Uma das minhas resoluções é manter um orçamento equilibrado para os gastos alimentares cá de casa, uma coisa que faço já há alguns anos, mas que acho muito importante.
Não só porque o que gastamos em alimentação é uma parte considerável do orçamento de uma família, mas também, e mesmo com os aumentos de preço quase constantes, é possível comer de forma equilibrada dentro de um orçamento.
Não gosto muito de falar de valores, porque casa família é diferente e tem hábitos muito diferentes. Não só porque é diferente falarmos de gastos numa família de 3 pessoas ou de uma família de 6 pessoas, mas também porque há famílias que fazem todas as refeições em casa e outras só jantam, famílias com crianças pequenas de famílias só com adultos ou adolescentes, e mesmo se tem condições que determinem comprar produtos mais caras - por exemplo coisas sem glúten ou livre de lactose . Cada caso é um caso e não pode nunca haver um orçamento que sirva todas as pessoas.
Cabe portanto a cada um determinar, dentro dos seus ganhos mensais, a fatia que deve ser dispensada em alimentação. E se for o caso - se querem e precisam de cumprir um orçamento - tentar manter-se fieis a esse orçamento e criar caso seja necessário outros hábitos de consumo.
Muitas vezes os nossos gastos no supermercado têm muito a ver com os nossos hábitos de consumo. E não me refiro a comprar carne e peixe, fruta e legumes, Quem compra habitualmente - porque faz parte do seu hábito de consumo - refrigerantes, sumos, bolachas, snacks, guloseimas, iogurtes e cereais especiais, … é normal que gaste um valor extra em relação a quem não tem esse hábito de consumo.
Cá em casa essas coisas não se compram por hábito. Optamos por iogurtes naturais ou líquidos porque também se tornam mais simples para os miúdos levarem para a escola. Não há sumos a não ser em dias de festas. Bolos, bolachas e snacks também se consomem mas são quase sempre feitos em casa. Opto em quase todos os produtos, sejam alimentares ou até detergentes em marcas brancas…
Não é certo nem errado. São os nossos hábitos de consumo. Tal como só eu almoço diariamente em casa - e portanto o meu orçamento e p meu planeamento só contabiliza jantares, lanches e pequenos almoços: almoços só ao fim de semana! Alem de que adapto às quantidades que comem 2 adultos e 3 crianças ainda pequenas que não comem assim muito.
Portanto o meu orçamento é adaptado e todas estas condições e não deve ser comparado com outras famílias.
Só para exemplo - actualmente o nosso orçamento alimentar ronda os 100€ por semana. Às vezes um bocadinho mais, outras vezes um bocadinho menos.
Esta semana, até gastei um bocadinho mais, mas tenho coisas que vão passar para a próxima semana!. Antes de ir às compras faço o mesmo de sempre. Vejo o que tenho em casa, elaboro uma ementa semanal e depois faço a lista de compras com base nisso.
Desvio-me sempre muito pouco do que realmente necessito.
Quanto à ementa desta semana:
Caril de Grão com Abóbora Assada e Espinafres
Lombinhos de Peixe com Batatas Assadas e Molho de Cogumelos e Pimentos
Frango Estufado
Carne Picada com Couve Salteada
Feijoada Pobre
Sopa, legumes, saladas e acompanhamentos (
Quando planeio a ementa tento que esta seja o mais diversificada possível. Com refeições de carne, peixe e “vegetarianas” (sem carne ou peixe). Que incluam vegetais e legumes. E que incluam refeições que possam estar prontas e seja apenas aquecer, porque isso faz diferença para mim e para a nossa rotina familiar.
Por isso preparei a ementa da semana e também lanches e snacks para a semana e é algo que agora não me vai ocupar a cabeça durante estes dias. É chegar e comer ou preparar lancheiras. E para a nossa dinâmica familiar faz todo o sentido e ganhamos imensa qualidade de vida durante a semana.
Com a Meal prep, não só comemos melhor, como se torna mais fácil gastar menos dinheiro porque sabemos exatamente o que vamos comprar, como ganhamos tempo diariamente, muito necessário em semanas de escola!
Como é que eu faço habitualmente esta gestão?
Sexta fui às compras, mas podia ter sido sábado de manhã
Sábado:
Preparei todos os legumes de acordo com todas as receitas que ia fazer
Preparei apenas legumes para fazer mais sopas durante a semana
Cozi brócolos
Fiz pães de leite que congelei para as lancheiras - miúdos
Fiz bolachinhas para as lancheiras - miúdos
Fiz aveia adormecida para lanches e pequenos almoços - adultos
Fiz pudins de gelatina e quark - adultos
Domingo
Fiz sopa
Preparei as 5 refeições da semana
Fiz o almoço de domingo com sobras propositadas para outra refeição
Fiz umas barritas para snacks - miúdos
Fiz acompanhamentos para a semana, arroz e ainda Batata Doce assada enquanto o forno cozinhava o almoço
Claro que demorei algum tempo com isto. Umas 2 horas no sábado e 3 horas no domingo, Mas estas 5 horas para mim traduzem-se em semanas calmas o que para mim é mais importante. E já não conseguiria fazer de outra maneira.
Para mim faz imensa diferença, mas acredito que não seja para todas as pessoas.Mas durante a semana nunca há confusão na hora de jantar, não preciso de ir às compras a meia da semana, nem recorrer a take away, arrumo a cozinha e falo lancheiras em menos de 15 minutos. E tenho tempo todos os dias depois de jantar e de os miúdos estarem na cama para fazer qualquer outra coisa, desde tratar da roupa, ver uma serie ou ler um livro. E para mim esta qualidade não se paga!
Também fazes isto?
Não faço, mas quero fazer! E espero que estas publicações me deem inspiração e motivação para o conseguir. Obrigada
ResponderEliminar