Tenho uma airfryer há alguns anos e gosto muito de a usar. Aliás, uso para as mais variadas coisas. Mas há algumas coisas que convém esclarecer acerca da airfryer.
Antes de mais a airfryer não é uma fritadeira de ar quente. Uma airfryer é um mini forno de convecção (ventilado). Por isso cozinha os alimentos de forma mais rápida e consequentemente gastando menos energia, porque demora menos tempo e não precisa de pre aquecimento.
Numa aifryer podem usar qualquer recipiente que usariam num forno - pirex, cerâmica, formas de alumínio, papel de alumínio, papel vegetal, silicone…. E podem fazer quase tudo o que fariam no forno, numa airfryer. Desde fazer um frango, assar batata doce ou mesmo gratinar uma massa ou fazer uma lasanha, Só tem é de caber dentro da vossa airfryer.
Como é um mini forno ventilado haverá coisas que, tal como não ficariam tão bem feitas no forno ventilado, não ficam tão bem na airfryer, como por exemplo pão e alguns tipos de bolos. E assados lentos que se querem demorados e muito suculentos e que se tornam mais secos na airfryer.
É exatamente por causa desse capacidade da ventilação e de tornar “mais seca” a superfície dos alimentos, que se vulgarizou a referência às airfryer como “fritadeiras” sem óleo. Mas não me interpretem mal. As batatas feitas na airfryer, uns lombinhos de salmão, peitos de frango ou até entrecosto, picanha, chouriço assada e mil outras coisas ficam realmente bem e são uma excelente ajuda a quem cozinha todos os dias e para quem é importante rapidez na cozinha para colocar na mesa diariamente refeições saborosas, nutritivas e com por vezes com menor teor de gordura.
Em relação aos pré fritos - por exemplo as batatas, douradinhos, etc, que muitos de nós compramos congelados e finalizamos na airfryer, é uma forma de estes terem menos gordura quando os cozinhamos assim em vez de os fritar em óleo. Além de ser mais prático e fácil de limpar.
Sou portanto grande fã da airfryer quando se trata de fazer refeições mais rápidas e sem necessidade de ligar o forno apenas para fazer “uma coisa de nada”. Ligar o forno para fazer 5 lombos de salmão demora mais de 30 minutos, Na airfryer fica pronto em 8 minutos. No blogue “As minhas Receitas” encontram várias receitas onde podem usar a airfryer, desde o peito de frango, picanha fatiada, entrecosto e até os tais lombinhos de salmão.
Também gosto muito da airfryer para aquecer comida. As batatas assadas e até sobras de batatas fritas (se isso existir), ficam impecáveis aquecidas na airfryer, assim como carne assada, ou sobras de salgadinhos como rissois, croquetes, empadas e até folhados. Há uns tempos uma seguidora chamou-lhe o “ressuscitado” de comida, e não podia estar mais de acordo. Há efectivamente alimentos que parecem acabados de fazer quando aquecidos na airfryer.
Outro uso muito recorrente para a airfryer aqui em casa, é para descongelar e aquecer coisas já cozinhadas, como por exemplo empadas, empanadas, pães de queijo, ou mesmo para fazer uns hambúrgueres ou almôndegas que congelo em cru e que cozinham sem ser necessário descongelar!
Uma ressalva apenas, e é uma opinião muito pessoal. Não vale a pena investirem numa airfryer muito pequena, mas também não vejo vantagens numa airfryer muito grande. Muito pequena porque não dá para nada. Mas se for muito grande para mim é preferível usarem o forno e cozinharem várias coisas de uma vez só. Porque a nível de gasto energético uma airfryer gasta exatamente o mesmo que o forno. Mas a possibilidade de cozinhar ao mesmo tempo várias coisas no forno tem vantagem em relação à airfryer .
Como me pergunta muitas vezes, a minha tem 5.5l de capacidade, é da marca Cosori e dá perfeitamente para o uso cá de casa e para mim tem o tamanho perfeito. Tudo o que necessite de cozinhar que precise de mais espaço, prefiro usar o forno, porque a airfryer é para mim, mais usada para a rapidez e comodidade durante a semana.
Deixo também o link para um artigo que o nutricionista Pedro Carvalho escreveu recentemente para o jornal Publico acerca da Airfryer e que eu achei muito interessante.
E qual é a vossa opinião acerca da Airfryer?
Mesmo gastando o mesmo que o forno, acaba por se poupar porque cozinha mais depressa? Por exemplo para fazer só os lombinhos de salmão, gasta-se menos? Obrigada
ResponderEliminar