sexta-feira, 14 de setembro de 2018

100 dias para o Natal




Não pensem que o tema Natal estava esquecido!! Por mim, o natal nunca está esquecido.
Constato que faltam 100 dias para o Natal. Parece imenso tempo, mas não é!
É altura de - se ainda não o fizeram - começarem a pensar nas listas de presentes, nos cabazes, nas receitas que querem fazer e experimentar, testar algumas coisas e até começar a comprar alguns presentes.
Sei que o tema de comprar presentes faz sempre imensa confusão à maioria das pessoas, mas os meus sobrinhos e afilhados, já tem os presentes comprados, que aproveitei como habitualmente os saldos de verão para o fazer. É uma forma de poder dar um presente melhor ou até de pouparem algum dinheiro, ou simplesmente de evitarem a confusão do natal e dos fins de semana de lojas cheias e de acabarmos a comprar a primeira coisa que nos aparece à frente. Comprei roupa, porque sei o tamanho dos miúdos e os gostos e torna-se fácil. Também não faço cerimónias em com os meus cunhados, nem com os meus “compadres” e amigos - até porque fazemos quase todos o mesmo, e portanto, caso por qualquer motivo eles queiram trocar (o que não costuma acontecer), há abertura suficiente para dizer que não há talão de troca, e que compro outra coisa. Eu faço assim, mas sei que eles também fazem, e é por isso que todos sabemos os tamanhos uns dos outros, que optamos pela prenda útil, e que aproveitamos os saldos. E o que não quer dizer que não se complemente com um brinquedo ou livro depois.
Portanto prendas dos miúdos despachados, as dos adultos mais ou menos definidas e os cabazes por fazer, obviamente.

No entanto, como me ofereceram os primeiros marmelos do ano, já saíram umas quantas tacinhas de marmelada que vão fazer parte dos meus cabazes. Este ano com uma pequena alteração. Com os frascos para as compotas e afins não costuma haver problema, porque os vou colecionando ao longo do ano, das coisas que vou comprando e aproveito (pickles, azeitonas, .....) mas com as taças para colocar a marmelada é outra questão. Tenho sempre que comprar taças e, por mais que procure opções mais em conta, não tenho encontrado. O ano passado acabei a dar a marmelada em taças que tinha aqui por casa, desemparelhadas e afins. Mas este ano não tenho. E portanto tomei outra decisão. Fiz a marmelada e vou retirar da taça e oferecer bem embrulhada em papel vegetal. A marmelada depois de seca desenforma perfeitamente e, para mim até fica mais bonita assim, depois de bem embrulhada e decorada. Ainda está a secar, mas este ano será a minha opção.
Depois não pode mesmo faltar a compota de abóbora que eu sei que todos gostam muito. E o resto... bem, o resto ainda tenho de pensar! 
Mas por aqui já há avanços.


E por aí? (Digam-me que não sou a única!)

17 comentários:

  1. A pensar no natal este fim de semana vai sair doce de abobora e já saiu geleia de frutos vermelhos.
    A lista está em (e)laboração!!!
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Por cá já temos doce tomate e doce de pêra prontos.... gistava de fazer ainda marmelada mas vai ser dificil conseguir os marmelos😐

    ResponderEliminar
  3. Joana, claro q ñ és a única! E assim, desde q comecei a ver-te falar do Natal antes do Outono, já ñ me sinto uma 'alien' por andar nas lojas em pleno verão e a pensar nas prendas d Natal :) Tal como tu, as prendas p as crianças e amigos chegados já estão em stock! Nos saldos de Inverno fui à Tiger e abasteci-me de caixas, sacos e afins, td com motivos natalícios! Faltam as prendas de comer (as compotas estão feitas, se entretanto vier mais fruta, ainda faço mais umas doses, senão, o q tenho chega-me) e as prendas p a família chegada, q vou comprando entre Outubro e Novembro, pq fazer compras em Dezembro, NEM PENSAR!!! Bjinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Já fiz compota de tomate e piri-piri (para os mais afoitos!) e também de maçã com tâmaras. Geleia de maçã ao lume (com as cascas e caroços das maçãs que usei para a compota) e há bocado fui ali a uma árvore sem dono apanhar figos com os quais já fiz um bolo (esse é mesmo para comer logo) e vou fazer compota também. Tudo a andar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria essa compota de maçã e tamaras deve ser uma delicia. Não quer partilhar a receita? Obrigada

      Eliminar
  5. Já fiz a lista... E vou começar a preparar as coisas... Vamos ver se esrt ano, cobcons terminar mais cedo... 😉

    ResponderEliminar
  6. Este ano ainda não comecei a fzfaz nada,tenho andado com muito trabalho, mas já comecei a pensar no que vou fazer, como moro na Irlanda, abóboras boas para doce só mesmo a meio de outubro e este fim de semana vou ao sítio do costume ver se já têm marmelos, visto que encontro em lojas polacas. Os presentes dos miúdos, já tenho a lista quase elaborada, para ir comprando, antes de ir de férias, sim, eu compro os presentes ca mas passo o Natal em Portugal, e mesmo pagando o transporte poupo dinheiro, por ca tudo o que é para crianças e isento de IVA. Em Portugal so compro os livros para oferecer. Este ano esta um pouco mais atrasado por estes lados.

    ResponderEliminar
  7. Claro que não é a única... 3 presentes de Natal feitos (costura criativa)... falta muita coisa, mas a lista de presentes está feita: cestos decorados, molduras e velas dos saldos da Zara Home, alguns livros, um cabaz:):):, conjuntos da Bodyshop ou Boticário... 2 calendários do advento no forno... lá vamos andando... Primeiro tenho os cartuchos do "Pão por Deus", só depois o Natal em força... ;)

    ResponderEliminar
  8. O post mais aguardado do ano! Está aberta a época de Natal!
    Ansiosa por conhecer as sugestões deste ano!
    A minha lista fica feita de um ano para o outro (com alguns ajustes) e já tenho ideias para uns diy... vou tentar incluir uns cabazes gastronómicos!

    ResponderEliminar
  9. Este ano já tenho muitas ideia a fervilhar .... e espero poder ter tempo de as partilhar antes de as fazer ... normalmente só as mostro depois do Natal por não ter tempo de as mostrar antes !!! Vamos ver se este ano consigo!!!!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Pois é, já estamos em contagem decrescente para o Natal...eu ando à procura de marmelos (ainda acho que estão muito caros) e as prendas já estão a ser compradas aos poucos... a amealhar para a melhor fase do ano!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Desde o início deste mês que já comecei a trabalhar nos postais de Natal. Não os compro, faço-os. Entretanto estou a pensar este ano oferecer compotas ou doces a algumas pessoas. Mas ainda não tenho bem a certeza... de resto a maior parte da lista está feita, mas como sempre acontece comigo, os mais importantes são os que ainda falta decidir :P

    ResponderEliminar
  12. Eu também já comecei, compotas de abóbora, de tomate e algumas de pessego e hortelã já feitas. Entretanto já comprei, cestos, caixas, fios, papeis, sacos e frascos ( numa loja chinesa que estava com saldos muito bons porque via fechar) e na TIGER os "chapéus" para as tampas dos frascos ! Só queria ideias diferentes.Há 4 ou 5 anos que faço os cabazes ,mas não têm variado muito , inspiro-me muito no que a Joana faz !!Paula https://www.facebook.com/DocesDaPaulucha/?ref=bookmarks

    ResponderEliminar
  13. Eu estou à espera das sugestões da Joana eheheheh. Mas já tenho doce de pêssego. Aguardo ofertas de figos, abóboras e marmelos e depois avanço (nos comestíveis).

    ResponderEliminar
  14. Eu ainda não tenho nada feito. Mas este ano gostava de ser eu a fazer alguns e não comprar tudo. Mas tenho o problema do tempo. vamos lá ver se consigo! Mas aproveitar os saldos é uma boa dica sim sra. e fazer doces também...
    Eu adoro o natal! Beijinhos

    ResponderEliminar