segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ideias para Preparar Decorações de Natal Caseiras

Para algum desespero do M. (por causa do caos que já começou na mesa da sala e que já se sabe durar quase até ao Natal) comecei a preparar algumas decorações de Natal. Resolvi comprar uma revista da especialidade, com imensos moldes e templates, e apaixonei-me por uns lindos Pais- Natal que em conjunto fazem um calendário de advento. Além disso a revista tem sugestões muito engraçadas de embalagens para rebuçados ou chocolates para crianças usando rolos e papel higiénico, caixinhas em papel com estrelas recortadas que apesar de serem sugeridas para velinhas em achei serem muito interessantes para colocar um saquinho de bolachas caseiras para oferecer. (Antes que me perguntem, a revista é espanhola, mas há uma enorme variedade de revistas do género à venda. Se estiverem interessados sugiro que vão até um quiosque e vejam o que há por lá!)
Mas para fazer decorações económicas em casa não é necessário comprar revistas. Se fizerem uma pesquisa pelo google, poderão encontrar imensos sites com sugestões com moldes que podem imprimir gratuitamente, desde cartões de natal, etiquetas e até pequenas embalagens. Há sempre algumas ideias que podemos aproveitar e adaptar às nossas necessidades.
Mas falando de decorações de natal caseiras, há sempre outras soluções que podem adoptar: basta um pouco de tempo, algumas folhas de cartolina, restos de tecidos e fitas, cola e tesouras e terá decorações únicas e económicas.

- Faça uma fornada de bolachinhas caseiras e corte-as com cortadores em forma de estrelas, anjos, sinos. Não se esqueça de lhes fazer um furo largo antes de as levar ao forno. Depois de arrefecidas decore-as  - se desejar - e passe-lhes uma fitinha pelo buraco. Depois é só colocar na árvore.

- Aproveite rolos de papel higiénico ou de cozinha vazios para fazer decorações como anjos (basta fazer uma cara, recortar umas asas e fazer o cabelo com algodão) e até para fazer um presépio. É um projecto divertido para fazer em família numa destas tardes de frio e de chuva durante o fim de semana.

- Compre cartolinas em tons natalícios e recorte anjos, sinos, pais-natais, estrelas. Decore-as com restos de tecidos, purpurinas, botões, ou então pinte-as (também poderá fazer com as crianças!) e coloque-as na sua árvore ou espalhe-as pelos puxadores das portas.

- Faça uma Coroa de natal ou grinalda para enfeitar a porta de sua casa. Pode utilizar cartão e papel decorando com recortes com motivos natalícios, poderá utilizar pinhas pintadas ou ao natural, e até imagens de cartões de natal antigos.

- Se costumo receber cartões de natal aproveite-os para decorar a lareira colocando-os em cima desta, ou utilizando um fio para os pendurar como se fossem roupa numa corda.

- Com cartolinas ou restos de tecidos faça meias de natal e deixe que cada membro da família decore cada uma a seu gosto e escreva nela o seu nome. Depois é só pendurarem num fio à volta da lareira. O mesmo método poderá ser utilizado para fazerem um calendário de advento personalizado.

- Em vez de uma árvore de natal, que tal utilizar alguns galhos de arvores pintados de branco ou de dourado e decorado com as habituais bolas vermelhas, douradas e verdes. Além de poderem substituir uma árvore de natal tradicional dão uma excelente decoração para a sala.

- Encha jarras de vidro transparente, ou taças com bolas natalícais douradas e prateadas e use-as para decorar a mesa de natal.

- Com rolos de papel de cozinha vazios ou fitinhas de tecido  faça argolas de guardanapos para utilizar na sua mesa de natal. Basta decorar ou pintar a gosto.

5 comentários:

  1. Oi Joana. Sempre ideias óptimas e, acima de tudo, práticas e acessíveis. Obrigada! Bjinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. olá Joana! Gosto muito do seu blog que sigo com muito carinho. As suas ideias são optimas! Poderá dizer-nos como se chama a revista de onde tirou as ideias que apresentou aqui? Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Sempre com ideias magníficas e muito económicas! A das taças de vidro deu-me ideias para aproveitar as bolas de Natal que sobram sempre.Obrigada pela partilha! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Ola Joana. É muita indiscrição perguntar qual o nome da revista? Obrigada. Filipa

    ResponderEliminar