segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os cabazes (ou seja, onde colocar os miminhos preparados!)

Não é que os mimos para oferecer estejam já todos prontos, longe disso, mas entre compotas, marmeladas, azeites, licores, misturas disto e daquilo, há um sem número de frasquinhos, latinhas, saquinhos que precisam de ser embalados e de assim formar estes meus (nossos) cabazes.
Pessoalmente gosto de oferecer os cabazes em cestinhas. Porque são uma embalagem que acaba sempre por ter outra utilidade: umas podem transformar-se em cestos do pão, outras em cestinhos para colocar artigos de casa banho, bijutaria ou maquilhagem. Podem servir para guardar cintos, meias e até pequenas recordações. Normalmente vou comprando os meus cestinhos em saldos e promoções ao longo do ano (já escrevi acerca disso algumas vezes), mas mesmo assim podem ser uma opção um pouco mais dispendiosa.
Para além dos cestinhos, que têm vantagens, mas também desvantagens, tenho outras sugestões para embalarem de forma original e económica estes nossos mimos, e algumas delas até já tinha aqui falado. O ano passado preparei alguns cabazes dentro de latinhas que tinha comprado numa promoção (e onde cada conjunto de 3 latas de 3 tamanhos tinha custado cerca de 1,5€ - mais uma vez a lata poderia ter outras utilidades mais tarde quer fosse para guardar bolachas, bolos ou pacotinhos de açúcar), e falei ainda de outra forma de oferecer os cabazes, dentro de sacos de panos. Comprei tecido de natal e, de volta da máquina de costura fiz simples sacos que depois fechei com fita de tecido dourada. Ficaram simples e igualmente bonitos.
E este ano fiz (vou fazer) uma coisa semelhante. Numa das minhas idas ao supermercado, encontrei panos de cozinha com motivos de natal por 0,5€ cada conjunto de 2 panos. Trouxe uns poucos para casa e transformei cada pano num pequeno saquinho, semelhante aos sacos de pão que se utilizavam antigamente. E por 0,25€ cada, e um pouco de tempo de volta da máquina de costura, tenho  saquinhos natalícios para colocar os meus mimos e que podem sempre servir mais tarde para guardar algumas coisas na cozinha. (E para quem estiver interessado comprei estes panos de cozinha no Continente).
Outra sugestão para oferecerem os vossos presentes de natal caseiros, e que também estou a preparar aqui em casa, é forrarem caixas com papel de natal e colocarem lá dentro os mimos a oferecer. Podem utilizar caixas de sapatos, de envelopes, de garrafas. E tanto podem forrar com papel autocolante (mais caro e trabalhoso) ou com papel de embrulho convencional.
Quem tiver mais jeito, poderá ainda, utilizando técnicas de origami e através de videos que se encontram no youtube, fazer caixas com cartolina ou cartão. São perfeitas para colocar bombons, bolachinhas e pequenas coisas não muito pesadas.
Como podem ver, não são precisas soluções dispendiosas para colocarem os vossos presentes caseiros. Mas é preciso tempo, alguma dedicação e começarem a pensar nisso para terem tudo pronto até ao natal!

10 comentários:

  1. Eu estou a preparar também os meus "cestos", mas realmente começo a achar que gasto mais dinheiro com isto do que se comprasse um prenda já feita!
    Os cestos por muito baratos que sejam, nunca são menos de 5€ e isto vezes 6 (que é a quantidade que vou precisar) é dispendioso. Fora as garrafinhas, frascos (podemos sempre reutilizar, mas fica mais harmonioso serem todos iguais), laços, etiquetas, etc.. (valha-nos as lojas dos chineses...)
    Só mesmo por gosto é que se faz este tipo de coisas! É muito triste termos todo este trabalho e muitas vezes quando chega ao destinatário, o mesmo não lhe dar o devido valor!

    ResponderEliminar
  2. Acho que seguir o seu blogue, e ter o livro á mão, está a fazer de mim uma pessoa mais organizada...
    Em agosto comprei uns cestinhos em promoção no supermercado, as caixas dos sapatos e ténis comprados este ano foram todas guardadas, os frascos de vidro que juntei durante meses já estão cheios (juntei tantos, que sobrou metade)as garrafas transparentes pedi á sra do café para mas guardar...
    Este ano estou sem duvida a "viver" mais as prendas de natal, gastando quase nada comparando com outros anos

    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Para quem tem jeito para essas coisinhas deve dar um jeitão e poupar-se imenso, infelizmente não é o meu caso. Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Eu já tenho o material todo aqui :) No ano passado forrei caixas de cartão com papel autocolante e de embrulho, mas esta ano optei por comprar cestinhos tb a preços acessíveis :) Além disso, se entretanto me faltar algum, tenho sempre papel celofane e caixas de cartão q posso utilizar para os embrulhos personalizados! É como dizes: com algum tempo, dedicação e sem gastar muito dinheiro podemos fazer coisas bem giras e quem recebe fica sempre contente :) Tb já vi em várias revistas a ideia de utilizar papel de jornal e de revistas para os embrulhos. É uma questão de gosto pessoal. Bjinhos e obrigada pelas sempre maravilhosas dicas!

    ResponderEliminar
  5. Por aqui só boas ideias, como já é habitual!!
    Uma sugestão: para além das caixas de sapatos, também poderão ser úteis nestas ocasiões as caixas dos cereais. Por cá, é o que vai ser usado, depois de cortadas ao meio (para render), fazer pequenas alterações, forrar com tecido ou papel colorido (novo ou reciclado), dão excelentes embalagens para bolachinhas, bombons caseiros, pequenos frascos de compota, cachecóis, luvas, etc, etc.

    Bons preparativos natalícios.

    bj

    Rosa Vouga

    ResponderEliminar
  6. Optimas sugestoes!!!
    Onde compraste os guardanapos de natal tão baratos?

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Gostaria de saber qual é o valor médio desses cabazes, porque sinceramente acho que ficam mais dispendiosos do que algo simbolico: creme de mãos, bombons, gorro, luvas, vinho.

    Só o faria por gosto, e não como forma de poupar.

    ResponderEliminar
  8. Cabazes são de facto um dos melhores presentes de Natal!! Adorei as ideias e vou por em prática!!

    ResponderEliminar
  9. Não percebo muito bem porque dizem que este tipo de coisas fica dispendiosa. Senão vejamos
    Frascos: Todos reaproveitados de coisas que tinha lá em casa (café, doces, azeitonas, etc etc)
    Cestos: Vou usar caixas de sapatos que tinha la em casa e forro-as com papel de embrulho vermelho (à venda em qualquer chines por meia duzia de tostões)
    Fitinhas, lacinhos: é o que ha la mais em casa de outros natais.
    Etiquetas: todas feitas por mim
    Depois é so comprar os ingredientes (sal, açucar, pimentas, oregãos é tudo coisas baratas, o mais cáro é mesmo o azeite. Muitas das coisas tenho no quintal) Depois o que tive mesmo de comprar foi o papel celofane. Posso dizer que no final a média anda entre os 5 e os 6euros por cabaz......
    Não é de borla? não... mas se comprasse uma prenda por esse valor não tinha nada de jeito.

    ResponderEliminar