terça-feira, 18 de dezembro de 2018

7 dias para o Natal



A azáfama tem sido imensa, e eu não tenho mãos a medir. A semana que passou foi realmente complicada e deixou-me sem tempo para vir aqui. Entre uma ida à RTP para falar de presentes de comer e finalizar os últimos workshops de Natal no fim de semana, apenas houve tempo para começar a preparar alguns dos meus cabazes de natal.
Saiu a primeira fornada de bolachas de Natal - as de laranja da D. Hortense, a minha habitual compota de Abóbora, e os primeiros bolos rainha. E ontem, para começar bem a semana foram os meus anos, e entre tudo o resto o tempo ficou curto para escrever por aqui.

Entretanto estão já todos os presentes embrulhados e separados por sacos para cada uma das famílias, para assim não se perder nada. Acabei a reutilizar uns sacos de plástico transparentes enormes que tinha aqui por casa, que depois decorei com um laço de fita vermelha. 


Numa ida às compras encontrei umas assadeiras pequenas e amorosas em louça, a 3 euros e comprei 4. Decidi que vou oferecer a algumas amigas uns mini cabazes, só com compota de abóbora, bolachinhas e pouco mais dentro destas pequenas assadeiras, que fazem as vezes de um cestinho ou “cabaz”. Vou fechar com papel celofane e laçarotes, claro está.
Os restantes cabazes vão então ser colocados nas caixas e latas que andei a forrar, de modo a reutilizar ao máximo os materiais e coisas que tenho aqui por casa.

Este ano além das etiquetas - e estou a utilizar tudo o que me sobrou de anos anteriores - estou a escrever imensas coisas nos frascos e saquinhos com a caneta de giz liquido não só para aproveitar o que tenho em casa, mas porque não tenho tanta disponibilidade de tempo. No entanto, acho que os frasquinhos e saquinhos estão a ficar amorosos, e sempre vario do que tenho feito nos últimos anos.

Tal como todos os anos, vamos enviar os nossos postais de natal com uma foto nossa de família. ao pé da arvore de natal. No entanto, vamos ver se os postais este ano chegam antes do natal. Apenas tiramos a foto no sábado, e só ontem os fui mandar fazer. Vai ser apertadinho mas, mesmo que cheguem depois do natal, ainda chegam a tempo das festividades. Estou também a pensar agrafar um postal de natal (mandei fazer a mais) nos sacos onde coloquei as prendas por família. Assim, facilmente identificam de quem são as prendas, até porque algumas poderemos não ser nós a entregar pessoalmente.

Faltam-me finalizar TODOS os cabazes, mas queria acabar tudo até sábado. Tenho mais umas quantas fornadas de bolachas para fazer, e uns caramelos cremosos, nutelas caseiras - tudo receitas já no blogue -  e uns “barks" de chocolate (cuja receita estará no blogue esta sexta feira!).


E depois tenho o natal para preparar, porque este ano vamos ser perto de 25 pessoas cá em casa. Mas também aí vos espero dar umas sugestões!

6 comentários:

  1. Estou como tu... Ainda ontem à noite estive a fazer a mistura de chocolate quente do teu kit de lanche do Natal de 2017. Claro que fiz logo uma caneca para mim! Não podia oferecer sem provar, não é verdade? Espero que quem receber, goste tanto como eu:)

    Faltam os caramelos e as bolachas, que espero fazer hoje...

    É toda uma correria, mas sabe tão bem no final!

    Dúvida que surgiu entretanto: essa caixinha de cartão que tens na foto (e que eu tenho iguais), usas para quê? Eu o ano passado usei para os caramelos, mas pode ser que tenhas algum uso mais criativo para elas...

    Um beijinho e bons preparativos!

    ResponderEliminar
  2. A azáfama é muita, mas dá sempre gosto fazer e arranjar tudo p oferecer :) Tds os anos prometo a mim própria q no ano seguinte vou fazer as coisas mais cedo com outra calma, mas dou por mim a andar contra-relógio a embrulhar e escrever postais e outras coisas. Primeiro pq há 'cabazes' q envio pelo correio e esses têm q estar prontos primeiro, depois pq tenho o afilhado e família p visitar sempre uma semana ou duas antes do Natal (este ano a visita calhou no dia 9!), e ainda pq entrego 'cabazes' a amigos um, dois, três dias antes do Natal e ando sempre numa 'correria' a embrulhar as coisas consoante o dia, até pq há presentes de comer q faço mais perto do dia da entrega... Além disso, há pessoas a quem simplesmente entrego só dps do Natal, pq ñ conseguimos estar juntas antes... E as prendas de casa são embrulhadas quase no ultimo dia, porque pronto :) Tenho q ver se me organizo melhor no próx ano e adiantar o máximo de embrulhos, pq comprar adiantado ñ é problema, pois começo quase logo em Janeiro :) Fico a aguardar a receita de 6a-f :) Bjinhos e obrigada pelas dicas (assadeiras é boa!).

    ResponderEliminar
  3. Joana, este ano vou fazer a ceia de natal em minha casa e os meus sogros vêm pela primeira vez(ooops). Já ando nervosa sem saber se vou conseguir fazer tudo o que quero. E, lembrei-me de perguntar se será possível fazer a massa dos fritos de abóbora e dos sonhos de véspera e fritar no dia seguinte. Pode-me orientar e ajudar? Muito obrigada. Beijinhos, Ana

    ResponderEliminar
  4. Ui, que loucura de Natal, com tanta gente...

    Admiro a tua dedicação e talento para as prendinhas!

    ResponderEliminar
  5. Tanta gente no Natal!!! Adoro! Adoro casas cheias! Bons preparativos!

    ResponderEliminar
  6. Mega fã destas ideias. Adoraria receber assim um cabaz. Para o ano estou a pensar nas bolinhas personalizadas para as árvores feitas por mim. Com pena cabazes não dá porque como trabalho em shopping fico sem folgas e não é fácil.

    ResponderEliminar