal

Ingredientes (entre 2 a 4 bolos dependendo do tamanho das formas!)

120g de manteiga
130g de açúcar
3 ovos
½ cálice de brandy ou rum
raspa e sumo de ½ laranja
1 colher sobremesa de fermento em pó
200g de farinha de trigo
150g de frutas cristalizadas cortadas miúdas
50g de passas
50g de nozes e ou amêndoas
geleia para cobrir

Preparação:

Amasse bem a manteiga e o açúcar até ficar creme. Junte os ovos um a um e amassando sempre vá juntando a raspa e o sumo de laranja, o rum, a farinha com o fermento e por fim metade das frutas previamente passadas por um pouco de farinha.
Deite o preparado numa forma redonda ou retangular, previamente untada e polvilhada, e decore a parte de cima com as restantes frutas e com as nozes e amêndoas.
Leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC,  durante cerca de 45 minutos.
Retire do forno e pincele de imediato com um pouca de geleia para dar brilho.

Deixe arrefecer completamente e embale e decore a gosto.

7 comentários:

  1. Boa!!! Era mesmo isto que me faltava, pois tenho aí formas de bolo ingles minis e precisava duma receita p eles :) Thanks Joana!!! Bjinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Que giros bolos. Não me importava de receber esses mini-bolos no sapatinho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/fusilli-long-com-molho-pancetta.html

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia Joana,
    Que bolinhos mais amorosos e são uma excelente alternativa ás coroas.
    Uma dúvida: eu vou fazer as coroas todas este sábado (pois vou distribuindo durante a semana e não tenho muito tempo), mas queria fazê-las e congelar antes de cozer. Quando fosse para entregar: tirava da arca e descongelava, levadava e colocava a cozer. Posso fazer não tem problema? Ou acha melhor eu cozer e congelar assim que arrefeça?
    O mesmo em relação a estes bolinhos o que acha que é melhor eu fazer?
    Obrigada desde já pela sua ajuda.
    Um grande beijinho e adoro o seu blogue e a si :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute:

      Eu congelaria sempre depois de cozinhadas e arrefecidas e para depois ir oferecendo... Até porque congelar antes de levedar pode não correr muito bem...
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada Joana, irei fazer como disse.
      Um beijinhos e boas festas :)

      Eliminar
  4. Olá Joana, onde posso encontrar essa geleia de cobrir? Beijinho

    Isabel Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, é geleia de marmelo normal. Se estiver muito rija para pincelar, o que faço é aquecer um pouco no microondas antes de usar.
      Um beijinho, Joana

      Eliminar