Uma das coisas que mais ouço quando falo na “meal prep” é que demora muito tempo ou que não são capazes de agilizar melhor o tempo para serem mais eficientes e rápidos.
Há alguns pequenos truques que uso para tonar este processo mais simples e que acredito que fazem muita diferença.
1 - PLANEAR: Eu sei que refiro continuamente o planeamento. Mas acho que a maioria das pessoas não percebe a importância de saber efectivamente o que vamos cozinhar e termos os ingredientes disponíveis e à mão. Se eu souber exatamente o que vou fazer e os passos para o fazer, vou ser muito mais rápida e eficaz a preparar as minhas refeições.
2 - MULTITASKING: Outro aspecto muito importante é estarmos a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Se queremos ser realmente eficientes, não dá para estar a fazer uma receita de cada vez e começar a seguinte apenas quando acabamos a anterior.
Sabendo atempadamente o que vamos cozinhar ajuda também a estarmos a fazer várias coisas ao mesmo tempo. No fogão podem estar a acontecer 2 ou 3 receitas, no forno outro e em outro equipamento outra coisa, A multitasking e uma ferramenta muito importante para a rapidez e eficácia da meal prep, mas também ter ser acompanhado do planeamento. Porque fazer várias coisas quando não se sabe o que fazer é desastre pela certa
3 - USAR EQUIPAMENTOS A NOSSO FAVOR: Se temos uma bimby, uma airfryer, uma bandeira, uma slowcooker, uma panela de pressão, devemos usar esses equipamentos a nosso favor e de maneira a agilizar a preparação das nossas refeições. Isso poupa-nos tempo e recursos. E se temos os equipamentos é para os usar. Se vou fazer uma lasanha, enquanto tenho a carne a estufar, a bimby deve estar a fazer o bechamel ao mesmo tempo. Não vou esperar acabar uma coisa para começar a outra.
4 - USAR ATALHOS: Não há mal nenhum de usar coisas já pre preparadas para nos simplificar a vida. Por exemplo molho de tomate já feito de compra, legumes congelados já preparados para sopas e salteados que nos poupam tempo a arranjar e lavar, saladas pré prontas…. Ou usarem atalhos caseiros de coisa que podem fazer quando têm mais disponibilidade e congelar, como por exemplo refeições caseiras congeladas, leguminosas estufadas, molhos caseiros congelados, almôndegas, hambúrgueres ou panados caseiros…
5 - CONGELADOR: O congelador é uma poderosa ajuda quer para evitar o desperdício, quer para podermos ter refeições ou pre preparações caseiras congeladas e disponíveis a usar em dias mais complicados. Ajuda também a planear e simplificar refeições quase sem fazer meal prep.
Usam algumas destas estratégias?
Sim, em especial o multitasking, o planear e o congelador. Sendo de Porto de Mós e com o filho a estudar em Coimbra as tardes de domingo são passadas na cozinha :)
ResponderEliminar